O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo (CCCariri) abre neste sábado (19 de julho), às 17h, a exposição “Pedras do Araripe”, um mergulho na história da vida na Terra e um tributo à rica biodiversidade e memória ancestral do território do povo Kariri. A mostra será realizada no Bosque e Galeria 03 do CCCariri, e reúne mais de 400 fósseis, entre peixes, plantas, insetos, répteis e dinossauros — incluindo exemplares repatriados de outros países, como os emblemáticos Ubirajara jubatus e Neoproscinetes penalvai.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
🦕 Exposição resgata herança científica e natural do Cariri
Fruto de uma parceria entre o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, a Universidade Regional do Cariri (URCA), o Geopark Araripe e o Museu da Imagem e do Som do Ceará, a exposição busca valorizar o patrimônio paleontológico da região, fortalecer a consciência científica e promover a repatriação de fósseis desviados ilegalmente.
A mostra destaca o papel do Araripe como berço de descobertas científicas únicas no mundo, onde camadas sedimentares funcionam como páginas fossilizadas da história da vida. Os visitantes poderão conferir fósseis de insetos, moluscos, aracnídeos, tartarugas, sapos, crocodilos, pterossauros e dinossauros.
📣 “O livro do nosso planeta Terra”
No texto curatorial da exposição, Alysson Pontes Pinheiro, diretor do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, ressalta: “A história da vida na Terra ficou registrada na região como nas páginas de um livro — o livro do nosso planeta Terra. Nas camadas da Bacia do Araripe, são conhecidos mais de 30 pterossauros, seis dinossauros, dezenas de vegetais e centenas de insetos, camarões, aranhas e escorpiões, dos quais alguns só se conhecem por terem ficado aqui fossilizados.”
🌍 Repatriação e valorização da identidade local
Um dos pontos altos da exposição é a repatriação de fósseis, um feito que envolveu articulação entre órgãos nacionais e internacionais. Para a diretora do CCCariri, Rosely Nakagawa, essa é uma conquista científica e simbólica: “Esta exposição ressalta a importância do resgate. Conseguimos repatriar fósseis de muita relevância que estavam em outros países. Este retorno marca ainda a importância da equipe de profissionais do Cariri, que hoje tem visibilidade mundial e respeito pela seriedade de suas pesquisas.”
🏛️ Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens: um pilar da ciência no Brasil
Localizado em Santana do Cariri, o Museu de Paleontologia é considerado uma das principais instituições científicas do país. Seu acervo reúne milhares de fósseis da Bacia do Araripe e funciona como espaço de formação e pesquisa, além de oferecer educação científica para públicos de todas as idades.
Com forte atuação na preservação da memória natural, o museu é símbolo do protagonismo regional do Cariri no cenário paleontológico e do papel estratégico da região para o fortalecimento da ciência brasileira.
📍 Serviço
O quê: Exposição “Pedras do Araripe”
Abertura: Sábado, 19 de julho, às 17h
Local: Bosque e Galeria 03 – Centro Cultural do Cariri, Crato, Ceará
Entrada gratuita
Por Heloísa Mendelshon










