Com mais de 50 grupos de tradição popular da região do Cariri, foi realizado os festejos do Dia de Reis, na noite deste domingo (05), na Praça da Sé, em Crato. Data celebrada no dia 6 de janeiro, a festa foi antecipada e atraiu aproximadamente 10 mil pessoas. O público que acompanhou os desfiles de manifestações como reisado, maracatu, guerreiros, lapinha, bandas cabaçais, entre outras atrações.
A concentração do cortejo começou no fim da tarde na Praça São Vicente. De lá, os grupos folclóricos coloriam as ruas do Centro de Crato em direção à Catedral de Nossa Senhora da Penha.
Em um momento marcante, os brincantes entraram na igreja fazendo uma homenagem ao Menino Jesus, seguindo até o altar principal, onde o pároco padre Zé Vicente os aguardava. Com oração, cânticos e danças, fizeram reverência ao nascimento de Cristo. Na Praça da Sé, seguiram em apresentação aberta ao público.
Resistência
O contramestre Zé Nilton, do grupo Bacamarteiros da Paz, ressalta que o Ciclo de Reis é o período mais importante dos grupos de tradição, mas acredita que a cultura deve ser evidenciada ao longo do ano. “Sempre brigarei pela cultura”, reforça.
A mestra Zulene Galdino, de Crato, acredita que a visibilidade dos grupos de tradição tem diminuído a rivalidade entre eles, pela integração que acontece em várias cidades da região. “Os grupos se apresentam aqui, em Juazeiro, Barbalha, e até saímos para fora. Isso tem reforçado nossa união”, completa.
Tradição
O Dia 6 de janeiro, na tradição cristã, se comemora o Dia de Reis, data em que os três reis magos teriam levado presentes para o Menino Jesus. Em homenagem a eles, os católicos realizam a folia de reis, ciclo que se inicia em dezembro e termina em janeiro. A festa tem origem portuguesa.
Por Antonio Rodrigues
Fonte: Diário do Nordeste