O Ceará foi o único estado do Nordeste onde a maioria da população leu algum livro nos últimos três meses, conforme o levantamento “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgado nesta quarta-feira (18). Segundo a pesquisa, 54% dos cearenses foram considerados leitores, número que coloca o estado acima da média nacional, de 47%.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O estudo, realizado pelo Instituto Ipec entre abril e julho de 2024, analisou os hábitos de leitura de 5.504 entrevistados em 208 municípios brasileiros. Apesar de uma queda na proporção de leitores no Nordeste, o Ceará se manteve estável, reafirmando sua posição de destaque na região e ficando atrás apenas de Santa Catarina no ranking nacional, onde 64% da população declarou ter lido nos últimos três meses.
Leitura no Nordeste
No Nordeste, o Ceará lidera com 54% da população declarada leitora, seguido por Pernambuco (46%) e Maranhão (45%). Já o estado com menor índice de leitores na região foi o Rio Grande do Norte, com apenas 33%.
Percentual de leitores nos últimos três meses no Nordeste:
1. Ceará: 54%
2. Pernambuco: 46%
3. Maranhão: 45%
4. Bahia: 42%
5. Sergipe: 40%
6. Alagoas: 39%
7. Paraíba: 38%
8. Rio Grande do Norte: 33%
Leitura por vontade própria
O Ceará também se sobressai em indicadores específicos, como a leitura de livros de literatura por vontade própria, alcançando 49% da população — o maior índice do Nordeste. Além disso, 17% dos entrevistados no estado declararam ter lido livros indicados por escolas, totalizando cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Hábito de leitura no Ceará (últimos três meses):
• Livros em geral: 54%
• Livros inteiros: 30%
• Livros lidos em partes: 49%
• Livros indicados pela escola: 17%
• Livros de literatura lidos por vontade própria: 30%
No estado, a frequência de leitura de livros de literatura varia: 13% leem pelo menos uma vez por semana e 14% leem pelo menos uma vez por mês, enquanto 47% declararam não ler.
Acesso aos livros
No Nordeste, as principais formas de acesso aos livros foram pela compra em lojas físicas (27%) e pela internet (15%). No entanto, bibliotecas escolares e empréstimos continuam sendo importantes alternativas, especialmente em estados como o Ceará.
Outros dados importantes:
• Em média, os cearenses leram 2,4 livros nos últimos três meses.
• 57% da população leu pelo menos um livro nos últimos 12 meses, liderando o ranking regional.
• O clássico “Iracema”, de José de Alencar, figura entre os livros mais citados pelos brasileiros, na 23ª posição.
Brasil lê menos
O levantamento também revela um declínio na prática de leitura no Brasil como um todo. Cerca de 53% da população declarou não ter lido nenhum livro, nem mesmo parcialmente, nos últimos três meses. O dado reforça a importância de iniciativas que promovam o hábito de leitura no país.
A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, considerada a mais abrangente sobre o tema, é uma iniciativa do Instituto Pró-Livro em parceria com a Fundação Itaú, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
Por Bruno Rakowsky