Lançado nesta semana, o documentário “Democracia em Vertigem”, da Netflix Brasil e que acompanha os bastidores do poder durante a ascensão e queda do PT sob o comando de Dilma Rousseff e narra a costura para o impeachment da ex-presidente pode ser indicado ao Oscar.
Quem faz essa afirmação é o site IndieWire, um dos mais importantes veículos de avaliação do cinema e de séries dos EUA e que lançou uma review especial do documentário. Com o título em inglês “The Edge of Democracy”, a produção foi considerada um dos cinco documentários lançados até o momento e que são favoritos para ser indicados à estatueta do mais importante prêmio do cinema mundial.
O site, porém, faz uma ressalva de que estamos ainda no mês de junho e estão previstos outros documentários para serem lançados no segundo semestre e que isso pode atrapalhar os planos de “Democracia em Vertigem”, porém o veículo afirma tratar-se de um filme envolvente, sério e que leva ao público uma visão panorâmica do que vem acontecendo na política brasileira nas duas últimas décadas.
O filme em si vem sofrendo todo tipo de comentários entre o público brasileiro. Desde que foi lançado, o documentário recebe elogios de quem é mais alinhado ao espectro da esquerda política brasileira, enquanto é alvo de duras críticas de membros da direita conservadora.
A produção recebeu nota 3,5 do IndiWire, num total de 5,0. A nota é considerada uma das mais altas do ano na categoria documentário. Já no IMDB (no inglês, Internet Movie Database), um dos maiores sites do mundo que permite ao público dar nota a filmes, séries e até novelas, “Democracia em Vertigem” recebeu nota de 1324 pessoas e conta com a média de 7,5.
Por outro lado, o Metacritic, veículo especializado em reunir notas dos principais críticos dos EUA, colocou o produto com a média 81, tendo sido alvo de 12 críticas de profissionais do jornalismo em televisão na América.
Entre as avaliações que constam no Metacritic, estão as da Vaeriety, maior revista especializada em analisar produções de dramaturgia dos EUA, o New York Times e o Los Angeles Times, todos deram a nota 90 para o documentário. Já o jornal britânico The Guardian e o site americano The Hollywood Reporter avaliaram “Democracia em Vertigem” com 80.
Fonte: Na Telinha