A poeta, atriz e professora Nádia Camuça apresenta na próxima sexta-feira (30), às 17h, o projeto “Poesia e Resistência”, no Terreiro do Coletivo Camaradas, localizado na comunidade do Gesso, no Crato.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
A ação tem como objetivo promover a circulação dos livros “Meus Fantasmas Dançam no Silêncio” e “Cierzo” por bibliotecas comunitárias do Ceará, estimulando a discussão sobre literatura, resistência e o papel fundamental desses espaços na formação de novos leitores.
Segundo Nádia, a proposta é ampliar o alcance da poesia cearense contemporânea e reafirmar sua potência como instrumento de expressão e consciência social.
“A poesia é uma ferramenta potente de fruição e resistência. Levar esses debates para dentro de espaços comunitários, que são vitais para a cultura, é fortalecer a literatura na sua base e dialogar diretamente com a comunidade”, afirma a autora.
Debate e circulação de obras
O evento no Crato será marcado por diálogo e compartilhamento. A escritora discutirá temas presentes em suas obras, como subjetividade, memória e resistência, além de refletir sobre o papel das bibliotecas comunitárias como agentes de democratização do acesso à literatura.
O projeto conta com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo, mecanismo federal de incentivo à produção cultural.
Sobre a autora
Nádia Camuça é escritora, atriz e professora. Graduada em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Mestra em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ela é autora de três livros de poesia:
• “Meus Fantasmas Dançam no Silêncio” (Independente, 2021 / Litteralux, 2023);
• “Cierzo” (Selo Editorial Literatura BR, 2022);
• “Mar Revolto” (Editora Patuá, 2025).
Ativa na cena literária digital, Nádia também mantém o perfil @nadia.camuca nas redes sociais, onde compartilha reflexões, textos e conteúdos voltados à literatura.
Serviço:
📖 O quê: Projeto Poesia e Resistência – com Nádia Camuça
📅 Data: 30 de agosto (sexta-feira)
⏰ Horário: 17h
📍 Local: Terreiro do Coletivo Camaradas – Rua Monsenhor Juviniano Barreto, 350, Centro – Comunidade do Gesso, Crato (CE)
🎟️ Entrada: Gratuita
👤 Classificação: Livre
Por Ferrnando Átila










