A mostra “Cinema Impresso”, do artista cearense Solon Ribeiro, estreia na próxima terça-feira (17), às 18h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Cariri, em Juazeiro do Norte. A exposição é uma jornada emocionante pela memória cinematográfica da região, ressignificada a partir do acervo fotográfico deixado por Eduardo Solon, pai do artista.
Curta, siga e se inscreva nas nossas redes sociais:
Facebook | X | Instagram | YouTube | Bluesky
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
Desde os 11 anos, Eduardo Solon, natural de Sobral, começou a reunir uma coleção de fotogramas de filmes, incluindo o clássico “Tarzan, o Filho da Selva”, de 1932. Ao longo dos anos, ele catalogou meticulosamente cerca de 10 mil fotogramas em 10 álbuns, cobrindo um amplo período entre 1920 e 1960, com imagens de cinemas de Sobral, Fortaleza e Crato.
Após a morte de Eduardo, seu filho Solon Ribeiro, artista e professor, se deparou com esse fabuloso acervo e decidiu trazê-lo à vida através de sua mostra “Cinema Impresso”. Nela, Solon desenvolve uma série de experimentos poéticos, projetando os fotogramas em diferentes ambientes e arquiteturas, criando uma nova sintaxe visual e temporal para essas imagens.
“É como se os fotogramas ilustrassem as páginas de um cordel, que Solon reinventa a partir do momento em que eles reivindicam novas identidades e coreografias”, explica o curador da exposição.
Além das fotografias que ressignificam os frames, a mostra também apresenta projetores artesanais que abordam a “ressignificação da imagem” versus “a melancolia da coleção enquanto arquivo estático”. Os visitantes também poderão manusear um conjunto de monóculos que exibem uma seleção da coleção, além de assistir a algumas das últimas produções em vídeo de Solon Ribeiro.
A exposição é uma homenagem não apenas à memória cinematográfica do Cariri, mas também à trajetória de Solon Ribeiro, artista multidisciplinar e agente ativo no campo das artes visuais no Ceará. A mostra “Cinema Impresso” ficará em cartaz até 25 de fevereiro de 2025 e é gratuita para o público.
Serviço:
O quê: Exposição Cinema Impresso, do artista Solon Ribeiro
Abertura: 17 de dezembro de 2024 às 18h
Visitação: 18 de dezembro de 2024 a 15 de fevereiro de 2025
Local: Galeria do 4° andar – Centro Cultural do Banco do Nordeste Cariri
Endereço: Rua São Pedro, 337 – Centro, Juazeiro do Norte – CE
Telefone: (88) 3587-7903
Horário de funcionamento: terça a sábado,12h às 20h
Por Nágela Cosme