O governador Camilo Santana esteve no Crato na manhã desta quinta-feira (25), acompanhando o avanço das obras do Centro Cultural do Cariri. Uma área de quase 57,5 mil metros quadrados no bairro Gisélia Pinheiro está sendo requalificada para receber o CCC, espaço que já foi utilizado para múltiplos propósitos ao longo da história. Originalmente conhecido como Sítio Recreio, o local teve sua primeira grande edificação projetada por arquitetos alemães: um imponente edifício em formato de H, com elementos de estilo neocolonialista e composto por três blocos que variam de dois a quatro pavimentos, conectados por corredores ladeados por arcos.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
O complexo contará com espaços para eventos, espetáculos, exposições, acervos, pesquisa e salas de formação, assim como áreas verdes revitalizadas e áreas de circulação pavimentadas. Além disso, novas estruturas ao ar livre integrarão o Centro Cultural do Cariri, como areninha, pista de skate, parque infantil e dois estacionamentos.
Ele integra equipamentos da rede da Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) planejados dentro do conceito de centro cultural-parque, de junção entre cultura e natureza, sendo um espaço catalisador das instituições, manifestações e expressões da região do Cariri em conexão com o Ceará, o Brasil e o mundo.
A obra
Desde novembro de 2020 ocorrem obras de reforma e restauração do espaço, intervenções que vão não apenas modernizar as estruturas internas e revitalizar o entorno do complexo, mas também transformá-lo em mais um atrativo cultural e turístico da Chapada do Araripe. O empreendimento faz parte do Programa de Descentralização das ações e investimentos de Cultura no Ceará, coordenado pela Secretaria da Cultura (Secult).
“O Centro Cultural do Cariri será um dos equipamentos mais belos do estado do Ceará, um edifício com mais de 80 anos onde estamos empregando todos os esforços para recuperá-lo na parte de engenharia e arquitetura, com várias frentes. Nossas equipes estão trabalhando em ritmo acelerado para que possamos fazer a inauguração até meados de março de 2022 desse importante espaço para o Crato e região”, frisa o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.
São cerca de R$ 54 milhões investidos nas obras do CCC, sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP). As frentes de serviços contam hoje com 260 operários no local e se concentram tanto nos acabamentos do prédio principal e suas instalações elétricas e hidrossanitárias, quanto na execução das fundações do novo bloco que a edificação vai ganhar, com um teatro de seis andares e 500 lugares, além da pavimentação de passeios.
O centro cultural ainda será integrado com uma variedade de ambientes para promover espetáculos e exposições, salas para pesquisa e formação artística, museus, alojamentos, manufatura de artesanatos, restaurante e café, e um planetário.
“Foi uma iniciativa muito acertada do governador Camilo Santana restaurar esse prédio, após anos sendo subutilizado. Um equipamento desse porte, que é ressignificado e reinserido no cotidiano da população, vai, sem dúvida, fomentar a produção cultural do Cariri, trazendo agora infraestrutura para recebermos festivais de música, cinema e outras expressões artísticas”, avalia Roberto Júnior.
Esporte e interação com a natureza são elementos também inseridos no projeto do CCC, que contará com campo de futebol, quadras poliesportivas, pista de skate e parque infantil, todos cercados por vegetação nativa preservada. E, para garantir comodidade aos visitantes, dois amplos estacionamentos.