O Brasil chega a 2022 com esperança. Ainda não se sabe se a pandemia de coronavírus perderá força e possibilitará, enfim, a retomada plena das viagens, dos grandes eventos e dos encontros com amigos e familiares que fazem os brasileiros tanto aguardarem os feriados. A cautela diante da variante ômicron fez com que muitas cidades cancelassem o Carnaval, que não é feriado nacional, mas tradicionalmente garante dias de descanso. Nas capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, as autoridades afirmam que vão esperar o avanço dos estudos para decidir se a folia nas ruas será permitida.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Além do Carnaval, outras quatro datas nacionais vão possibilitar uma folga prolongada, emendando com o final de semana: a Sexta-Feira Santa, que neste ano ocorre em 15 de abril; Tiradentes, na quinta-feira de 21 de abril; Corpus Christi, ponto facultativo mas celebrado em diversas cidades, que será na quinta-feira de 16 de junho; e a Proclamação da República, em 15 de novembro, que cairá numa terça-feira. Três celebrações cairão no domingo: o Dia do Trabalho, em maio, o Dia da Consciência Negra, em novembro —regulamentado como feriado em mais de 1.000 municípios, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro—, e o Natal. E as demais serão em uma quarta-feira, o que dificulta esticar o descanso.
Na cidade de São Paulo, alguns feriados foram antecipados para 2021 com a finalidade de incentivar o isolamento social contra a pandemia da covid-19. Dessa forma, para escolas, servidores públicos e empresas que seguiram o calendário municipal, já foram celebrados o aniversário da cidade (25 de janeiro), Corpus Christi e Consciência Negra do próximo ano. A Prefeitura afirma, no entanto, que o decreto que definirá os feriados de 2022 na cidade ainda está em discussão.
Veja os feriados nacionais e as principais datas celebradas no país:
Janeiro
1º de janeiro: Confraternização Universal (sábado).
Março
1º de março: Carnaval, ponto facultativo (terça-feira).
Abril
15 de abril: Paixão de Cristo ou Sexta-Feira Santa (sexta).
21 de abril: Tiradentes (quinta-feira).
Maio
1º de maio: Dia Mundial do Trabalho (domingo).
Junho
16 de junho: Corpus Christi, ponto facultativo (quinta-feira).
Setembro
7 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira).
Outubro
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira).
Novembro
2 de novembro: Finados (quarta-feira).
15 de novembro: Proclamação da República (terça-feira).
20 de novembro: Consciência Negra, celebrado em mais de 1.000 municípios (domingo).
Dezembro
25 de dezembro: Natal (domingo).
Fonte: El País Brasil