Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Dia das mães: Mulher adota irmãos em Morada Nova e cuida deles desde a infância

O cuidado fraternal transformou-se em amor de mãe quando Catarina Lima decidiu registrar os irmãos Lucivânia e Lucivalton e criá-los como filhos

9 de maio de 2021
Dia das mães: Mulher adota irmãos em Morada Nova e cuida deles desde a infância

Família quase completa, com netos e filhos de Catarina e José (Foto: Arquivo pessoal)

PUBLICIDADE

Morada Nova, 1990. Catarina Lima de Sousa tinha 42 anos e era uma dos 21 filhos do casal Manoel e Albertina. Naquela época, famílias grandes eram comuns no interior do Ceará. Quando a mãe faleceu, o pai casou novamente e teve outros quatro filhos no segundo casamento. De Manoel, brotaram 25 filhos, ao todo.

Com a segunda esposa, Raimunda, Manoel teve Lucivânia, Lucivalton, Fátima e uma outra criança que acabou não sobrevivendo. O parto para a mulher, porém, era um gatilho: sempre que dava à luz, Raimunda apresentava surtos psicóticos e, por isso, o pai tinha que encontrar um refúgio de cuidado para os filhos que nasciam.

O abrigo chamava-se Catarina. Embora ela já tivesse quatro filhos com o seu marido, José Lima, pediu para adotar dois irmãos do segundo casamento do pai. De irmã, a mulher passou a ser também mãe de Lucivânia e Lucivalton, cujas histórias, a partir daquele momento, mudariam para sempre.

“A bichinha falava ruim e me pedia: ‘mãe, me dedite’. Eu já tava disposta a ficar com ela. E todo mundo ficava encabulado com essa palavra ‘deditar’. Na verdade, pedia era pra que a gente registrasse ela. Fui pro cartório de Morada Nova, combinei com meu marido e meu pai, registrei e deu certo”, lembra Catarina Lima, hoje aos 73 anos.

Lucivânia foi a última filha de Catarina. Ela foi adotada após o irmão e chegou na família depois dos outros quatro filhos que romperam da mãe. Com o aumento da família, a dificuldade para garantir o sustento foi aumentando. José era borracheiro e conseguia ganhar dinheiro a partir da profissão. A mãe-irmã, por sua vez, trabalhou como lavadeira, cuidadora de crianças e chegou a ficar até de madrugada na rodoviária de Morada Nova vendendo bebidas para garantir o leite do outro dia.

A fim de ter uma vida melhor, a família viajou à Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, quando a pequena Lucivânia ainda tinha cinco anos de idade. Anos depois, todos se mudaram novamente para o Bairro Henrique Jorge, na capital, onde a mãe de todos mora até hoje.

Mesmo com tantas mudanças, o que modificava mesmo no interior de Lucivânia era a gratidão, que crescia à medida que o tempo passava e a representação da mãe ganhava mais força.

Orgulho da prole
Hoje com 30 anos, a filha-irmã é assistente social, tem pós-graduação e faz especialização em educação em uma universidade federal. Dos 25 filhos de Manoel, Lucivânia foi a primeira a se formar. É esse um dos orgulhos que enche Catarina, assim como a certeza de que os filhos só vieram ao mundo para fazer o bem.

“Me sinto uma mulher muito feliz de ter seis filhos na minha companhia. Eu me sinto muito orgulhosa porque não foi fácil criar eles naquele tempo difícil. Não tenho [Lucivânia e Lucivalton] como irmãos, tenho como filhos, pra mim, são meus filhos”, ressalta Catarina, que nunca chegou a estudar.

Formatura como assistente social em 2015. Lucivânia foi a primeira dos 25 filhos a graduar-se (Foto: Arquivo pessoal)

Na verdade, todos os pais e mães dessa história nunca chegaram a se alfabetizar, retrato dos tempos de outrora, que acabam desembocando nos sonhos realizados pelos filhos de hoje. “Eu só tenho isso por causa dela”, admite Lucivânia, enquanto as lágrimas caem do rosto.

“Ela abriu portas que não teve. Ela conseguiu traçar um caminho pra mim que na época dela era impossível. Por isso eu digo que não existiria Lucivânia sem Catarina”.

A simbiose entre elas é tanta que, na visão da filha, Catarina nunca chegou a ser irmã, “sempre foi mãe”, um eixo estruturante da formação que hoje tem, antes mesmo de que tivesse consciência disso. Agora, as aspirações de Lucivânia são para colocar no papel a sua história e a da família. A assistente social sonha em escrever um livro que enalteça os pais adotivos e conte como foi essa jornada de amor cearense.

Fonte: G1 CE

Revista Cariri Recomenda

Anatel autoriza corte de internet para consumidor que não pagar conta de celular em 20 dias
Cotidiano

Dois celulares são roubados ou furtados por minuto no Brasil

18 de julho de 2024
Criminosos se passam por Arnold Schwarzenegger e idosa perde mais de R$ 200 mil em golpe
Cotidiano

Criminosos se passam por Arnold Schwarzenegger e idosa perde mais de R$ 200 mil em golpe

4 de julho de 2024
OAB diz que PL do aborto é flagrantemente inconstitucional e atroz
Cotidiano

OAB diz que PL do aborto é flagrantemente inconstitucional e atroz

18 de junho de 2024
Ceará tem 166 crianças e adolescentes para adoção e mais de mil pretendentes a pais e mães
Cotidiano

Ceará tem 166 crianças e adolescentes para adoção e mais de mil pretendentes a pais e mães

3 de junho de 2024
Próximos
Pai e quatro filhos morrem de Covid em 33 dias: ‘Difícil de superar’

Pai e quatro filhos morrem de Covid em 33 dias: 'Difícil de superar'

Criança de três anos morre após choque elétrico em Várzea Alegre

Criança de três anos morre após choque elétrico em Várzea Alegre

Por Vossa mercê ardo de amores…- Por J. Flávio Vieira

Por Vossa mercê ardo de amores...- Por J. Flávio Vieira

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat