Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Variante de Manaus chegou ao Ceará em janeiro, revela pesquisa da UFC

A universidade montou uma estrutura capaz de fazer sequenciamento de genoma do coronavírus em até uma semana. Falta financiamento para expandir as pesquisas

28 de maio de 2021
Variante de Manaus chegou ao Ceará em janeiro, revela pesquisa da UFC

O sequenciamento genômico do Sars-COV-2 pode ser feito em até uma semana no Ceará, segundo pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) (Foto: Viktor Braga/Divulgação UFC)

PUBLICIDADE

A variante P1 do coronavírus, conhecida como “variante de Manaus”, chegou ao Ceará em janeiro deste ano, concluiu recentemente uma pesquisa de genoma feita pela Central de Genômica e Bioinformática do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Durante o estudo, que teve início em fevereiro, um grupo de pesquisadores da universidade aprimorou técnicas para sequenciar amostras do vírus em até uma semana e, assim, ter condições de oferecer estrutura e pessoal qualificado para monitorar de maneira mais célere a chegada e a circulação de novas cepas no Estado.

Por enquanto, a investigação genômica de amostras do coronavírus no Ceará ainda é feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que foi a instituição que analisou e que, nesta quinta-feira (27), descartou a suspeita da presença da variante indiana no Estado. Com mais investimentos, a UFC poderia continuar realizando este trabalho aqui mesmo, no Estado.

Déficit de pesquisa genômica
Embora a contribuição da Fiocruz tenha sido importante desde o início da pandemia no mapeamento genômico, o Ceará só tem sequenciados e depositados no banco de dados internacional Gisaid (Global Initiative on Sharing All Influenza Data) 79 genomas — sem contar com os quatro mapeados pelo NPDM e que devem ser depositados nos próximos dias.

A baixa vigilância genômica do vírus é considerada um dos principais desafios atuais do combate à Covid-19. Isso porque dificulta saber quais, exatamente, são as cepas que estão circulando atualmente no Estado, quando e como elas chegaram à região e qual a capacidade de transmissibilidade de cada uma, informações que são fundamentais para a tomada de decisão do Governo sobre fechamento ou abertura do comércio e das atividades de rotina.

Tomando a variante indiana como exemplo, Nicholas Barroso, bioinformata e um dos pesquisadores que coordenam a pesquisa, diz que o sequenciamento pode avaliar a transmissibilidade dela e comparar à da P1, que tem prevalecido no Ceará nesta segunda onda.

“A questão, hoje, com a variante indiana, é se ela é mais transmissível ou não do que a P1. Se for mais, a tendência é ter mais indiana e a P1 começar a diminuir. Se for menos do que a P1, a P1 se mantém e ela [variante indiana] acaba desaparecendo”.
Nicholas Barroso, bioinformata e pesquisador da UFC

Barroso critica a falta de organização nacional sobre o assunto. “Se a coisa estivesse sendo feita de maneira integrada, em nível de Brasil, seria feito um estudo epidemiológico pra saber como isso [as variantes] está se espalhando. Onde surge e quanto tempo leva pra chegar a outros lugares, pra que fossem tomadas medidas de isolamento interestadual. Mas a gente não tem isso, não tem controle de voo internacional nem controle de fronteira interestadual”.

Fomento à pesquisa científica
Segundo Nicholas, o Ceará já tem a possibilidade de, sozinho, sequenciar amostras do coronavírus e analisar a prevalência de variantes. Porém, falta incentivo. “Não é nem mais [um problema] metodológico, porque a metodologia já está estabelecida. A gente já tem os protocolos de sequenciamento e de análise. Falta dinheiro e dinheiro vem com reconhecimento”, pontua o pesquisador da UFC.

A vice-coordenadora da Central de Genômica e Bioinformática do NPDM, Vânia Melo, reconhece que o processo é caro, mas garante que a pesquisa científica retorna para a sociedade. Além disso, ela diz que a estrutura de sequenciamento genômico da universidade investiga outras doenças para além da Covid-19. “Temos infraestrutura e pessoas com capacidade pra fazer [o mapeamento]. Se quiser, a gente faz bastante. Não precisa mandar [amostras] pra fora”, diz.

“Sem falar na importância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará”, complementa a pós-doutoranda Andréa Oliveira, que compõe a equipe técnica que faz o sequenciamento.

Até então, o sequenciamento genômico feito na UFC é financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Funcap). Porém, para expandir as análises e os resultados, os pesquisadores afirmam que é necessário atrair mais investimento.

Por Luana Severo

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Em reunião com ministro da Saúde, Camilo pede envio de mais vacinas ao Ceará

Em reunião com ministro da Saúde, Camilo pede envio de mais vacinas ao Ceará

Jovem que participou de ‘Festa do Beijo’ diz que está recebendo ameaças de morte

Jovem que participou de 'Festa do Beijo' diz que está recebendo ameaças de morte

Ceará confirma mais 31 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas e total chega a 16.947

Ceará tem 90,43% das UTIs adulto ocupadas por pacientes com Covid-19

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

  • Camilo Santana assina portaria que fixa piso nacional do magistério em R$ 5,1 mil

  • Novo lote do Vale Gás Social já está disponível; veja como consultar

  • Ministério Público investiga exercício ilegal de profissões da saúde e educação física em Crato

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat