Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Vacinas evitam Covid-19 grave pela variante ômicron, apontam cientistas da África do Sul

Conclusões preliminares de estudo indicam que a nova cepa pode ser detectável já com o exame de PCR, sem ser preciso segmentar o genoma

5 de dezembro de 2021
Ceará registra mais de 321 mil casos de Covid-19 e chega a 9.897 óbitos pela doença
PUBLICIDADE

A Rede de Vigilância do Genoma na África do Sul (NGS-SA, na sigla em inglês) apresentou na quarta-feira à Comissão de Saúde do Parlamento os avanços preliminares de seu estudo sobre a variante ômicron do coronavírus SARS-CoV2. Ainda precisam de mais tempo para ajustar os dados, mas, no que já consideram o começo da quarta onda da Covid-19, informam que seu foco atual é na transmissibilidade da nova variante e na proteção que as vacinas oferecem contra elas. Richard Lessels, especialista em doenças transmissíveis disse que “uma grande parte da população está obtendo a imunidade com as vacinas ou passando pela doença, por isso é complexo dizer qual será a evolução. A genética da ômicron é completamente diferente da delta ou das variantes anteriores”. Tampouco se sabe por enquanto se o período de incubação se mantém na média em cinco dias comprovada até agora. Mas, observou Lessels, já existe a certeza de que “as vacinas são a ferramenta capaz de impedir que a doença seja grave e exija hospitalização”.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.

“Não nos preocupa tanto o número de mutações, e sim onde se concentram, porque muitas estão na proteína da espícula, especificamente em partes cruciais para o acesso a nossas células. Não sabemos se os anticorpos poderão com elas”, explicou Lessels. Também disse que, embora a maior parte dos pacientes com a nova variante a supere com sintomas apenas leves, “é muito cedo para dizer quão perigosa é a ômicron, porque foi detectada muito recentemente”. “Não sabemos se veremos casos mais graves ou não”, acrescentou.

Durante a apresentação, o especialista confirmou que a variante ômicron, já presente em todas as províncias sul-africanas, vai tomar o lugar da delta, “que vinha se expandindo em níveis muito baixos”, e destacou que o exame PCR é capaz de detectá-la sem a necessidade sequenciamento do genoma. “Um dos três sinais ou alvos no PCR dá negativo, os outros dois dão positivo, por isso o exame continua dando positivo, mas se observa algo diferente. Não é possível detectar o gene da espícula. E foi isso que ocorreu no laboratório Lancet, em Gauteng. Perceberam que alguns dos casos positivos tinham esta marca: a queda do gene. Algo que não acontece com a delta. Por isso, com o PCR podemos seguir o rastro desta variante em tempo real, não é preciso ter o sequenciamento genético completo, que costuma demorar duas semanas em laboratório.”

O efeito das mutações combinadas da variante ômicron no comportamento do vírus é a grande incógnita. Entre os dados que os cientistas já conseguiram confirmar, destacam-se os seguintes: a transmissibilidade é maior; as vacinas, embora a variante esteja afetando pacientes com a pauta completa, evitam a hospitalização; o risco de reinfecção é maior; o efeito da medicação (dexametasona) não se altera, porque esta não trata o vírus, apenas acalma os sintomas; e, sobre a possibilidade de ser mais virulento, observam que, por ter contagiado sobretudo jovens de 20 a 39 anos, com maior capacidade imunológica para resistir à Covid-19, não podem concluir nada por enquanto.

O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas da África do Sul (NICD, na sigla em inglês) confirmou que, de 249 sequenciamentos feitos em novembro, 183 resultaram ser da ômicron. A imunidade após a cura, cuja duração é desconhecida, não oferece proteção contra esta variante.

A batalha da vacinação
Gauteng —a província mais populosa da África do Sul, onde ficam Pretória e Johanesburgo— continua registrando o maior número diário de novos casos, seguida de KwaZulu-Natal e Cabo Ocidental. Dos 15 milhões de habitantes de Gauteng, 8 milhões não se vacinaram, e o índice de transmissão (a quantidade média de indivíduos contagiados por uma única pessoa) saltou de 1 para 2,3. “Fica claro que os jovens que não estão vacinados representam uma grande preocupação. Continuamos lançando a mensagem de que se vacinar é importante, porque as pessoas vacinadas estão experimentando apenas sintomas leves”, apontou David Makhura, chefe do Governo regional de Gauteng, depois de instaurar um novo mantra: “Manter a calma e se vacinar”.

Lembrando que milhões de pessoas devem se deslocar pelo país com a chegada do verão e o fim do ano letivo, o que pode espalhar ainda mais a ômicron, Makhura pediu aos indecisos e às pessoas que só receberam uma dose da vacina (700.000 pessoas esperam a segunda dose no país, segundo dados oficiais) que compareçam maciçamente aos postos de vacinação. E anunciou a instalação de unidades móveis de aplicação cobrindo 40 colégios de toda a província, para que os jovens não tenham desculpa.

O aumento dos casos em Gauteng, com uma média de 20% a mais a cada dia na última semana, não acompanha o ritmo das internações. Mary Kawonga, membro do comitê de assessoramento do Executivo provincial disse que “a análise da situação continua, mas estamos otimistas, porque o número de pacientes admitidos é menor do que com o mesmo número de contágios na terceira onda, assim como a idade dos internados, entre os quais o percentual de vacinação é mais baixo”.

A variante ômicron já foi detectada em mais de 20 países, mas a África do Sul e Botsuana continuam acumulando 62% dos casos identificados no mundo. Enquanto os cientistas trabalham intensamente para prever como a nova linhagem vai se comportar nos próximos meses, na África do Sul, com 41,97% da população adulta vacinada, mantém-se a calma sem baixar a guarda.

Nas últimas 24h, Brasil registra 66 óbitos e 4.844 novos casos por Covid-19
Com os 66 óbitos por Covid-19 registrados desde as 18h de ontem no Brasil, o país chegou a marca de 615.636 vidas perdidas para a doença neste domingo (5).

No mesmo período, foram 4.844 novos diagnósticos, totalizando 22.143.091 casos desde o início da pandemia, em março de 2020.

Os dados são divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que agrupa diariamente as estatísticas enviadas pelos estados.

A média móvel de mortes fechou o dia em 8.884, e a de mortes, em 194. O número é o menor desde 21 de novembro, quando o registro foi de 197.

O estado com mais mortes segue sendo São Paulo, com 154.362. Além disso, SP já registrou 4.444.413 casos da doença.

Fonte: El País Brasil

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Banco Central prepara moeda virtual para 2022

Banco Central prepara moeda virtual para 2022

Dr. George, do MDB, é eleito prefeito de Barro em eleição suplementar

Dr. George, do MDB, é eleito prefeito de Barro em eleição suplementar

Morre a atriz Mila Moreira, aos 72 anos

Morre a atriz Mila Moreira, aos 72 anos

Mais Lidas

  • Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

    Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

  • Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Senado aprova PL da Dosimetria que reduz penas para condenados por atos golpistas

  • Prefeitura do Crato abre seleção simplificada para contratação de professores temporários

  • Óleo na Avenida Padre Cícero provoca série de quedas de motociclistas no Crato

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat