Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Uso correto da máscara reforça prevenção à Covid-19, orientam infectologistas

É preciso utilizar o modelo adequado de máscara para garantir a proteção contra a Covid-19; item deve cobrir boca e nariz

11 de fevereiro de 2021
Uso correto da máscara reforça prevenção à Covid-19, orientam infectologistas

(Foto: Nívia Uchoa/Governo do Ceará)

PUBLICIDADE

As máscaras passaram a fazer parte da rotina da população brasileira há cerca de um ano, quando os primeiros casos de Covid-19 foram diagnosticados no Brasil. Fundamental para evitar a proliferação do coronavírus, o item de proteção individual continua sendo indispensável diante do aumento de casos da doença no País. Infectologistas do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), trazem recomendações importantes quanto ao uso e o descarte dos objetos, que ainda são alvos de dúvidas e questionamentos sobre sua eficácia.

Pessoas infectadas pela Covid-19 podem disseminar a doença ao conversar, tossir ou espirrar. A infectologista Evelyne Girão explica que as máscaras atuam como barreiras físicas, diminuindo a exposição e o risco de infecção. Segundo a médica, é necessário escolher um produto que seja confortável e, sobretudo, resistente. “Se a escolha for por uma máscara de tecido, o ideal é que ela tenha três camadas e que, pelo menos o tecido externo, seja feito com um material mais impermeável”, indica.

Cada vez mais populares, as máscaras de tecido se tornaram parte do vestuário de muitas pessoas, mas é preciso utilizar o modelo adequado para garantir a proteção contra o vírus. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o item deve ser produzido nas medidas corretas para cobrir totalmente o nariz e a boca, sem deixar espaços nas laterais. O órgão também recomenda evitar tecidos que possam irritar a pele, como poliéster puro e outros sintéticos. O ideal, portanto, é dar preferência às máscaras com algodão na composição.

“A melhor máscara para a gente usar é aquela com a qual a gente se sente confortável. Embora a máscara tenha virado uma coisa meio fashionista, a gente tem que pensar que não importa que seja bonita, mas sim confortável e que cubra nariz e boca”, afirma Melissa Medeiros, também infectologista do HSJ.

Diferentes tipos de máscaras estão sendo usados como forma de prevenção durante a pandemia. Além das produzidas com tecido, existem, ainda, as do tipo N95 e as cirúrgicas, ambas indicadas para uso em ambiente hospitalar. Evelyne Girão esclarece que não há necessidade de a população recorrer a estes modelos no dia a dia. “O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam que, para ambientes não hospitalares, não existe indicação de uso para essas máscaras. A N95, por exemplo, é recomendada principalmente para profissionais da saúde que vão realizar procedimentos que têm um risco maior de geração de aerossóis [suspensão de partículas sólidas ou líquidas]”.

(Arte: Governo do Ceará)

Reutilização
Diferentemente das máscaras descartáveis, as máscaras de tecido podem ser lavadas e reutilizadas de forma regular. Porém, conforme a Anvisa, o produto já não tem mais a mesma eficácia a partir da 30ª lavagem. O processo de limpeza dos itens deve ser feito à parte, com água corrente e sabão neutro, para que não haja contato com roupas ou outras peças. Depois de limpas e secas, as máscaras podem ser armazenadas em um recipiente fechado.

Sobre a alternância de máscara no rosto, Melissa Medeiros esclarece que a troca deve ser feita após três horas de uso ou quando o item estiver dificultando a respiração, sujo, danificado ou úmido. “Quando a gente fala, molha muito o tecido e, quando você tá molhando, umidificando, você está, na verdade, aumentando o risco de contaminação. Com isso, a pessoa pode disseminar o vírus em vez de se proteger”.

As máscaras descartáveis e as de tecido que estão desgastadas não devem ser colocadas diretamente na lixeira ou perto de materiais recicláveis. É necessário armazená-las em sacos de plástico ou papel antes de fazer o descarte no lixo. “Vale lembrar que o saco precisa ser vedado para que outras pessoas não sejam expostas ao a partir do contato direto com a máscara”, lembra Medeiros.

Prevenção complementar
As infectologistas do Hospital São José reforçam que o uso correto da máscara deve ser associado a outras medidas de prevenção no dia a dia. Para Evelyne Girão, os cuidados não podem ser esquecidos em meio à vacinação contra a Covid-19 em curso no Brasil. “As máscaras fazem parte de uma estratégia global de prevenção, que inclui o distanciamento social, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e a atitude de evitar aglomerações. Dentro desse contexto, ela é comprovadamente eficaz pra redução da infecção”.

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Perdeu o prazo do pagamento da primeira parcela do IPVA? Confira o que fazer

Perdeu o prazo do pagamento da primeira parcela do IPVA? Confira o que fazer

Covid-19: Brasil tem 6 milhões de casos e quase 170 mil mortes

Brasil registra mais de 1.300 mortes por Covid-19 pelo 3º dia consecutivo

Golpe rouba conta de WhatsApp sem usar vírus

Seus dados vazaram? Serviço do BC mostra se abriram conta no seu nome

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro

  • Samu 360 moderniza atendimentos de urgência no Ceará e reduz tempo de resposta em quase 12%

  • Adolescente de 13 anos é sequestrada, agredida e abusada sexualmente em Juazeiro do Norte

  • Governo lança novas regras para CNH e promete reduzir custos para tirar a carteira de motorista

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat