A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) explicou nesta quinta-feira (11), através de tira-dúvidas publicado no site da Pasta, que “todo cidadão maior de 18 anos já pode se cadastrar” na plataforma Saúde Digital para vacinação contra a Covid-19. Contudo, o foco da imunização continuará sendo os grupos prioritários. Os demais, mesmo cadastrados, devem aguardar a chamada da Pasta.
Dessa forma, a nova orientação substitui a repassada nessa quarta-feira (10) pela própria Pasta, de que o foco do cadastro no Saúde Digital seria apenas a população enquadrada dos quatro grupos prioritários conforme o Plano Nacional de Imunização.
A imunização seguirá o calendário de cada município. Caso a pessoa não se encaixe na fase em vigência de vacinação, o cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma, permitindo maior organização do plano de imunização do governo.
Mensagem nas redes sociais
Uma mensagem que circula, desde quarta-feira (10), nas redes sociais informa que o cadastramento era obrigatório para todos os cearenses acima de 18 anos e estaria disponível durante 15 dias. A veracidade das informações não foi confirmada ontem pela Sesa.
No documento divulgado nesta quinta, a secretaria afirma que qualquer cidadão maior de idade já pode fazer o cadastro, porém não diz se há data para que o cadastro seja encerrado. A vacinação também não é obrigatória.
Atualmente o Ceará aplica a vacina contra a Covid-19 na população do grupo 1. Estão sendo imunizadas, no momento, profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos e idosos e pessoas com deficiência institucionalizados.
Apenas com a chegada de mais imunizantes, é que a população dos próximos grupos poderá agendar para receber a vacina. Até esta quinta-feira (11), o Ceará recebeu oito lotes de imunizantes entre CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca.
Veja o tira-dúvidas da Sesa
Como sei se o agendamento da vacinação para o meu grupo já está disponível?
Você fica sabendo ao acessar o Cadastro de Vacinação, no Saúde Digital.
Posso me cadastrar mesmo sem fazer parte dos grupos prioritários?
Sim, todo cidadão maior de 18 anos já pode se cadastrar e aguardar o agendamento da vacina.
Realizei o cadastro, quando vou me vacinar?
Dependerá da chegada de vacinas e da agenda do seu município.
O que são grupos prioritários?
São grupos de maior risco, definidos pelo ministério da saúde.
• 1ª fase – Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; Pessoas com deficiência institucionalizadas População Indígena; Trabalhador da Saúde e Pessoas com 75 anos ou mais;
• 2ª fase – Povos e comunidades tradicionais quilombola; Pessoas com de 60 a 74 anos
• 3ª fase – Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiências permanente grave
• 4ª fase – Demais grupos
Posso mudar meus dados depois de confirmar o cadastro?
Alguns dados sim. Mas você não poderá mais mudar: CPF, CNS (Cartão SUS), e-mail, telefone, nome da mãe e raça/cor.
Depois que eu concluir o agendamento da vacinação, ainda posso alterar os dados do meu cadastro?
Não. Você só poderá alterar seus dados se cancelar o agendamento realizado.
O que fazer se eu não receber o e-mail de confirmação do cadastro?
Veja se a mensagem chegou na lixeira (spam) de seu e-mail. E se você não tiver certeza que digitou o e-mail certo, faça um novo cadastro.
É possível cadastrar um mesmo CPF mais de uma vez?
Não. Após confirmar o cadastro, o CPF não poderá ser usado de novo.
É possível usar o mesmo e-mail para mais de um cadastro?
Não.
Quem já tomou a primeira dose precisa se cadastrar nesse?
Não.
O que significa “Pessoa Institucionalizada”?
Pessoa que mora em instituições para idosos (casas de repouso, asilos ou abrigos) ou em residência inclusiva (moradia para jovens e adultos com deficiência, oferecida pelo Serviço de Acolhimento Institucional).
Quais doenças são classificadas como comorbidade?
Anemia falciforme; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Cardiopatia hipertensiva; Cirrose hepática; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Diabetes mellitus; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Imunossuprimidos Insuficiência cardíaca (IC); Miocardiopatias e Pericardiopatias; Obesidade mórbida; Pneumopatias crônicas graves; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Síndrome de down; Síndromes coronarianas e Valvopatias 10
Fonte: Diário do Nordeste