Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Técnicos e auxiliares de enfermagem são os profissionais da saúde mais afetados pela Covid no Ceará

Especialista destaca que o processo de vacinação entre os profissionais da saúde foi um fator crucial no controle de casos decorrentes da Sars-Cov-2

22 de junho de 2021
Número de leitos de UTI para Covid-19 no Ceará já é 20% maior que o máximo de ativados na 1ª onda

(Foto: Wandemberg Belém)

PUBLICIDADE

Apesar de o Ceará ter tido uma diminuição de contaminações pelo coronavírus em profissionais da saúde na segunda onda da pandemia, os técnicos e auxiliares de enfermagem lideram os índices de contaminações e de óbitos pela doença no Estado, com 6.340 infecções e 19 mortes até esta segunda-feira (21).

Os dados do IntegraSUS, portal de transparência da Secretaria da Saúde (Sesa), informam ainda que a categroia profissionais da saúde conta com um total de 23.820 casos confirmados de Covid-19 e 90 óbitos.

As áreas mais afetadas, além dos técnicos e auxiliares de enfermagem (26,34%), são os enfermeiros, com 3.623 infecções confirmadas (15,05%); os agentes comunitários de saúde, com 2.051 (8,52%); e os médicos, com 1.846 (7,64%).

Além disso, entre os profisisonais, o grupo mais atingido com as contaminações da Sars-Cov-2 foi o de mulheres entre a faixa etária de 30 a 34 anos, com 2.967 casos; seguidas pelas de 35 a 39 anos (2.879); de 25 a 29 anos (2.580); de 40 a 44 anos (2.466); e de 45 a 49 anos (1.871).

As profissões da saúde que contabilizaram o maior número de óbitos foram os técnicos e auxiliares de enfermagem, com 19 mortes; os médicos, com 17; os enfermeiros e afins, com 10; e os agentes de combate a endemias, com 7.

Neste cenário, Fortaleza ficou entre a cidade com mais casos confirmados da doença entre a categoria no Estado (8.575). Logo após estão Sobral (1.195); Caucaia (774); Juazeiro do Norte (731) e Crato (537).

De acordo com a epidemiologista, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Lígia Kerr, um dos motivos que podem corroborar com a situação é que os técnicos e auxiliares de enfermagem têm uma exposição prolongada ao vírus no seu dia a dia.

“[Eles] ficam o tempo todo muito próximos a pacientes fazendo muitos procedimentos… tirando sangue, fazendo limpeza, dando banho, etc. Essas são questões muito diferenciais que com certeza estão influenciando para que haja uma maior infecção da Covid-19 nesses profissionais”, explica.

Além disso, a especialista ressalta que o nível socioeconômico dessa classe profissional, muitas vezes, é menos favorável do que os demais colegas, como os médicos, por exemplo. Com isso, eles têm que fazer mais uso dos ônibus para se locomover, o que contribui para a infecção.

“No geral, o salário [deles] não é suficiente para ter um carro, então eles têm que fazer uso do transporte coletivo, e esses transportes não têm atendido, em muitas circunstâncias, uma quantidade de pessoas que não aglomerem, principalmente nos horários de pico”.
Lígia Kerr, epidemiologista e professora da UFC

Impacto da vacinação
Kerr destaca ainda que o processo de vacinação entre os profissionais da saúde foi um fator crucial no controle geral de casos entre a área. “É a vacina que está controlando a doença entre os profissionais da saúde no mundo inteiro”.

“Os profissionais da saúde foram os primeiros a se vacinar, e a gente está vendo uma eficácia enorme neles e nos idosos. A vacinação é super segura, não tem nem o que pensar em relação a isso, é vacinar, vacinar e vacinar”, prossegue a especialista.

A professora da UFC conclui que o Estado, de modo geral, vai contar com um controle pandêmico em larga escala com a vacinação em massa da população. “Nós vamos observar uma queda importante no número de casos”.

“[Com a imunização] ainda não significa que devemos tirar as máscaras, ainda é cedo, precisamos observar como as vacinas têm se comportado com as novas cepas”.
Lígia Kerr, epidemiologista e professora da UFC

Proximidade do vírus
Neste contexto, as medidas de prevenção da doença também continuam sendo seguidas pela auxiliar de enfermagem Samantha Marques, de 45 anos, que adquiriu a Covid-19 em novembro do ano passado em Fortaleza.

“Ainda continuo fazendo as medidas de proteção e rezo a Deus todo dia para que o máximo de pessoas possíveis sejam imunizadas contra uma doença dessa que tirou a vida de tanta gente. Perdemos muitos profissionais e outros muitos se afastaram por [vários] motivos”, relata Samantha.

Antes de receber a imunização com a CoronaVac, a profissional ficou com 40% dos pulmões comprometidos em decorrência da Sars-Cov-2 e foi internada no Hospital São José (HSJ), onde também trabalha.

“Agradeço demais pela minha equipe, tanto de técnicos de enfermagem quanto de enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, maqueiros. Posso me considerar uma sobrevivente, posso dizer que Deus me deu uma segunda chance”.
Samantha Marques, auxiliar de Enfermagem

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Ao vivo: CPI da Covid ouve deputado federal Osmar Terra

Ao vivo: CPI da Covid ouve deputado federal Osmar Terra

Augusto Borges, comunicador cearense, morre aos 89 anos

Augusto Borges, comunicador cearense, morre aos 89 anos

Dois homens morrem em confronto com policiais após perseguição em Farias Brito

Dois homens morrem em confronto com policiais após perseguição em Farias Brito

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

  • Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

  • UFCA abre concurso com 22 vagas para cargos técnico-administrativos

  • Brasil adotará exigências mais rígidas para menores de 16 anos nas redes sociais; veja como vai funcionar

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat