O Brasil registrou nesta semana a menor taxa de transmissão do coronavírus desde abril de 2020, quando o índice começou a ser medido. Atualmente, o número está 0,60, segundo a medição feita pelo Imperial College de Londres, divulgada na última segunda-feira (11).
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.
Isto quer dizer que a cada 100 pessoas infectadas, o coronavírus é transmitido para outras 60 pessoas. Há uma margem de erro no número e, assim, o índice de transmissão pode ser maior, de até 0,79, ou menor, de 0,24.
O número mais preocupante é quanto o índice de transmissão, chamado de Rt, está acima de 1. Isso significaria que cada pessoa transmitiria o coronavírus para mais de uma pessoa. Se o Rt está abaixo de 1, significa que a doença está recuando.
Antes, o melhor índice havia sido registrado em novembro de 2020, quando ficou em 0,68. Na ocasião, o país vivia um apagão de dados, o que atrasou a atualização no número de casos e mortes pela Covid-19 – isso pode ter afetado o Rt.
Outro ponto de atenção é que o Brasil é um país que faz poucos testes de Covid-19. Isso poderia indicar uma piora na capacidade das autoridades de encontrar casos, influenciando diretamente na taxa de transmissão.
A vacinação, por sua vez, tem influenciado diretamente na situação da Covid no Brasil. Com 70% da população com pelo menos uma dose e 47% da população totalmente vacinada, a transmissão tende a cair. Ainda assim, para evitar a maior transmissão, é importante mandar o uso de máscara e o distanciamento físico, além de evitar aglomerações.
Fonte: Yahoo!