Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Prefeitos cearenses e Governo do Estado articulam diferentes frentes em busca de vacina russa

Prefeituras no País querem formar consórcio para compra de vacinas contra a Covid-19

28 de fevereiro de 2021
Consórcio Nordeste articula aquisição de doses da vacina Sputnik V para uso emergencial

(Foto: Anton Vaganov/Reuters)

PUBLICIDADE

Além do Governo do Estado, prefeituras cearenses atuam em outras frentes para tentar adquirir vacinas contra a Covid-19 em meio a alta de casos no Ceará. O presidente da Associação dos Municípios do Estado (Aprece), Júnior Castro (PDT), estará em Brasília para tratar da possibilidade de compra da vacina russa Sputnik V, na próxima terça-feira (2), mesmo dia em que o governador Camilo Santana (PT) terá reunião com representantes do imunizante no Brasil. Enquanto isso, prefeitos da região do Maciço de Baturité, no Ceará, e outras prefeituras do País, incluindo a de Fortaleza, se unem em associações e consórcios na corrida por vacinas.

O presidente da Aprece, prefeito de Chorozinho, Júnior Castro (PDT), disse que agendou viagem a Brasília para reuniões com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com representantes da vacina russa Sputnik V. O objetivo, segundo ele, é colher informações sobre a possibilidade de adquirir o imunizante e não comprá-lo, pelo menos ainda.

“Está todo mundo tentando fazer essa aquisição, mas tudo é suposição, existe ainda o processo de aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O momento é de cautela para a gente não levar essa ansiedade de que a vacina vai chegar e fazer nossa população ficar frustrada. Estamos tentando fazer isso (compra) de forma combinada com o Governo do Estado e vendo se a gente casa a ida junto com a do governador para somar esforços para o Estado”.

No último sábado (27), o governador Camilo Santana (PT) informou que visitará, na próxima terça, o laboratório que representa a vacina russa Sputnik V, em Brasília, para tentar a aquisição direta do imunizante. Enquanto isso, prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB) enviaram uma carta de intenções para o escritório representante da vacina russa para a compra coletiva de 300 mil doses.

Maciço de Baturité
O presidente da associação, prefeito de Redenção, Davi Benevides (PDT), disse que as negociações começaram no fim de dezembro.

A entidade engloba 15 municípios da região de Baturité: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Capistrano, Caridade, Guaiúba, Guraramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti, Palmácia e Redenção, que somam mais de 230 mil habitantes.

“Estamos no início da negociação. Já enviamos nossa carta de intenções para aquisição de 300 mil doses e estamos aguardando os maiores detalhes. Somos a primeira região do Ceará a se agrupar para adquirir as vacinas, porém outros municípios do Estado já tiveram a mesma movimentação que nós”, afirmou Davi Benevides.

Recursos
O prefeito de Redenção afirmou não saber o valor exato da remessa, uma vez que o produto é vendido em dólar. Questionado sobre as condições financeiras das prefeituras para a compra da vacina, em um momento de crise fiscal, o presidente da AMAB disse que os recursos virão de cada município e que as prefeituras buscarão verba junto a todos os entes federativos para efetuar o pagamento.

A prefeita de Guaramiranga, Roberlândia Ferreira (PDT), defende a iniciativa em um momento de incertezas do Plano Nacional de Imunização. Segundo ela, os gestores municipais também vão buscar verbas junto às bancadas federal e estadual para a aquisição das vacinas. “A ideia é contar com os deputados estaduais e federais que atuam na nossa região para que possam nos ajudar nessa demanda”.

Diante da dificuldade no caixa das prefeituras, o presidente da Aprece, Júnior Castro, reforçou que todo movimento precisa estar alinhado com o Governo do Estado. “Para as nossas ações não gerarem desigualdades, para que a gente possa fazer de forma ordenada e sob controle da Secretaria de Saúde. Não adianta nada um município vacinar a sua população, se o seu entorno não estiver vacinado”.

Consórcio
Em âmbito nacional, gestões municipais também estão se unindo na corrida pela vacina. Mais de 100 prefeituras de todo o País, incluindo a de Fortaleza, devem participar de uma reunião virtual, nesta segunda-feira (1º), às 16h, liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) sobre a formação de um consórcio para a compra de vacinas contra a Covid-19.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse, neste domingo (28), que conversou com o presidente da FNP, Jonas Donizette, sobre o consórcio e reforçou que não medirá esforços para garantir a imunização à população fortalezense.

“Fortaleza está nessa luta junto com outras capitais do Brasil e pode ter certeza que naquilo que depender de nós, vamos conseguir. A vacinação da nossa gente é prioridade da Prefeitura de Fortaleza e nossas equipes de saúde têm feito todo o esforço para cumprir o Plano de Imunização”, afirmou Sarto.

O secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, destacou que as movimentações dos gestores públicos ganharam força após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do último dia 23 de fevereiro, que autorizou estados e municípios a adquirirem vacinas quando houver descumprimento do Plano Nacional de Imunização pelo Governo Federal ou em caso de insuficiência de doses previstas para imunizar a população.

Segundo Perre, a reunião desta segunda da FNP com os prefeitos será para apresentar a proposta de consórcio e dar um prazo até a próxima sexta-feira (5) para eles manifestarem o interesse formal de integrar. A partir desta lista, será construído um protocolo de intenções que se transformará em projeto de lei para ser aprovado em cada câmara municipal, autorizando o município a se associar ao consórcio.

“A grande vantagem do consórcio é que vai se juntar demandas de vários municípios em uma demanda só, fazendo uma compra maior com preço menor. Neste caso, não é uma compra trivial, o mercado no mundo todo está comprando. Há mais demanda que oferta de vacina, por isso é prudente essa medida de tentar centralizar essas compras”, defende o secretário-executivo da FNP.

Gilberto Perre diz que ainda não existem vacinas sendo negociadas pela FNP para o consórcio, mas que a entidade vai iniciar articulações com prefeituras que estão à frente nos processos de aquisição de vacinas. “Vamos articular com as prefeituras de capitais que estiverem na linha de frente para fazer uma avaliação cuidadosa se devemos apostar na vacina A ou B”.

Por Letícia Lima

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Declaração do imposto de renda começa hoje; tira todas as dúvidas

Declaração do imposto de renda começa hoje; tira todas as dúvidas

Ceará receberá doses da vacina de Oxford contra a Covid nos próximos dias, diz Camilo Santana

Governadores contestam dados de Bolsonaro e apontam distorção

Ceará registra chuvas em pelo menos 105 municípios; Potengi registra 71mm

Ceará registra chuvas em pelo menos 105 municípios; Potengi registra 71mm

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

  • Governo devolve mais de R$ 169 milhões a aposentados e pensionistas do Ceará por descontos indevidos no INSS

  • Pedagoga é morta a tiros em frente a escola em Missão Velha; polícia investiga feminicídio

  • Servidores do Ceará terão segunda parcela do 13º salário antecipada, anuncia Elmano

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat