Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Por que pessoas que tomaram duas doses da vacina pegam Covid e até morrem?

Imunologista esclarece dúvidas

21 de junho de 2021
Secretaria se reúne com municípios para preparativos do uso da vacina Pfizer no Ceará

(Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE

O Brasil atingiu, no último sábado (19), a triste marca de 500 mil mortes provocadas pelo coronavírus. Enquanto o número de infectados e óbitos em nosso país volta a subir, vemos que outras nações que estão com a vacinação avançada começam a retomar a “vida normal”. Isso ajuda a deixar claro o quanto a vacinação em massa é essencial para conseguirmos controlar a Covid-19.

Mesmo assim, alguns ainda têm dúvidas sobre a eficácia e segurança dos imunizantes. Esses indivíduos muitas vezes são influenciados por notícias falsas que circulam nas redes sociais ou até mesmo por “conversas entre vizinhos”. Uma questão que tenho recebido bastante é: “Se as vacinas funcionam, por que tem gente adoecendo e até morrendo após tomar a segunda dose?”.

Para compreender melhor isso, primeiramente é preciso entender que as vacinas disponíveis atualmente no Brasil que exigem duas doses (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer) conferem a maior proteção contra a Covid-19 cerca de 14 a 20 dias depois da aplicação da segunda dose. Ou seja, se a pessoa “pegou o coronavírus” antes desse tempo, a resposta para a dúvida está aí: ela ainda não estava totalmente imunizada.

“Ah, Gustavo, mas tem gente ficando doente mais de 20 dias após tomar a segunda dose da vacina…” Sim, tem. E a explicação para isso também é simples. Nenhuma vacina protege 100% —e isso vale também para outras vacinas, não só a contra a Covid-19. Como já expliquei, as imunizações contra a Covid-19 não evitam que a pessoa contraia o coronavírus mas, sim, protegem que ela desenvolva casos graves de Covid, que exigem hospitalização e causam mortes.

Para quem acha que não precisa se vacinar pois a imunização não protege contra o vírus, vamos falar o português bem claro. A vacina não impede que você pegue o vírus, mas protege você da morte e/ou de um sofrimento absurdo, que pode fazer com que você precise de um tratamento intensivo, na UTI, e de intubação.

Nunca é demais lembrar que a pessoa vacinada pode contrair e transmitir o coronavírus para outras pessoas. Dessa forma, aquela maluquice que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) propôs semana passada, para que as pessoas vacinadas ou que já tenham sido infectadas não precisem usar máscara, não merece ter ouvidos, mas sim repúdio.

Por que pessoas vacinadas estão morrendo?
“Ah, Gustavo. Você diz que a vacina evita que a pessoa tenha Covid grave e morra, mas eu li que tem gente morrendo mesmo após tomar as duas doses. E agora, doutor, como explicar isso?”

Quando alguém falar isso para você desmerecendo a vacina, a primeira coisa que você deve fazer é desconfiar dessa pessoa, pois alguém que tenta tirar a credibilidade da melhor arma para a prevenção e combate a doenças infecciosas, que é a vacina, não merece a menor atenção. Porém, o problema que esse tipo de indivíduo causa muitos danos social, pois gera medo nas pessoas e prejudica o progresso da vacinação.

Realmente, pessoas podem morrer mesmo após tomar as duas doses de uma vacina. Mas isso não diminui a eficácia e segurança da imunização e precisamos avaliar individualmente o que levou a essa fatalidade. Qual era a idade dessa pessoa que morreu? Ela tinha alguma deficiência imunológica ou doença crônica que aumenta o risco de morte precoce ou de morte por outras patologias? Essa pessoa buscou atendimento médico rapidamente quando a Covid-19 começou a se agravar?

Tenha em mente que há muitos, muitos fatores mesmo que precisam ser analisados para compreender por que essa pessoa morreu. Não dá para simplesmente “culpar a vacina”. A vacina é a principal arma para nos proteger das formas graves da Covid-19, mas não dispensa outros cuidados.

Confie na vacina e tenha em mente que, para sairmos dessa crise sanitária terrível não podemos pensar apenas individualmente. A pandemia é um problema coletivo, combatido por uma vacinação que também precisa ser coletiva. Ou todos se imunizam o quanto antes para controlarmos a Covid-19, ou ninguém terá paz tão cedo e essa doença continuará trazendo tristeza para muitas famílias.

Por Gustavo Cabral. Imunologista PhD pela USP (Universidade de São Paulo), pós-doutorado pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e pela Universidade de Berna (Suíça), e pesquisador da USP/Fapesp

Fonte: VivaBem/UOL

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Covid-19: Ceará se prepara para combater possível segunda onda da doença; veja ações

Número de cidades cearenses em alerta 'altíssimo' para transmissão da Covid-19 cai 18% em um mês

Ministra Rosa Weber, do STF, decide que governadores não podem ser convocados pela CPI da Covid

Ministra Rosa Weber, do STF, decide que governadores não podem ser convocados pela CPI da Covid

Número de leitos de UTI para Covid-19 no Ceará já é 20% maior que o máximo de ativados na 1ª onda

Técnicos e auxiliares de enfermagem são os profissionais da saúde mais afetados pela Covid no Ceará

Mais Lidas

  • IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

    IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

  • Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

  • Transnordestina tem 100% das obras autorizadas no trecho do Ceará

  • UFCA abre concurso com 22 vagas para cargos técnico-administrativos

  • Brasil adotará exigências mais rígidas para menores de 16 anos nas redes sociais; veja como vai funcionar

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat