A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou emergencialmente nesta quarta-feira o medicamento da Pfizer para tratamento da Covid-19, chamado “Paxlovid”. A decisão foi tomada por unanimidade pela Diretoria Colegiada (Dicol) do órgão.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Entre no canal do Revista Cariri no Telegram e veja as principais notícias do dia.
O medicamento é indicado para pacientes adultos que não estejam fazendo uso de oxigênio, mas que tenham risco de progredir para quadro grave da doença. O Paxlovid pode ser comprado em farmácia mediante receita médica e a indicação é de que seja utilizado por, no máximo cinco dias. O Paxlovid é uma pílula que reúne as substâncias nirmatrelvir e ritonavir.
De acordo com a Anvisa, o medicamento não é indicado para grávidas e pessoas com insuficiência renal grave ou com falha renal.
— Reitero que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19, as hospitalizações e os óbitos — afirmou a diretora Meiruze Freitas, que relatou o tema na agência.
A pílula já havia sido autorizada emergencialmente por outras agências regulatórias nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, México, Europa, China, Austrália e Japão.
Covid-19: Brasil registra 263 mortes e 33.937 casos nesta quarta
O Brasil registrou 263 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando a 659.504 mil vidas perdidas para a doença. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quarta-feira (30).
Nas últimas 24 horas, 33.937 novos casos positivos para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) foram registrados no Brasil. Ao todo, 29.916.334 brasileiros já foram infectados pelo vírus.
Em relação aos casos confirmados do novo coronavírus, São Paulo lidera com mais de 5 milhões de casos. Minas Gerais, com 3 milhões, e Paraná, com 2 milhão de casos, aparecem na sequência.
Nesta terça, o país registrou média móvel de óbitos de 215. Já a média móvel de casos está em 26.620.
O Instituto Johns Hopkins contabiliza 486.114.756 casos de Covid-19 em todo o mundo e 6.136.500 mortes. Os Estados Unidos, Brasil e Índia são os países mais afetados pela doença.
Fonte: Agência O Globo (Com informações de iG)