Uma das três pacientes confirmadas com a variante ômicron do coronavírus está grávida, no Ceará. A mulher é tailandesa, tem 24 anos, e não há informações sobre a vacinação dela. Ela começou a ter sintomas gripais no último dia 7 de dezembro. Os três primeiros casos da nova cepa foram anunciados pelo governador Camilo Santana (PT) nesta quinta-feira (23).
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
A Secretaria da Saúde do estado (Sesa) informou que ela fez exame no Centro de Testagem do drive-thru do Shopping RioMar Kennedy e cumpriu o isolamento em Fortaleza. Não há informação sobre vacinação na paciente.
Os outros dois casos são de passageiras que desembarcaram em Fortaleza no aeroporto da Capital. Uma é paulista, de 31 anos, vinda de São Paulo, com sintomas iniciados no último dia 15. Ela tomou duas doses de vacina contra a Covid-19.
A outra paciente tem 26 anos, é natural de Tianguá, no interior do Ceará, mas veio de Milão, na Itália, com escala no Rio de Janeiro. Ela começou a sentir sintomas no dia 17 de dezembro e tem esquema vacinal completo. Ambas seguem em isolamento.
O anúncio dos três casos confirmados da variante no estado foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) nesta quinta-feira (23), em live nas redes sociais.
As amostras positivas passaram por sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), sendo duas coletadas no Centro de Testagem (CT) do Aeroporto Internacional de Fortaleza e uma no drive-thru do Shopping RioMar Kennedy.
A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves, reforça a importância dos Centros de Testagens disponibilizados pela pasta. “São equipamentos que nos permitem saber quem está com Covid-19, além de analisar as amostras e identificar variantes. Esta é uma etapa importante para a contenção da transmissão viral”, diz a secretária.
“A Sesa também faz o rastreio dos casos e o monitoramento dos pacientes. Até então, temos somente estes três casos importados da variante Ômicron e as pacientes estão isoladas. Seguimos monitorando e orientando os municípios a montarem barreiras sanitárias nas rodoviárias, para reforçar essa rede de identificação e proteção”, complementa Ricristhi.
A secretária reforça ainda que o uso de máscaras e as medidas de segurança e etiqueta respiratória são eficazes e devem ser utilizadas, principalmente, neste momento de surgimento de nova variante do coronavírus e circulação de outras síndromes gripais.
Brasil registra 137 mortes e 3.645 novos casos de Covid-19 em um dia
Nas últimas 24h, o Brasil registrou 137 mortes e 3.645 novos casos confirmados de Covid-19. O total de testes positivos é de 22.226.573, e o de vítimas da doença, 618.228.
Nesta quinta-feira, Bahia, Goiás, Paraíba e Tocantins ainda apresentaram problemas na divulgação dos dados. A falha ocorre desde a invasão dos sistemas do Ministério da Saúde.
A média móvel de mortes, que contabiliza os últimos sete dias, está em 119, e a de casos, em 3.090. A divulgação é feita diariamente pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Segundo o Johns Hopkins, 277.826.196 testes já deram resultado positivo em todo o mundo, e 5.383.608 pessoas morreram. O número total de doses da vacina contra covid-19 aplicadas é de 8.860.174.180.
Fonte: g1 CE (Com informações de iG)










