Dezenove das 22 áreas de saúde do Ceará tiveram cenário de alta no número de casos de Covid-19. Em nove delas houve também aumento no número de óbitos pela doença, de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa). A região de Brejo Santo apresentou os maiores índices de casos (139%) e mortes (300%).
Segundo o boletim semanal da secretaria, apenas as regiões de Tauá, Canindé e Camocim registram tendência de queda no número de infecções pelo novo coronavírus. Em relação à região de Fortaleza, houve um aumento de 55,2% no número de fatalidades e de 33,3% no que diz respeito às confirmações positivas para a doença.
De acordo com a secretária executiva de vigilância e regulação da Sesa, Magda Almeida, os índices apontam um comportamento já esperado da pandemia e que aumenta a necessidade dos cuidados para evitar uma maior disseminação do vírus.
“Depois do aumento de casos em pacientes jovens a gente tem a contaminação dos pacientes mais vulneráveis, que são aqueles acima de 50 anos e principalmente acima dos 70 anos onde a letalidade é ainda maior. A gente precisa nesse momento continuar o isolamento social, fazendo o uso da máscara e evitando expor esses grupos mais vulneráveis. Estamos em um momento em que está cada vez mais consolidada a possibilidade da reinfecção do vírus”, pontuou.
Fonte: G1 CE










