Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Julho chega ao fim com o menor número de casos e óbitos por Covid-19 no Ceará em 2021

No mês, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) registrou 18.068 infecções e 371 mortes em decorrência da doença

1 de agosto de 2021
Ceará pode ser um dos primeiros estados a vacinar 100% da população adulta, diz Sesa

(Foto: Thais Mesquita)

PUBLICIDADE

O avanço da vacinação contra a Covid-19 no Ceará já começa a mostrar resultados. Julho chega ao fim com o menor número de casos e óbitos por decorrência do novo coronavírus no comparativo com os outros meses deste ano.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Conforme dados da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado, foram registrados, em julho, 18.068 infecções e 371 mortes. Até então, o mês com menor número de casos e óbitos tinha sido janeiro, com 42.175 e 562, respectivamente. A redução em julho, no comparativo com janeiro, foi de 57% nos casos, e queda de 34% nas mortes.

Quando comparado ao mês anterior, a redução em pontos percentuais é ainda maior. Junho teve 55.813 registros de infecção, o que representa quase 70% a mais em relação a julho. Já nas mortes por decorrência do vírus SARS-Cov-2, o mês passado somou 1.213 vidas perdidas. O número é mais que o triplo dos óbitos contabilizado no mês de julho.

Ao longo deste ano, o mês com maior número de casos (133.910) e óbitos (3.751) foi abril. O período foi marcado pelo pico da segunda onda da pandemia no Estado. Daquele mês em diante, os registros de novas infecções e mortes entraram em uma curva decrescente.

Já quando analisadas primeira e segunda ondas da pandemia, julho de 2021 só teve mais casos que março do ano passado, quando foram registradas 5.193 infecções. Em relação aos óbitos, julho aparece com mais registros do que março de 2020, quando houve 25 mortes; e novembro do ano passado, com 295.

Casos e mortes por Covid-19 mês a mês, desde o início da pandemia:

• Março de 2020: 5.193 casos e 25 mortes
• Abril de 2020: 26.337 casos e 876 mortes
• Maio de 2020: 70.792 casos e 4.023 mortes
• Junho de 202: 63.488 casos e 2.061 mortes
• Julho de 2020: 52.209 casos e 1.253 mortes
• Agosto de 2020: 31.650 casos e 727 mortes
• Setembro de 2020: 22.885 casos e 538 mortes
• Outubro de 2020: 20.505 casos e 348 mortes
• Novembro de 2020: 28.865 casos e 295 mortes
• Dezembro de 2020: 30.932 casos e 441 mortes
• Janeiro de 2021: 42.175 casos e 562 mortes
• Fevereiro de 2021: 67.810 casos e 1.091 mortes
• Março de 2021: 125.183 casos e 3.406 mortes
• Abril de 2021: 133.910 casos e 3.751 mortes
• Maio de 2021: 122.666 casos e 2.538 mortes
• Junho de 2021: 55.813 casos e 1.213 mortes
• Julho de 2021: 18.068 casos e 371 mortes

Importância da vacinação
A infectologista Sara Veras, do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), considera que esta redução deve-se, sobretudo, ao processo de vacinação contra a doença.

Ainda que a imunização no Ceará – a exemplo do que acontece em quase todo o Brasil – só tenha atingido 18% da população com as duas doses ou dose única, a médica aponta que o imunobiológico tem se mostrado eficaz no combate à pandemia.

“[A vacinação] é sem dúvida a principal responsável pela queda nos indicadores de mortes e casos graves”, pontua. Contudo, segundo ela, esse cenário de redução não pode ser usado como justificativa para relaxamento dos cuidados.

Reside na variante Delta, que teve os primeiros casos confirmados no Ceará nesta semana, o grande temor para o surgimento de uma terceira onda. “A vacina tem se mostrado eficiente diante das variantes, mas o problema é que ainda há muitas pessoas sem estarem imunizadas e isso pode ser um problema”, alerta.

Diante da nova variante, que segundo especialistas tem uma transmissibilidade mais rápida, Sara reforça a importância de se manter os cuidados não farmacológicos.

“A vacina protege a pessoa de ter sintomas graves e consequentemente reduz o risco de morte. Mas ela ainda pode se contaminar e, uma vez contaminada, pode transmitir o vírus para outras pessoas. Se esse receptor não estiver completamente vacinado, há risco de sintomas graves”, explica.

Essas múltiplas possibilidades podem convergir no retorno do aumento da demanda hospitalar. Sara acrescenta que é, sim, possível o surgimento de uma terceira onda. “Por isso a importância do processo de imunização avançar de forma célere e, paralelo a isso, manter todos os cuidados”.

Variante Delta
Na última quinta-feira (29), a Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado confirmou que quatro casos da variante Delta da Covid-19 foram identificados no Ceará. Os viajantes, oriundos do Rio de Janeiro, foram testados entre os dias 19 e 21 de julho, no Aeroporto de Fortaleza. São três mulheres e um homem, com idades entre 22 e 26 anos.

A Sesa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão realizando busca ativa na lista dos passageiros e tripulantes de três aeronaves vindas do Rio de Janeiro, onde estavam os quatro viajantes que testaram positivo para a variante originária da Índia”, informou, por nota, a Sesa.

A recomendação é de que todas as pessoas presentes nos voos listados abaixo realizem quarentena de 14 dias. São eles:

• Voo Gol 2021 de 19/7/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza
• Voo Latam 3383 de 20/7/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza
• Voo Azul 4763 de 21/07/2021 – Rio de Janeiro → Fortaleza

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Missão Velha e mais duas cidades do Ceará elegem novos prefeitos neste domingo; veja os candidatos

Missão Velha e mais duas cidades do Ceará elegem novos prefeitos neste domingo; veja os candidatos

WhatsApp lança papéis de parede e recurso para pesquisar figurinhas

WhatsApp vai liberar 3 novos recursos; confira quais são

Corpo de Bombeiros resgata vaca que caiu em cacimba com 15 metros de profundidade, no Ceará

Corpo de Bombeiros resgata vaca que caiu em cacimba com 15 metros de profundidade, no Ceará

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Polo automotivo do Ceará pode receber mais quatro marcas, diz Elmano de Freitas

  • Defesa pede cirurgia urgente e prisão domiciliar para Bolsonaro após piora no quadro de saúde

  • Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

  • Ceará reúne concursos e seleções com inscrições abertas; salários chegam a quase R$ 10 mil

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat