Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Internações por Covid são 73% mais longas durante a segunda onda no Ceará

Tempo médio de permanência em leitos subiu de 7,1 dias em maio de 2020 para 12,3 dias agora, segundo boletins epidemiológicos

17 de março de 2021
Internações por Covid são 73% mais longas durante a segunda onda no Ceará

Pacientes passam média de 28 dias internados com Covid, em 2021 (Foto: Helene Santos)

PUBLICIDADE

O tempo de permanência de pacientes com Covid-19 em leitos hospitalares é maior na segunda onda da pandemia do que na primeira. Em 12 de maio de 2020, no mês do pico da primeira onda, infectados passavam 7,1 dias internados, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) à época. Agora, conforme a edição mais recente do relatório, publicada na última quinta-feira (11), essa média subiu para 12,3 dias, o que representa um aumento de 73%.

Para Lisandra Serra Damasceno, infectologista do Hospital São José, a internação de pacientes cada vez mais jovens, “com reserva orgânica para combater” a doença melhor do que os idosos, que costumam chegar ao hospital com muitos órgãos já comprometidos pela infecção, é um dos fatores que contribuem para o prolongamento da permanência nos leitos.

“Outro fator é que a gente passou a entender melhor como a doença funciona. Os avanços da ciência mostraram como a gente pode estar melhorando os parâmetros de ventilação e diminuindo a inflamação desse doente. A gente conseguiu avançar no manejo”, acredita ela.

Apesar de ainda não haver estudo consolidado a respeito, a médica não descarta a possibilidade de interferência da nova variante do vírus, que já se sabe ser mais transmissível.

“A gente tem observado que doentes permanecem não só mais tempo internados, mas chegam para internamento numa fase um pouco mais avançada em relação aos pacientes da primeira onda, que chegavam no 7º, 10º dia. Hoje, a gente recebe pacientes no 14º, 16º dia da doença. Então, será que essa variante não tem um tempo prolongado, também, dentro do organismo? É uma incógnita, uma hipótese que tem que ser respondida”, pontua Lisandra.

O emergencista Khalil Feitosa acredita, por sua vez, que a adoção de procedimentos não invasivos, no sentido de retardar ou até mesmo de anular a necessidade de intubação, também estende o tempo de ocupação de leitos, principalmente, de enfermaria. “Isso é bom por um lado porque tem diminuído a taxa de intubação braquial consideravelmente. A gente quer, claro, diminuir o tempo de permanência, mas também com taxa de mortalidade menor”, diz.

Mais tempo entre surgimento de sintomas e óbitos
Segundo os boletins da Sesa analisados pela reportagem, relacionando o dia 12 de maio de 2020 ao último dia 11 de fevereiro, o tempo médio entre o início dos sintomas da Covid-19 e o óbito em hospitais subiu de 11,8 dias na primeira onda para 18,5 dias agora, o que significa que os pacientes, desta vez, estão resistindo por mais tempo à doença.

Os médicos, contudo, fazem alertas. Apesar de a rede de saúde estar sobrecarregada, a orientação de buscar assistência hospitalar o mais cedo possível ainda é a recomendada. “Se sentir uma tosse, uma febre mais prolongada, é fundamental”, diz Lisandra, para evitar chegar à unidade de saúde num estágio muito avançado da doença: ou sem respirar adequadamente ou com a saturação de oxigênio muito baixa.

Devido ao isolamento social e à permanência das pessoas em casa, o emergencista Khalil chama atenção ainda para a reação do corpo aos “médios esforços”. “Provavelmente apareceriam sintomas de falta de ar quando a pessoa começasse a fazer esses médios esforços [que faria com mais frequência fora de casa]. Com o isolamento, as pessoas praticamente não fazem e acabam não percebendo a tempo [a respiração prejudicada]”, alerta.

Menos rotatividade
A consequência mais direta do aumento do tempo de permanência nos hospitais, segundo a infectologista Lisandra, é a baixa rotatividade dos leitos, o que impacta numa espera maior por vagas. “O impacto é em termos de saúde pública”, destaca a infectologista.

Isso porque, quanto mais pessoas adoecerem, proporcionalmente, mais pessoas vão desenvolver quadros graves e demandar ventilação mecânica e outras intervenções em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “Pacientes passando mais tempo vão fazer com que a gente não consiga dar assistência para toda a demanda, que vem aumentando exponencialmente. Fica muito difícil ofertar leito para todos”, assume a médica, comentando que, nas últimas duas semanas, a procura pela emergência do São José “aumentou demais”.

Por Luana Severo

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Que susto! Cobra venenosa surge em vaso sanitário; veja o vídeo

Que susto! Cobra venenosa surge em vaso sanitário; veja o vídeo

Gêmeos tomam ‘kit covid’ e morrem com 2 dias de diferença

Gêmeos tomam 'kit covid' e morrem com 2 dias de diferença

Cepa P.1 é mais contagiosa e pode reinfectar quem já teve Covid – mas não anula eficácia da vacina

Sesa recomenda abrir postos 24h e usar seus pontos de oxigênio em cidades com hospitais colapsados

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

  • UFCA abre concurso com 22 vagas para cargos técnico-administrativos

  • Governo devolve mais de R$ 169 milhões a aposentados e pensionistas do Ceará por descontos indevidos no INSS

  • Servidores do Ceará terão segunda parcela do 13º salário antecipada, anuncia Elmano

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat