O número de locais onde a população pode fazer o teste para Covid no Ceará vai ser ampliado. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (30).
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
“Vamos intensificar a testagem em pontos de circulação da população. A Sesa vai distribuir kits de testagem para os municípios. Queremos testar em massa para planejar as medidas a serem tomadas para o estado do Ceará. Uma reunião vai definir os pontos de testagem aqui na capital cearense”.
Camilo abordou ainda os riscos de transmissão da variante ômicron, que já teve, pelo menos, três casos identificados no Ceará, até o momento. “Há um indício forte de transmissão comunitária dessa variante ômicron, inclusive nós já tínhamos anunciado que já tinha sido identificado aqui no estado do Ceará. As informações dos especialistas mostram que o nível de propagação dela é muito alto, a velocidade que ela transmite é muita alta”.
Na busca por controlar a atual situação, Camilo anunciou ainda que um plano de contingência vai ser desenvolvido, em parceria com os prefeitos dos municípios cearenses.
Durante a transmissão, o gestor alertou para o aumento de casos de síndrome gripal que tem acontecido no estado, principalmente em Fortaleza. “Houve um crescimento muito forte nos últimos dias nos postos de saúde e nas UPAs com pessoas com síndrome gripal. (…) É preciso dobrar os cuidados nesse final de ano, nas festas de comemoração que as famílias se reúnem por conta desse crescimento nos níveis de positividade e de procura assistencial”, afirmou.
“Fazemos um apelo para que a população se cuide nessas festas de fim de ano. É fundamental o uso da máscara, que todo mundo tome a terceira dose e evitar aglomerações e manter o distanciamento social”, complementou Camilo.
Assista:
Covid-19: Brasil registra 167 mortes nesta quinta-feira
O Brasil registrou 167 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando a 618.984 vidas perdidas para a doença. Os dados foram divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) nesta quinta-feira (30).
Nas últimas 24 horas, 13.405 novos casos positivos para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) foram registrados no Brasil. Ao todo, 22.277.239 brasileiros já foram infectados pelo vírus.
Em relação aos casos confirmados do novo coronavírus, São Paulo lidera com mais de 4,4 milhões de casos. Minas Gerais, com 2 milhões, e Paraná, com 1,5 milhão de casos, aparecem na sequência. O estado com menos casos de Covid-19 é o Acre (88.384), seguido por Amapá (126.921) e Roraima (128.793).
Ainda, o site do Conass informou que estado de São Paulo, Roraima e Tocantins mantiveram os dados de ontem por problemas técnicos no Ministério da Saúde.
Nesta quinta, o país registrou média móvel de óbitos de 108; na quarta, essa taxa era de 104. Já a média móvel de casos está em 7.238.
O Instituto Johns Hopkins contabiliza 285.530.130 casos de covid-19 em todo o mundo e 5.426.781 mortes. Os Estados Unidos, Brasil e Índia são os países mais afetados pela doença.
Fonte: g1 CE (Com informações de iG)