Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Estudo encontra mutações em variantes no Brasil e indica escape à imunidade; entenda

Pesquisa produzida pela Fiocruz identificou variações "preocupantes", que reforçam que o SARS-CoV-2 está em um natural processo de evolução e adaptação diante do cenário de aumento no número de pessoas com anticorpos

22 de março de 2021
Estudo encontra mutações em variantes no Brasil e indica escape à imunidade; entenda

(Foto: iStock)

PUBLICIDADE

Estudo produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que a disseminação sem controle do SARS-CoV-2 no Brasil já gerou mutações das variantes do novo coronavírus que circulam no país.

Elas indicam que essas novas versões podem ser capazes de escapar parcialmente à imunidade adquirida por indivíduos.

O levantamento genômico identificou “mutações preocupantes” em 11 sequências do vírus em cinco estados: Amazonas, Bahia, Maranhão, Paraná e Rondônia.

Essas mudanças no vírus reforçam que SARS-CoV-2 está em um natural processo de evolução e adaptação diante do cenário de aumento no número de pessoas com anticorpos.

As amostras analisadas fazem parte da Rede de Vigilância Genômica Covid-19 da Fiocruz e foram colhidas entre 12 de março de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. Ao todo, 31 pesquisadores assinam o artigo.

“Identificamos que linhagens SARS-CoV-2 circulando no Brasil com mutações preocupantes no RBD [domínio de ligação ao receptor] adquiriram, de forma independente, deleções convergentes e inserções no NTD [domínio do terminal amino] da proteína S. Esses achados apoiam que a contínua transmissão generalizada do SARS-CoV-2 no Brasil está gerando novas linhagens virais que podem ser mais resistentes à neutralização do que as variantes parentais preocupantes”, diz o estudo publicado hoje.

A publicação passará agora por um processo de certificação e validação dos pares, ou seja, pela análise de outros pesquisadores da área para confirmação de métodos e resultados.

“Esses achados destacam a necessidade urgente de abordar a eficácia das vacinas SARS-CoV-2 para aquelas variantes emergentes do SARS-CoV-2 e o risco de transmissão comunitária não controlada contínua do SARS-CoV-2 no Brasil para a geração de variantes mais transmissíveis”, apontam os autores.

A preocupação dos cientistas é que as mudanças do vírus ocorrem justamente em área vital para que ele consiga se fixar nas células humanas.

“Essas mutações preocupam porque foram em regiões onde nossos anticorpos reconhecem e neutralizam o vírus. Por isso tivemos urgência em compartilhar esse artigo para o mundo saber o que está ocorrendo”, explica.

Ao todo, no mundo existem em torno de 840 mil genomas cadastrados, sendo mais de 4.500 deles do Brasil (um terço deles inseridos no sistema pela rede da Fiocruz).

“Uma hipótese é que essa grande mudança de pressão de seleção no genoma do vírus é impulsionada pelo aumento da imunidade da população humana adquirida em todo o mundo a partir da infecção natural por SARS-CoV-2. Nossos resultados sugerem que o SARS-CoV-2 está continuamente se adaptando”, dizem os especialistas.

Risco à imunidade
Segundo o pesquisador e coordenador do estudo, Gabriel Wallau, da Fiocruz Pernambuco, o resultado mostra o risco que corremos com a alta circulação do vírus.

“Se você permite que o vírus circule livremente, ele tem mais chance de mutar e acumular alterações ao longo do tempo. Além das variantes –que não surgiram só no Brasil–, o grande problema aqui é que temos uma situação de pandemia descontrolada e um cenário de sobrecarga do sistema de saúde.”
Gabriel Wallau, pesquisador da Fiocruz Pernambuco

“A grande questão que a gente não consegue responder agora é se essas mudanças vão permanecer e terem prevalência, já que o número de amostras com mutações é baixo em relação ao todo”, explica.

As mutações são mudanças no DNA do vírus e ocorrem durante o processo evolutivo. No caso do SARS-CoV-2, a maioria das mutações não impactam o vírus, mas algumas podem aumentar a capacidade de transmissão ou de escape dos anticorpos.

“À medida em que a população se contamina e aumenta a quantidade de anticorpos, variantes com estas alterações começam a prevalecer ao longo do tempo.”
Gabriel Wallau, pesquisador da Fiocruz Pernambuco

Wallau afirma ainda que não há como saber se isso terá impacto no curso da epidemia no Brasil, já que são necessários estudos mais detalhados para saber se essas mutações vão se tornar representativas, como ocorreu com as variantes P.1 (de origem no Amazonas) e P.2 (originada no Rio de Janeiro).

“O que sabemos é que são mudanças no material que se liga ao anticorpo e que o vírus pode escapar. Mas só estudos mais detalhados podem dizer isso. O que temos são indicações de que ele pode vir a escapar dos anticorpos —mas nós não estamos testando todos, só alguns anticorpos. Nossa resposta imunológica é composta por vários anticorpos que podem nos proteger”, diz.

Para o pesquisador, o resultado só reforça a necessidade de apertar o isolamento social até termos uma vacinação em massa no país. “Existem alguns trabalhos em que algumas mutações até conseguem escapar de outros anticorpos. Mas os efeitos da vacina são efetivos para evitar versões mais graves da doença, protegendo assim as pessoas mais debilitadas. Com isso a gente não vai ter sobrecarga no sistema de saúde”, diz.

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Prefeitos do Cariri cobram leitos de UTI, kit intubação e abastecimento de oxigênio a Camilo Santana

Prefeitos do Cariri cobram leitos de UTI, kit intubação e abastecimento de oxigênio a Camilo Santana

Novo golpe no WhatsApp: mensagem com prêmio do aniversário de 30 anos da Amazon é falsa

Novo golpe no WhatsApp: mensagem com prêmio do aniversário de 30 anos da Amazon é falsa

Março já registra mais de 1.000 mortos por Covid-19 no Ceará

Março já registra mais de 1.000 mortos por Covid-19 no Ceará

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat