Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Escassez mundial de seringas pode atrasar vacinação contra Covid-19

Estados Unidos e União Europeia já estão assinando contratos para comprar os produtos com antecedência, enquanto Brasil ainda estuda a medida

26 de agosto de 2020
Escassez mundial de seringas pode atrasar vacinação contra Covid-19

(Foto: Malte Mueller/Getty Images)

PUBLICIDADE

O mundo aguarda o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a Covid-19, mas apenas sua criação – e produção em larga escala – não é suficiente. É preciso pensar nos desafios práticos também. Um deles é a logística. A venda de doses da vacina, sua distribuição e aplicação pelo mundo não é algo fácil, e especialistas vêm alertando sobre um possível problema que pode complicar ainda mais o processo: a escassez de seringas.

A preocupação é mais do que legítima: no começo da pandemia, o mundo viu a demanda por equipamentos de proteção como máscaras, álcool em gel e sabonete disparar muito mais rapidamente do que a sua produção, o que levou esses produtos a desaparecer das prateleiras. Agora, países querem evitar que o mesmo se repita com seringas.

Não há dados sobre a oferta global de seringas, já que isso varia de país para país. Mas algumas nações já vem se preparando com antecedência, como é o caso dos Estados Unidos.

No começo de maio, Rick Bright, ex-diretor da agência de saúde Biomedical Advanced Research and Development Authority (Barda), enviou um documento ao governo americano estimando que seriam necessárias 850 milhões de seringas extras em um futuro próximo no país. O cálculo inclui tanto as seringas necessárias para uma possível vacina contra a Covid-19 que necessite de duas doses como também um estoque extra para a imunização contra outras doenças, como gripe e sarampo. Segundo Bright, é comum que após epidemias e pandemias a população procure se vacinar também contra outras doenças, o que leva a um aumento de demanda por esse instrumento.

Na época da liberação do documento, Peter Navarro, um dos conselheiros do presidente Donald Trump, escreveu: “Nosso estoque atual desses suprimentos é limitado e, nas capacidades atuais, levaria até dois anos para produzir essa quantidade de agulhas. Podemos nos deparar com uma situação em que temos doses de vacinas suficientes, mas não teremos como aplicá-las”.

Vale lembrar, porém, que o cálculo considera que todas as pessoas (ou grande parte delas) precisem ser vacinadas. Na prática, é possível que se atinja imunidade de rebanho (situação em que o vírus deixa de circular porque muita gente está imune) com uma porcentagem menor de indivíduos imunizados – embora não se saiba exatamente qual seja esse número.

Mesmo assim, o aviso acendeu uma alerta para o governo agir com antecedência: até julho, os Estados Unidos já havia assinados contratos milionários com quatro fabricantes de vacinas para a produção de pelo menos 820 milhões de seringas, com cerca de metade sendo entregue ainda esse ano e o restante em 2021. Entre as empresas, está a Becton Dickinson, mais conhecida como BD, que é a principal responsável por produzir o produto nos Estados Unidos e também em vários outros países, incluindo o Brasil. A BD também fechou contrato para fornecer 37 milhões de seringas para o Canadá e 65 milhões para para o Reino Unido, números muito próximos do número total de habitantes desses países, o que garantiria ao menos uma dose da imunização para grande parcela da população. Além disso, negociações para possíveis segundas doses estão em andamento.

A preocupação se estende também à União Europeia, bloco que reúne diversos países do continente europeu. Em reunião com representares dos ministérios da saúde dos países-membros, o órgão executivo da UE alertou que “vacinas contra Covid-19, quando forem desenvolvidas, poderão vir sem seringas e outros itens. Poderá haver escassez”. Alguns países do bloco, como Itália e Holanda, sugeriram que negociações com empresas fornecedoras desses itens sejam feitas via União Europeia e não individualmente por cada país, para que se assim consigam melhores preços.

No Brasil, o problema também existe. Segundo informações do jornal O Globo, Ministério da Saúde informou que está estudando a compra de 120 milhões de seringas e agulhas apenas para a vacinação contra a Covid-19, sendo 80 milhões de fabricantes brasileiros e 40 milhões de empresas internacionais. Esse número, porém, seria suficiente para imunizar apenas 57% da população nacional.

A BD também é a maior fornecedora do equipamento no Brasil, e afirmou que é capaz de aumentar sua produção caso haja demanda, desde que o pedido seja feito com antecedência. “Começamos a nos preocupar porque é preciso que o governo faça um estoque estratégico. As empresas podem produzir, mas precisam de planejamento prévio. Não vendemos pizza. Entregamos hoje o que os clientes encomendaram seis meses atrás”, afirmou a’O Globo Walban Souza, diretor de assuntos corporativos da BD.

Fonte: Superinteressante

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Há seis meses se confirmava o primeiro caso de Covid-19 no Brasil

Há seis meses se confirmava o primeiro caso de Covid-19 no Brasil

Conselho do MP arquiva queixa de Lula contra PowerPoint de Deltan Dallagnol

Conselho do MP arquiva queixa de Lula contra PowerPoint de Deltan Dallagnol

Centec oferece 245 vagas em cursos remotos gratuitos

Centec oferece 245 vagas em cursos remotos gratuitos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat