Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Desrespeito a protocolos sanitários no Ceará preocupa Secretaria da Saúde

Dr. Cabeto destaca que é fundamental a colaboração de toda a sociedade para que a reabertura seja bem sucedida e não retroceda

30 de outubro de 2020
Desrespeito a protocolos sanitários no Ceará preocupa Secretaria da Saúde
PUBLICIDADE

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vem acompanhando com preocupação o desrespeito aos protocolos sanitários estabelecidos para o processo de retomada das atividades econômicas e comportamentais no Ceará. A afirmação é do secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), que informa que a Sesa vem monitorando o número de casos de Covid-19 em Fortaleza.

De acordo com o titular da pasta, o Ceará não tem hesitado em tomar todas as providências necessárias ao enfrentamento da pandemia bem como à retomada segura da economia. Mas destaca que é fundamental a colaboração de toda a sociedade para que a reabertura seja bem sucedida e não retroceda.

Dr. Cabeto afirma que o quadro geral da Covid no Ceará continua sendo de redução no número de casos e de óbitos. Entretanto, alguns surtos localizados estão sendo observados em algumas regiões. Inclusive em alguns bairros da região central de Fortaleza, que vem apresentando um aumento da taxa de positividade de exames.

A partir dos números disponíveis, o secretário avalia que não é possível falar em segunda onda da Covid em Fortaleza e no Estado. Mas também não é possível descartar que essa nova onda venha acontecer. “Atualmente, nós temos presenciado no Estado alguns eventos que trazem um maior risco de aglomeração e, consequentemente, de contágio coletivo”, afirma o secretário. “Provavelmente, o aumento da taxa de positividade em Fortaleza teve relação com alguns desses eventos”.

Transparência
De acordo com Dr. Cabeto, ainda persistem muitas indefinições sobre a doença. Entre elas, a duração da imunidade por parte das pessoas que já contraíram a Covid-19, a taxa necessária de contágio para se alcançar a chamada “imunidade de rebanho” e a possibilidade de reinfecções. Ou seja, a possibilidade de pessoas que já tiveram a doença voltarem a apresentar os sintomas.

“A Secretaria assumiu o compromisso com a sociedade cearense de sempre se pautar por muita clareza e transparência na apresentação de seus dados. E o silêncio, em situações como a que nós vivemos, pode ser sempre entendido de forma inadequada”, destaca. “Por isso, decidimos fazer essa convocação de toda a sociedade no sentido de sensibilizar as pessoas para os riscos que ainda corremos diante da Covid”.

O secretário ressalta que a Sesa nunca hesitou em demonstrar o que pensa sobre cada assunto relacionado à pandemia, independente de questões ideológicas, políticas e eleitorais. “Essas questões não servem de critério para o nosso trabalho de monitoramento e de definição dos protocolos sanitários e terapêuticos”.

Enfrentamento da pandemia
Dr. Cabeto informa que o Ceará conseguiu montar uma grande estrutura de enfrentamento da pandemia do coronavírus e que, mesmo depois do recuo dos casos, segue preparado para o atendimento de um eventual novo surto da Covid-19 no Estado. “Quero deixar o cidadão cearense ciente de que tudo o que pode ser feito está sendo feito. Nós não hesitamos em tomar medidas duras e complexas quando foi necessário”, ressalta.

Entre essas medidas, estão a implantação do centro de testagem, um dos maiores do Brasil; os estudos de inquéritos sorológicos; a importação de insumos; a ampliação expressiva do número de leitos; a abertura de UTIs do Interior; a expansão da rede hospitalar e a aquisição de novos hospitais.

O secretário lembra também que a Sesa não hesitou em cobrar da Anvisa e do Ministério da Saúde o bloqueio dos aeroportos cearenses ou pelo menos a possibilidade de testar todos os viajantes provenientes de países europeus e norte-americanos. Na última sexta-feira (16), a Sesa organizou uma barreira sanitária no aeroporto de Fortaleza para receber turistas que chegavam em vôos originários da Europa, mas o trabalho não foi autorizado pela Anvisa. Diante da proibição, a Secretaria vai acionar a Justiça para que a barreira sanitária possa ser montada.

Protocolos
Ao longo dos últimos meses, a Secretaria da Saúde vem produzindo e divulgando uma série de documentos e protocolos relacionados às medidas a serem observadas no processo de retomada das atividades econômicas e comportamentais. Sempre com o foco na proteção da saúde e da vida das pessoas.

Para o titular da Sesa, o atual momento gera muita preocupação por conta da disseminação e reverberação de muita desinformação entre os cearenses. “Por isso, elaboramos nossos protocolos embasados com que há de mais qualificado em termos de estudos, pesquisas e conclusões das maiores e melhores publicações científicas nacionais e internacionais”, explica.

A manutenção de todo o processo de reabertura, ressalta o secretário, só é possível com o respeito e a observância a esses protocolos por parte de todos e todas: gestores públicos, profissionais de saúde, empresários, trabalhadores e da população em geral. Para Cabeto, a fiscalização da observância das medidas sanitárias é urgente e necessária. Mas não é a única saída nem é a escolha mais eficaz.

“Queremos manter e reafirmar um pacto com a população cearense para que as atividades econômicas, escolares, religiosas e de entretenimento possam, aos poucos ir retornando à normalidade”, afirma.

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Bolsonaro diz que vai reeditar decreto do SUS

Bolsonaro diz que vai reeditar decreto do SUS

MPCE recomenda adoção de medidas para evitar aglomerações em Juazeiro do Norte no Dia de Finados

MPCE recomenda adoção de medidas para evitar aglomerações em Juazeiro do Norte no Dia de Finados

Mourão contradiz Bolsonaro e afirma que país vai comprar vacina chinesa

Mourão contradiz Bolsonaro e afirma que país vai comprar vacina chinesa

Mais Lidas

  • Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

    Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

  • União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo

  • Austrália passa a exigir idade mínima de 16 anos para uso de redes sociais

  • Renovação automática e gratuita da CNH será liberada para motoristas considerados “bons condutores”

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat