Mais dois autotestes de Covid-19 ganharam aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com a decisão, o Brasil passa a ter seis modelos autorizados para venda. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira.
Curta e siga nossas redes sociais:
Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso WhatsApp.
Ambos os exames caseiros utilizam a técnica do swab nasal. Um deles, fabricado na China, deve ser comercializado pela Biosul Produtos Diagnósticos com um autoteste com embalagem. Já o segundo, produzido na Coreia do Sul, deve ser colocado à venda pela Kovalent, com dois ou cinco unidades por pacote.
O painel de pedidos de registro da Anvisa mostra que a agência já recebeu 81 solicitações até esta quarta-feira. Além dos seis aprovados, dois estão sob avaliação. Técnicos já analisaram outros seis, que devem ter os resultados divulgados nos próximos dias. Ao todo, 13 foram negados.
Segundo a Anvisa, os requisitos são segurança, desempenho e atendimento quanto aos critérios. A usabilidade ganha atenção especial, já que a avaliação é de que recomendações de uso de forma simples ajudam o público leigo a fazer o teste em casa. O resultado deve ficar pronto em 15 minutos.
A Anvisa autorizou a venda em farmácias e em drogarias em 28 de janeiro. Para o produto chegar ao consumidor final, não basta a aprovação para o produto: é preciso que as empresas obtenham o registro na agência.
Brasil chega as 650 mil mortes em decorrência da Covid-19
Nas últimas 24h, o Brasil registrou 370 óbitos e 30.995 casos de Covid-19. Nesta quarta-feira de cinzas, as estatísticas aparecem um pouco abaixo do patamar recente em virtude do feriado de Carnaval, quando as secretarias de saúde não funcionam.
Além disso, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), os dados da Paraíba foram mantidos iguais ao reporte de ontem, por problemas técnicos. O Mato Grosso fez um reporte dos acumulados de 26 de fevereiro a 2 de março; e o Tocantins fez uma revisão para correção de inconsistências e duplicidades.
Desta forma, o total de óbitos confirmados em todo o país desde o início da pandemia atingiu a marca de 650.000. Em relação aos resultados positivos em todo o período, já são 28.842.160.
A média móvel de casos apresentou uma queda considerável, e ficou em 51.039. O número é 48% menor que o registrado na última quarta-feira (23), quando foi de 98.872. O mesmo aconteceu com a média de mortes, que foi de 806 para 512 (-36,4%).
A partir de agora, o diagnóstico será ainda mais simples. Os autotestes que foram aprovados pela Anvisa para comercialização direta ao público devem chegar ao mercado até o próximo dia 7 de março, e devem custar entre R$ 39 e R$ 70.
Fonte: Agência O Globo (Com informações de iG)