Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Covid-19: 141 dos 184 municípios cearenses estão preparados para a vacinação

Cidades precisam estruturar equipes e salas de imunização para iniciar o processo. Logística vai depender de qual das três vacinas negociadas pelo Governo do Estado vai chegar primeiro após autorização da Anvisa

13 de janeiro de 2021
Covid-19: 141 dos 184 municípios cearenses estão preparados para a vacinação

Vacinadores têm até hoje (13) para informar à Sesa quais unidades deverão realizar a imunização (Foto: Helene Santos)

PUBLICIDADE

Com o avanço no processo de produção de vacinas contra a Covid-19 destinadas ao Brasil, as atenções começam a se voltar para os planos de distribuição e imunização nos estados e municípios. Um dos passos nesse processo é obter permissões no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (Sipni), do Ministério da Saúde, onde o andamento da vacinação será acessado e informado.

Até o momento, 141 dos 184 municípios cearenses já aderiram ao sistema, de acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O número representa 77% do total no Estado.

As 43 cidades restantes já iniciaram o cadastramento, mas não o finalizaram. Além disso, os vacinadores têm até esta quarta (13) para informar quais unidades deverão realizar a vacinação. O novo Sipni é o banco de dados geral dos brasileiros vacinados.

“Esse cadastro é essencial para que a gente monitore a vacinação tanto na aplicação quanto nas reações adversas. Os municípios precisam informar qual logística possuem, se os sistemas são informatizados. É uma preparação das equipes de imunização. Temos o objetivo de fazê-la sem aglomeração, em centros de vacinação abertos, como quadras poliesportivas, e utilizando estratégias de agendamento prévio e uso de drive thru”, detalha a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Além dos gestores, a Pasta também orienta que a população que não costuma utilizar o serviço público de saúde realize um cadastro prévio por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde. Caso ainda não possua essa inscrição, o paciente pode efetuá-lo pelo aplicativo ou no próprio dia em que for ser imunizado. No entanto, Magda recomenda adiantar o processo para evitar filas nos postos de vacinação.

“O mais importante é que esse cadastro seja feito previamente, para que a pessoa já possa agendar e se deslocar ao local de saúde somente naquele horário”, indica. Quem é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) já possui a inscrição, garante a Sesa.

Três laboratórios
O Governo do Estado já requisitou vacinas contra a Covid-19 de três laboratórios diferentes e aguarda a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). São elas: a vacina produzida pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca – que será replicada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan, em São Paulo; e a das farmacêuticas americana Pfizer e alemã BioNTech.

A secretária-executiva reforça que cada usuário precisa tomar duas doses da mesma vacina. O virologista e biomédico Mário Oliveira explica que as vacinas são fabricadas de formas diferentes e a interação entre elas pode desfavorecer a proteção. “Se eu tomar uma vacina de vírus atenuado e outra de DNA, não vai ocorrer imunidade. Você tem que tomar a mesma vacina no período exigido pela empresa para que ela funcione bem”.

Magda Almeida destaca que a logística de distribuição da vacina vai seguir o processo rotineiro de outras campanhas, se assemelhando à da influenza. Os centros regionais de imunobiológicos ficarão disponíveis para que os municípios enviem seus veículos para abastecer os lotes do imunizante.

“No momento em que a vacina chegar, qualquer que seja ela, já vamos ter a rede preparada”, garante Magda.

Das três opções negociadas pelo Governo, a das Astrazeneca e a Coronavac são manejadas com maior facilidade, já que podem ser armazenadas em temperaturas entre 2 ºC e 8 ºC. Contudo, a germano-americana Pfizer necessita de 70 ºC negativos para se manter viável. A Universidade Federal do Ceará (UFC) já disponibilizou oito freezers específicos para armazená-la.

“Como ela precisa de ultrarrefrigeração, vamos precisar de um tempo mais ágil para que não se decomponha, então haverá uma priorização de Fortaleza e dos municípios da Região Metropolitana”, explica Magda. Ainda não há data fechada para o início da imunização no Estado, mas ela diz que há expectativa para a chegada de remessas ainda neste mês de janeiro.

Meta
Iniciada a vacinação, a expectativa da Sesa é atingir a meta de 95% dos grupos prioritários em cerca de seis meses – mas tudo a depender da quantidade de doses enviada ao Estado e da adesão da população.

“Vamos ter esse tempo para observar como ela se comporta. Estamos dando prioridade aos grupos mais vulneráveis e esperamos que com isso a gente consiga reduzir principalmente os casos mais graves”, afirma a secretária-executiva.

Para Magda, é preciso reduzir a velocidade de contaminação, que voltou a crescer no Ceará desde outubro de 2020, quando ocorreram as eleições municipais. De acordo com a plataforma IntegraSUS, novas confirmações voltaram a cair em dezembro. Em 2021, até a tarde dessa terça-feira (12), foram confirmados 4.262 diagnósticos positivos para a doença. No mesmo período, 71 pessoas morreram.

Atualmente, a secretária-executiva classifica o cenário “confortável”, com a rede pública conseguindo “se adaptar às pressões”. No entanto, existe preocupação de “que os casos aumentem em velocidade tão grande que a gente não tenha equipes de saúde”. “Temos capacidade grande de ampliação de leitos de UTI e enfermaria, capacidade de testagem boa, mas há limitação de recursos humanos que, nesse momento, se encontram divididos entre casos de Covid e não-Covid”, observa.

Nessa terça (12), a taxa de ocupação geral de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Ceará estava em 64,36% e, de enfermarias, em 40,62%, segundo o IntegraSUS. Na rede pública, os índices estavam em 67,36% e 44,32%, respectivamente. Já na rede privada, em 73,1% e 58,67%.

Por Kilvia Muniz/Nícolas Paulino

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Prefeito de Goiânia, Maguito Vilela morre após complicações da Covid-19

Prefeito de Goiânia, Maguito Vilela morre após complicações da Covid-19

Foragido da Bahia envolvido em 200 homicídios é preso em casa de luxo em Iguatu

Foragido da Bahia envolvido em 200 homicídios é preso em casa de luxo em Iguatu

Prefeitura de Barbalha convoca coletiva para esclarecer dívida deixada pela gestão Argemiro Sampaio

Prefeitura de Barbalha convoca coletiva para esclarecer dívida deixada pela gestão Argemiro Sampaio

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Gripe K chega ao Brasil e OMS alerta para aumento de casos; veja sintomas e como se prevenir

  • Programa Sinalize recebe mais de R$ 230 milhões para pavimentação e sinalização em todo o Ceará

  • Lula lidera todos os cenários eleitorais e venceria adversários no segundo turno, aponta pesquisa Quaest

  • Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat