Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Com 8% da população vacinada com segunda dose, Ceará é 1º do Nordeste em imunização contra Covid

Segundo imunologista, ritmo de vacinação no Estado acompanha o do Brasil. Andamento deve acelerar somente após chegada de novas doses

5 de maio de 2021
Ceará vacinou 318.726 pessoas contra a Covid-19; 54.475 já receberam a segunda dose

(Foto: Camila Lima)

PUBLICIDADE

Em meio a esforços por todo o Brasil para garantir maior cobertura vacinal contra a Covid-19, o Ceará é o estado do Nordeste a registrar maior porcentagem de imunização com segundas doses. Ao todo, 8% da população recebeu a chamada D2, percentual correspondente a 731.516 aplicações. Os dados foram obtidos pelo Diário do Nordeste por meio dos painéis de vacinação oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Alguns foram atualizados na segunda (3) e outros na terça-feira (4).

Depois do Ceará, Paraíba e Bahia são os estados que ocupam, respectivamente, o 2º e 3º lugar da liderança de imunização contra a doença no Nordeste, com 7,9% e 7,8% de suas populações totalmente vacinadas. A Paraíba soma 317.312 aplicações de segundas doses e a Bahia, 1.167.267.

Dentre os demais estados nordestinos, a porcentagem varia de 5,9% a 7,2%: Rio Grande do Norte (7,2%), Pernambuco (7,2%), Piauí (6,9%), Sergipe (6,4%), Alagoas (6,3%) e Maranhão (5,9%).

Apesar de 14,8% da população cearense ter recebido a primeira dose, equivalente a 1.363.795 aplicações, a imunidade contra o novo coronavírus só é garantida após o recebimento da segunda dose.

Ritmo de vacinação
Apesar do Ceará surgir como o estado do Nordeste que percentualmente mais imunizou sua população, o imunologista e professor do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará (UFC), Edson Teixeira, aponta que ainda não é tempo de comemorar.

“O ritmo que o Ceará tem vacinado, é um ritmo mais ou menos como o que o Brasil tem vacinado. A aceleração desse ritmo só é possível com a chegada de vacina e o Estado tem feito seu papel, porque assim que as vacinas chegam, são distribuídas e rapidamente vão para o braço das pessoas.”
Edson Teixeira, imunologista e professor da UFC

Na perspectiva do professor, é possível identificar uma redução no número de mortos, se tomar como referência extratos populacionais que já receberam a vacina, como os profissionais da saúde. No entanto, aponta que a porcentagem populacional imunizada precisa ser ainda maior para o efeito geral ser percebido.

“Há um consenso de que em torno de 70 a 80% de cobertura vacinal, você reduz a transmissão, mas a gente só vai ter essa resposta quando for vacinando”, aponta Edson.

Reforço da dose e dos cuidados
A evasão de pessoas entre a primeira a segunda dose da vacina é um cenário preocupante para o imunologista. “Há uma porcentagem grande de pessoas que não estão voltando à segunda dose. Todas necessitam dessa segunda dose, porque somente depois de duas semanas dela é que se consideraria as pessoas imunes”, explica.

A secretária executiva de Vigilância e Regulação do Ceará, Magda Almeida, também relembra a importância de manter os cuidados, apesar da vacina já ter apresentado redução na quantidade de internações e óbitos no Estado.

“A vacina evita a progressão para casos graves e óbitos, mas não evita a contaminação. É importante que mesmo as pessoas vacinadas continuem os cuidados de não aglomerar, de usar máscara, de não receber visitas”, alerta.

Felicidade com imunização
A aposentada Vânia Maria Pinheiro, de 72 anos, está entre os mais de 731 mil cearenses que já receberam a segunda dose da vacina contra Covid-19. Desde o dia 17 de abril, quando retornou para uma nova aplicação do imunizante CoronaVac, o alívio acompanha a idosa em seu cotidiano.

“Eu me senti bem. Fiquei morta de feliz, fui privilegiada em tomar mais cedo e olhe, vou ser bem honesta, eu tive um pouco de medo da doença, mas não exageradamente.”
Vânia Maria Pinheiro, aposentada

Vânia era acostumada a fazer trabalhos voluntários, principalmente nos hospitais de Fortaleza, fazendo companhia para pessoas doentes. Além disso, suas tardes sempre tinham um tempo reservado para visitar amigas, tomar um “cafézinho” e colocar as conversas em dia. Com a pandemia, precisou respeitar o isolamento social, ficar em casa e usar máscara ao sair de casa.

“Me deixava angustiada. Na hora que terminar a pandemia, quando eu puder, vou voltar para o hospital e ajudar as pessoas. Meu desejo é esse”, finaliza, compreendendo que ainda há um longo caminho até os dias de novas saídas seguras.

Vacinação no Ceará
As primeiras aplicações de vacina contra Covid-19 no Ceará ocorreram no dia 18 de janeiro, logo após a chegada de um lote com 229,2 mil doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Na ocasião, profissionais de saúde do Hospital Leonardo da Vinci, Instituto Doutor José Frota (IJF) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF) foram imunizados. No dia seguinte, idosos institucionalizados de Fortaleza também foram contemplados na primeira etapa de vacinação.

De 18 de janeiro até o último dia 15 de abril, o Estado recebeu e distribuiu 2,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid. Desse total, 1,6 milhão, referente a 74,5%, foram somente da CoronaVac.

Nesta quarta-feira (5), Fortaleza iniciou a terceira fase da vacinação contra a Covid-19, no Centro de Eventos. Nesta etapa, são contempladas pessoas com deficiência permanente, comorbidades, grávidas e puérperas.

Na última quinta-feira (29), idosos não puderam ser vacinados em Fortaleza, devido à falta da CoronaVac. A secretária executiva de Vigilância e Regulação do Ceará, Magda Almeida, porém, estima que o Ceará poderá receber ainda nesta semana carregamentos extras do imunizante para idosos acima de 60 anos que estão com a segunda dose atrasada.

Conforme o Vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), mais de duas milhões de doses (2.118.505) foram aplicadas no Ceará, sendo 1.377.242 primeiras doses e 741.263 segundas doses. Os dados mais recentes foram atualizados às 17h da terça-feira (4).

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Ferramenta desenvolvida no Ceará permite ampliar produtividade de banana

Ferramenta desenvolvida no Ceará permite ampliar produtividade de banana

Rússia anuncia registro de nova versão da vacina contra Covid-19 Sputnik, em dose única

Rússia anuncia registro de nova versão da vacina contra Covid-19 Sputnik, em dose única

Um dia após dizer que o meio ambiente no Brasil está de “parabéns”, avião de Bolsonaro arremete por conta da fumaça das queimadas

Após fala de Bolsonaro, líder da frente Brasil-China fala em “doença mental”

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

  • WhatsApp libera modo de segurança avançado contra ataques cibernéticos; saiba como ativar

  • Camilo Santana assina portaria que fixa piso nacional do magistério em R$ 5,1 mil

  • Vírus Nipah ameaça o Brasil? Veja o que diz o Ministério da Saúde

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat