O Ceará registra ocupação de 48,23% de suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) voltadas ao tratamento de pacientes com Covid-19, segundo aponta a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O monitoramento é baseado em dados colhidos até às 19h06min desta quarta-feira, 21. Em todo Estado, são 26 pacientes na fila de espera por leitos específicos de tratamento da doença.
Na distribuição de leitos da UTI, a ala que atende crianças infectadas pelo vírus pandêmico é a que mais apresenta ocupação, de 63,16%. Em seguida aparece a ala voltada para o atendimento adulto, que no período avaliado estava com 48.24% de ocupação. UTI gestante e neonatal não foram atualizadas.
Em relação as enfermarias do Estado, que atendem casos menos graves da doença, a média geral de ocupação é de 26,44%. Nesse tipo de equipamento, a ala infantil também é a que apresenta o maior índice, de 42,86%. Enfermaria adulto está em 23,71%. Tanto a neonatal como a gestante não foram atualizadas.
Na capital Fortaleza, 42,21% das UTIs Covid estão ocupadas, sendo o maior índice registrado na ala infantil: 70,83%. Enfermarias tem ocupação geral de 34,96% e também apresentam um percentual maior de ocupação na ala destinada ao atendimento para crianças: 48,3%.
De acordo com dados colhidos até às 19h07min de hoje, o Estado tem 26 pessoas na fila de espera por leitos específicos de tratamento da doença pandêmica. Desses pacientes, 19 aguardam pela transferência a uma enfermaria e sete esperam por vagas em leitos de UTI.
Fonte: O Povo