Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

‘Apesar da tendência de queda no contágio em todo Ceará, cenário ainda é de alerta’, diz cientista

Três das cinco regiões de saúde apresentam taxa de contágio abaixo de 1, o que sinaliza estabilização da Covid-19. No entanto, a ocupação dos leitos ainda preocupa

21 de abril de 2021
Com Bolsonaro omisso, governadores articulam anunciar medidas restritivas em conjunto contra avanço da Covid-19

(Foto: Freepik)

PUBLICIDADE

Após a escala de novas infecções — iniciada em novembro e cujo pico foi registrado em março deste ano — três das cinco regiões de saúde do Ceará apresentam tendência de queda no índice de transmissão. Fortaleza, Cariri e Sobral estão com taxa de contágio abaixo de 1, o que significa que cada grupo de 100 infectados transmite o novo coronavírus para menos de 100.

Fortaleza e Cariri têm os menores índices, ambos com 0,95. Ou seja, 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 95 pessoas. Sobral apresenta índice de 0,97. Já as regiões do Sertão Central (1,07) e Litoral Leste/Jaguaribe (1,11) são as duas únicas que apresentam taxa acima de 1.

Os números foram apresentados pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus à Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado. O Comitê é composto por quatro cientistas-chefes, sendo 3 professores da UFC e um da Universidade de Fortaleza (Unifor). A análise semanal do grupo baliza as decisões governamentais quanto as medidas sanitárias impostas no decreto.

Tendência de queda
O cientista-chefe do Comitê e professor do departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Soares de Andrade Júnior, explica que a modelagem epidemiológica sugere uma tendência de queda em todo o Estado, mesmo nas duas regiões cujo índice está acima de 1.

Segundo o especialista, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe estão muito próximos da taxa que sinaliza a estabilização de contágio. “Levando-se em consideração a margem de erro associada, podemos apontar que elas [as regiões] estão bem próximo a 1”, pontua José Soares.

Nas cinco regiões a taxa tem apresentado sucessíveis reduções. Fortaleza, por exemplo, estava com taxa 1,12 entre 6 e 26 de março. No período seguinte caiu para 1,08 e, agora, declinou para 0,95. A região de Sobral obteve a maior queda, saindo de 1,22 para 0,97.

Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe que estão com taxa acima de 1, também apresentam tendência de queda. “Ainda vamos analisar os números ao longo desta semana, mas a projeção é de manutenção nessa tendência de queda em todo o Ceará”, destacou o cientista.

Importância do lockdown
Na avaliação do professor da UFC, as medidas de isolamento social restritivo — iniciadas em todo o Estado no dia 11 de março, com exceção de Fortaleza que teve o lockdown iniciado no dia 5 daquele mesmo mês — tiveram fundamental importância para redução nos casos.

“Começamos a entrar no ponto de estabilidade e temos tendência de decrescimento. Muito provavelmente, na minha avaliação, esses índices devem-se ao isolamento”.

A análise do cientista é corroborada pelo estudo publicado na revista Science, umas das mais renomadas no mundo. O artigo descreveu o Ceará como um estado ‘resiliente’ na contenção da doença. Segundo o estudo, ‘as ações locais foram bem-sucedidas”.

Média Móvel
Nas cinco regiões de saúde, a média móvel de novos casos apresentou substancial redução neste mês de abril. No Sertão Central, caiu de 186,14 no dia 9 deste mês, para 35,14 (18.04). No Litoral Leste/Jaguaribe, a redução, no mesmo intervalo, foi de 276,14 para 35.

Na região de Sobral, a média móvel que em 10 de abril era de 439,57, regrediu para 88,85, conforme números de ontem (18). Já a média móvel do Cariri, em igual intervalo, passou de 328,71 para 52,85.

A região de saúde de Fortaleza apresentou a maior redução em números absolutos. No dia 9 de abril a média móvel era de 1.939,14. Ontem, a média caiu para 573,71.

Alerta
Mesmo com essa projeção de queda, Soares ressalta que o cenário ainda está próximo da criticidade. O estudo mostra que apesar de existir uma estabilidade no contágio, “essa estabilidade ainda está montada em um número muito alto de casos”.

“Embora tenhamos essa tendência, é preciso manter o estado de alerta. Os números ainda são muito altos. Fortaleza, por exemplo, tinha na semana passada média de mil casos por dia. Com a taxa em 0,95, são 950 pessoas potencialmente infectadas. É um número que ainda preocupa.”
José Soares de Andrade Júnior, Professor da UFC

Diante deste número ainda elevado, Soares externa preocupação com a sobrecarga do sistema de saúde. Apesar do incremento de leitos de UTI e enfermaria, que já somam mais de 5 mil em todo o Estado, a demanda assistencial segue elevada. “Este é o grande gargalo. Manter o sistema de saúde acessível é o grande desafio e preocupação”, pondera.

O cientista reforça ainda que, como agravante a estes números, esta a nova cepa. “As características da variante do vírus desta segunda onda são diferentes. Os pacientes evoluem muito rapidamente e os óbitos não estão mais massificados aos idosos, como era na primeira onda”.

Taxa de ocupação
A preocupação frente a alta demanda por atendimento hospitalar pode ser mensurada através de números. De acordo com o IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, a taxa de ocupação dos leitos de UTI do Estado atualmente é de 95,65% e, de enfermaria, 80,02%. Os números da UTI Adulto são ainda mais expressivos. A taxa geral está em 97,61%.

Nas duas regiões em que a taxa de contágio está acima de 1, a ocupação dos leitos é preocupante. O Sertão Central tem 100% dos leitos de UTI ocupados. No Litoral Leste/Jaguaribe, não há leitos de UTI e a taxa de ocupação da enfermaria está em 62,5%.

Diante de números tão altos e com muitos hospitais sem leitos disponíveis, quase 900 pessoas aguardam na fila à espera de leitos. Deste total, 520 esperam por UTIs.

Importância do estudo
A capacidade de traçar parâmetros e fazer previsões acerca do comportamento doença possibilita aos cientistas avaliar os planos de isolamento e, assim, subsidiar o governo às decisões tomadas quanto as medidas sanitárias.

Segundo Soares, o Comitê do Ceará emprega nos estudos o modelo SEIIR, um dos mais utilizados para modelar a pandemia da Covid-19.

O modelo considera classes distintas, que englobam os Suscetíveis (S), que são aqueles não infectados, mas suscetíveis a uma possível infecção; os Expostos (E), àqueles que foram expostos à infecção, porém o vírus está em um estado de incubação e a pessoa ainda não transmite; os Infectados (I), que são as pessoas em que o vírus já se manifestou e que podem transmitir a infecção; e os Removidos (R), àqueles que foram infectados e, em seguida, removidos após um período, seja devido à imunização ou devido à morte.

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Banco Central anuncia lançamento da nota de R$ 200

Antecipação do 13º de aposentados pode ficar para maio, dizem especialistas

De críticas a salário em post de governador a desvio de energia, CGD investiga 20 policiais

De críticas a salário em post de governador a desvio de energia, CGD investiga 20 policiais

Ceará acumula mais de 313 mil casos de Covid-19 e chega a 9.768 óbitos pela doença

Brasil registra 3.472 mortes em 24h e ultrapassa marca de 380 mil óbitos

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Ceará recebe 29 mil doses da vacina contra vírus sincicial respiratório (VSR)

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat