O governador do Ceará, Camilo Santana, informou, nesta segunda-feira (19), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou o pedido de realização de testes nos passageiros que chegam ao Ceará pelo aeroporto de Fortaleza, em voos internacionais. Segundo Camilo, após a negativa, foi enviado ofício ao ministro das Relações Exteriores solicitando que os visitantes façam o exame antes de embarcarem para o estado, nos países de origem. Procurada pelo G1, a Anvisa ainda não se manifestou sobre o assunto.
“Após ter solicitado apoio ao Governo Federal para reforçar as ações de controle sanitário no Aeroporto de Fortaleza, em virtude do aumento dos casos de Covid-19 na Europa e Estados Unidos, e da Anvisa ter negado que o Governo do Estado realizasse testes nos passageiros que chegam ao Ceará vindos de voos internacionais, como propôs o nosso Governo, enviei ontem ofício ao ministro das Relações Exteriores para que seja seguido o princípio da reciprocidade, de acordo com o Direito Internacional Público, de acordo com o Direito Internacional Público”, afirmou o governador.
Camilo Santana disse que as mesmas exigências pedidas aos brasileiros para entrada em países do exterior devem ser aplicadas aos passageiros vindos da Europa e de outras partes do mundo.
“Ou seja, que as mesmas exigências feitas aos brasileiros no exterior sejam praticadas em solo nacional, como a realização obrigatória do exame de Covid-19 antes do passageiro embarcar para o Brasil”, disse o governador em uma publicação nas redes sociais.
Após ter solicitado apoio ao Governo Federal para reforçar as ações de controle sanitário no Aeroporto de Fortaleza, em…
Posted by Camilo Santana on Tuesday, October 20, 2020
Segundo informações da Fraport, empresa que administra o aeroporto de Fortaleza, de janeiro a agosto deste ano, o equipamento recebeu 459 voos internacionais, com 56.680 passageiros vindos do exterior. Entre março e abril, meses que marcaram os primeiros registros de Covid-19 no Ceará, o número de voos que chegaram de outros países ao estado caiu de 79 para 11, e a quantidade de passageiros despencou de 10.705 para 12.
A movimentação no aeroporto começou a ser retomada em agosto, dois meses após o início da volta gradual das atividades econômicas no estado. Naquele mês, o último com dados consolidados pela Fraport, foram contabilizados 20 voos internacionais, com 1.105 passageiros.
Fonte: G1 CE