Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Anvisa autoriza Butantan importar insumos da CoronaVac

A instituição acredita ser possível que as doses estejam à disposição até dezembro

28 de outubro de 2020
Anvisa autoriza Butantan importar insumos da CoronaVac

Foto ilustrativa da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan (Foto: Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo)

PUBLICIDADE

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou hoje que autorizou a importação de matéria-prima para o início da produção local da CoronaVac, a vacina contra a covid-19 desenvolvida e testada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

O pedido havia sido feito em setembro pelo Butantan, que tem a previsão de usar os insumos vindos da China para produzir neste ano 40 milhões de doses do imunizante em sua fábrica em São Paulo. A instituição acredita ser possível que as doses estejam à disposição até dezembro. Além disso, há também um pedido de compra de 6 milhões de doses que produzidas pela Sinovac.

Em nota, a Anvisa confirmou que concedeu a liberação dos insumos em “caráter excepcional”. A decisão foi tomada no Circuito Deliberativo da entidade, que permite a votação virtual dos diretores da agência sobre temas de grande relevância. O grupo se reuniu ontem e hoje.

A Anvisa também fez questão de esclarecer que a CoronaVac ainda não tem registro no Brasil para que seja iniciada uma campanha de vacinação com o imunizante.

“Os estudos ainda estão em andamento e não existe previsão de data para a vacinação”, afirma a Anvisa. “Não há ainda vacinas autorizadas no Brasil”, disse. A CoronaVac está na última fase de testes (chamada de fase 3) e o Instituto Butantan espera que seja atingido o número de 61 voluntários que tomaram o placebo (medicamento que não contém o vírus) e sejam contaminados pelo vírus. A medida é necessária para comprovar a eficácia do tratamento.

A partir dessa amostragem, é feita então uma comparação com o total dos que receberam a vacina e, eventualmente, também tiveram diagnóstico positivo da covid-19. Se o imunizante atingir os índices necessários de eficácia e segurança, será submetido a uma avaliação da Anvisa para registro e só então a vacina estaria liberada para aplicação na população.

Cobranças públicas
Na última semana, o Instituto Butatan fez cobranças públicas pela liberação da importação. A Anvisa havia respondido dizendo que havia “discrepâncias” no pedido de importação.

Dimas Covas, diretor geral da instituição, cobrou a Anvisa hoje, mais cedo, afirmando que a demora na liberação estava atrasando o cronograma de produção da CoronaVac.

Confiança no Butantan
O diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres, comentou sobre a autorização e demonstrou confiança de que o Butantan possa atender aos requisitos feitos pela agência para a importação, assim como disse acreditar na competência da instituição paulista para lidar com um material que requer segurança redobrada.

“Vacinas já prontas foram autorizadas e agora estamos autorizando a vinda para o Brasil de matéria-prima, que é claro, terá todo o atestado de segurança do manuseio deste material assumido pelo próprio Instituto Butantan, que tem condições para isso para que possa ter início os ajustes da fase de produção”, disse Barra Torres em entrevista à CNN Brasil.

“Claro que temos que lembrar que estamos lidando com o material, no caso o vírus inativado, mas é um material biológico que precisa ter um controle muito bem feito e rigoroso. E com certeza não terá maiores dificuldades para que o Instituto [Butantan] proceda dessa maneira”, completou o diretor da Anvisa.

Barra Torres explicou que as exigências feitas pela Aagência, “em linhas gerais, são detalhes que falam da segurança, do transporte, do acondicionamento desse material, do seu manuseio, das condições que tem de haver para que ele fique em perfeitas condições.”

Impasse sobre distribuição
Enquanto a produção local da CoronaVac deu mais um passo à frente, a distribuição do imunizante contra a covid-19 ainda permanece sob incertezas. Na última semana, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a anunciar um compromisso de compra das primeiras 46 milhões de doses da vacina, mas foi desautorizando no dia seguinte pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que mandou cancelar a compra.

Hoje, o governador de São Paulo João Doria (PSDB) afirmou que caso o governo federal não decida pela inclusão da CoronaVac no PNI (Programa Nacional de Imunizações), o que significaria sua distribuição pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o governo paulista pagará ele próprio pelas 46 milhões de doses e deve fazer uma campanha de vacinação estadual, assim como fornecer o imunizante também para outros estados.

Fonte: UOL

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Agrofloresta é alternativa para reduzir número de queimadas no CE

Agrofloresta é alternativa para reduzir número de queimadas no CE

CoronaVac não chegará para população em 2020; veja nova previsão

CoronaVac não chegará para população em 2020; veja nova previsão

Polícia Civil de Juazeiro do Norte apreende a maior quantidade de drogas de 2020 no Cariri

Polícia Civil de Juazeiro do Norte apreende a maior quantidade de drogas de 2020 no Cariri

Mais Lidas

  • Delete já: vírus que rouba contas bancárias foi encontrado em 10 apps; veja lista

    Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

  • Chuvas atingem 20 municípios do Cariri e Jardim registra maior volume do dia

  • WhatsApp libera modo de segurança avançado contra ataques cibernéticos; saiba como ativar

  • Camilo Santana assina portaria que fixa piso nacional do magistério em R$ 5,1 mil

  • Proprietários de veículos no Ceará têm até esta sexta-feira para pagar IPVA 2026 com até 10% de desconto

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat