Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

700 mil adolescentes poderão receber vacina Pfizer no Ceará

Especialistas elogiam ampliação da vacinação. Não há prazo para esse grupo começar a ser vacinado

12 de junho de 2021
Pfizer pede à Anvisa registro definitivo de vacina contra a Covid-19

Vacina da Pfizer é a primeira a ter aval para adolescentes (Foto: Ahmad Gharabli/AFP)

PUBLICIDADE

Foi dada aprovação à primeira vacina contra Covid-19 no Brasil para ser aplicada em adolescentes. O imunizante da Pfizer recebeu aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para crianças e adolescentes com 12 anos ou mais. Estados Unidos, Canadá e Europa também deram sinal verde à única vacina até agora com autorização para uso em crianças e adolescentes no mundo.

No Ceará, pelo menos 704.852 cearenses com idades entre 12 e 15 anos, conforme projeção do IBGE, passaram a integrar o grupo de pessoas que podem ser vacinadas contra a Covid-19. A autorização para uso da vacina da Pfizer ocorreu na sexta-feira, 11, quase um mês após a fabricante apresentar o pedido à agência, protocolado em 13 de maio.

Segundo a Anvisa, a liberação foi aprovada após a Pfizer comprovar, através de estudos desenvolvidos fora do Brasil, a segurança e eficácia da vacina para este grupo. O antígeno já havia sido liberado para maiores de 16 anos e foi o primeiro a obter registro definitivo no Brasil, em fevereiro deste ano. Atualmente, o imunizante é o único no País que pode ser utilizado em pessoas com menos de 18 anos.

Especialistas ouvidos elogiaram a decisão da Anvisa e apontaram que, com a ampliação do grupo apto a receber a vacina, são maiores as chances do Brasil controlar a pandemia. Eles ressaltam, no entanto, que para isso acontecer, o Ministério da Saúde deve ampliar a oferta de imunizantes e acelerar o ritmo da campanha nacional de vacinação.

O imunologista Cícero Inácio diz que a decisão da agência reguladora brasileira deve ser comemorada, uma vez que já existem estudos internacionais comprovando a efetividade da vacina no mesmo grupo. “Já foram feitos estudos em outros países, como Estados Unidos e Reino Unido, então a Anvisa apenas carreou os resultados positivos de lá e confirmou as decisões de agências internacionais. Foi uma decisão muito acertada, porque a Pfizer é uma vacina muito eficiente e com poucos relatos de efeitos colaterais”, comenta.

O médico ainda avalia que, para diminuir a circulação viral, não basta apenas imunizar os adultos. Segundo ele, a hipótese de que as crianças e adolescentes estarão protegidas da Covid-19 com a vacinação isolada de adultos está errada. “A maior taxa de transmissão da Covid-19 não é no trabalho, mas dentro de casa, onde geralmente não costumamos usar máscara. Suponhamos que um adulto sai, vai trabalhar, e por algum descuido, traz para dentro de casa o vírus. Ele, então, pode transmitir para todos da família, inclusive para as crianças e adolescentes. A doença não escolhe idade ou sexo, pode atingir a todos. Por isso, é importante que todos se vacinem. Acredito que, com os estudos já em andamento, o público-alvo tende a ser cada vez mais ampliado, o que é muito positivo”, pondera.

A análise do imunologista vai na linha do que pensa a pediatra e pneumologista Kaline Cristh: “Quanto mais pessoas imunizadas, menos o vírus vai circular e menos casos graves iremos ter”. Ela diz que, por mais que crianças e adolescentes sejam mais resistentes ao novo coronavírus, a vacinação é a única garantia de proteção eficaz.

Cristh sugere que, quanto maior o número de crianças vacinadas, menor será o alcance da cadeia de transmissão do coronavírus. “Imunizando as crianças e adolescentes, teremos menos chances deles contraírem a doença e, consequentemente, de transmitir para seus familiares. Isso quebra a cadeia de transmissão dentro do núcleo familiar. Então, quanto mais a faixa etária do público alvo for reduzida, melhor”, analisa.

A médica ainda lembra que, embora as estatísticas de casos graves sejam menores entre crianças, os registros de infecções neste grupo podem chegar a 150 mil num universo de um milhão de pacientes positivados. ”A grande maioria das crianças, até 90%, desenvolvem a forma leve da doença. Mas entre 10% e 15% podem desenvolver quadro grave. Se você colocar isso para um milhão de pessoas, já é bastante gente. Então, quanto mais possibilidades de garantir imunização a esse público, menos possibilidades de mortes teremos.”

Sem prazo
A reportagem perguntou ao Ministério da Saúde se já há planejamento para o início da vacinação deste grupo. Por meio de nota, a pasta diz que o assunto será debatido na Câmara Técnica Assessora em Imunização e Doenças Transmissíveis, mas não estipulou uma data.

O Ministério ainda salienta que, neste momento, “a prioridade é vacinar todos os grupos prioritários estipulados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e imunizar a toda a população acima de 18 anos.”

Por Luciano Cesário

Fonte: O Povo

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Homem que matou escrivão dentro de delegacia em Tauá, é transferido de São Paulo para Fortaleza

Homem que matou escrivão dentro de delegacia em Tauá, é transferido de São Paulo para Fortaleza

Ministério da Saúde define ordem de vacinação contra Covid de profissionais da educação

Vacinação contra Covid-19: como me cadastrar e conferir se estou cadastrado e agendado?

Com 113 mil mortes, Bolsonaro promove evento ‘Brasil vencendo a Covid-19’

Governo Bolsonaro desviou R$ 52 mi de publicidade da Covid para propaganda de suas ações

Mais Lidas

  • Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

    Fui bloqueado no WhatsApp. Como desbloquear?

  • Auxílio Catador terá novo edital em 2026 com mais de 3,6 mil vagas no Ceará

  • Anvisa aprova uso de semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

  • Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, foragido nos EUA

  • Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira, após determinação do STF

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat