Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

23 cidades do Ceará vacinaram 100% da população com 1ª dose ou dose única contra Covid-19

O número é avaliado positivamente por especialistas, mas eles alertam para a necessidade da manutenção do esquema vacinal

11 de novembro de 2021
Crato não dispõe mais de vacinas Coronavac

(Foto: Arquivo)

PUBLICIDADE

O processo de imunização contra o novo coronavírus segue avançando no Estado. Das 184 cidades cearenses, 23 já vacinaram 100% de toda a população apta com a primeira dose (D1) ou dose única (DU). Essa população vacinável é composta pelo público com 12 anos ou mais.

Curta e siga nossas redes sociais:

• Facebook
• Twitter

Sugira uma reportagem. Mande uma mensagem para o nosso Whatsapp.

Além disso, outras 14 já ultrapassaram a marca dos 99% e seis municípios já imunizaram mais de 98% da população com a D1 ou DU. Os dados foram extraídos, na manhã desta quarta-feira (10), do Vacinômetro, portal oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) do Estado.

Dar celeridade à vacinação é considerada, por especialistas, o principal trunfo contra a pandemia da Covid-19.

Eles, no entanto, alertam para a necessidade de completar o esquema vacinal, seja com as duas doses ou dose única. Recomendam ainda a manutenção dos cuidados não farmacológicos contra a doença, como o uso de máscara e distanciamento.

“A vacinação apresenta grande índice de proteção, mas mesmo para pessoas vacinadas, a transmissão ainda é possível. Por isso, tão importante quanto completar o esquema [vacina], é seguir se protegendo. Ainda não temos 75% da população totalmente vacinada, portanto os cuidados devem seguir”, alerta o infectologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ivo Castelo Branco.

O alerta do infectologista Castelo Branco é reforçado pelo titular da Sesa, Marcus Gadelha. Ele reconhece o avanço da vacinação, mas adverte que ainda “existe o risco da ocorrência da terceira onda”.

“A probabilidade da ocorrência da terceira onda vai diminuir bastante se a gente tiver o maior número de pessoas vacinadas, um maior número de pessoas vacinadas com esquema vacinal completo e se a gente fizer isso de uma forma mais rápida possível”, observou Gadelha.

“Tem de existir o cuidado, principalmente diante dessas festas de fim de ano. Se houver descuido, um novo pico pode surgir no início do ano. Usar máscara, higienizar bem as mãos e com frequência e não aglomerar. São recomendações ainda válidas”, sugere o infectologista.

Impacto positivo
A presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Moura Cidade, destaca que a imunização avançada reflete no município de forma extremamente positiva.

“Quando temos mais pessoas imunizadas, consequentemente ocorre a redução de casos positivos, o que traz alívio para os serviços de saúde, que não têm mais de lidar com alta demanda por atendimentos, internações e assistência às pessoas vítimas de sequelas pós-covid, que se tornaram outro grande desafio aos profissionais da saúde”, detalhou.

Sayonara acrescenta que, para além das cidades com o processo de imunização avançado, os municípios circunvizinhos, ainda que não estejam com porcentagem tão adiantada, acabam se beneficiando indiretamente.

“É uma situação que se dá em cadeia. O maior percentual de vacinação de um município não interfere diretamente em outro, mas influencia dentro daquele território compartilhado, uma vez que a imunização aumenta e o contágio diminui, o fluxo gradativamente vai se tornando mais seguro”.

100% da D1
Quando observados apenas os municípios que já imunizaram toda a população com a primeira dose (D1), sem incluir na soma percentual a DU, três municípios surgem na lista: Guaramiranga (133,17%), São Gonçalo do Amarante (105,23%) Pindoretama (104,09%).

Guaramiranga foi, inclusive, a primeira cidade do Ceará a imunizar toda sua população adulta com a primeira dose. Isso aconteceu em junho deste ano e, desde então, o município passou a ser monitorado pela Sesa. O objetivo da Pasta é avaliar a efetividade da imunização. A cidade registrou cinco mortes por decorrência da Covid-19, todas antes da vacinação iniciar. O último óbito aconteceu em 17 de maio.

Imunização completa
Para o efetivo combate à pandemia da Covid-19, especialistas reforçam a importância das duas doses e, em alguns casos, da dose de reforço. Sayonara Moura ilustra que a primeira dose estimula o sistema imunológico do indivíduo, “mas para que a proteção seja efetivada, é preciso a segunda dose”.

“Agora já sabemos também que, com a Covid, os estudos apontam que em alguns casos, como nas pessoas imunossuprimidas e idosos, por exemplo, é necessária a dose de reforço após seis meses, e já temos o avanço na dose de reforço em outros grupos”, completa a presidente do Cosems.

Alcançar índices maiores quando se observa a imunização completa é questão de tempo, avalia Sayonara. Ela reconhece que o início do processo de vacinação o Estado enfrentou alguns “percalços”, sem especificar quais, mas classificou o processo como um todo de forma positiva.

“Tudo é muito novo e desafiador. A própria descoberta da vacina é muito recente. O trabalho feito pelos profissionais na ponta têm sido heróico e sabemos que há muito ainda a ser feito, mas acreditamos no SUS e através dele que continuaremos a levar a nossa população uma assistência de qualidade”, concluiu.

Efeitos da vacinação
Dentre as cidades que já vacinaram 100% da população com D1 ou dose única, o número de óbitos teve substancial queda. O município de Graça, na região Norte do Estado, é o que está há menos tempo sem registro de mortes por decorrência da Covid-19.

O último caso, segundo dados do IntegraSus, aconteceu em 3 de abril. Para o infectologista, não se pode afirmar que esta janela sem óbitos se deva exclusivamente à vacinação, mas ele reconhece que o imunobiológico tem grande interferência para queda nas mortes.

“É um conjunto de fatores que levam à queda dos óbitos. Vacinação, mais conhecimento para lidar com a doença, hospitais mais desafogados, enfim, é conjunto. Mas, desses, a vacinação é a mais importante”, finaliza.

Por André Costa

Fonte: Diário do Nordeste

Revista Cariri Recomenda

Infectologistas explicam mitos e verdades sobre as vacinas
Coronavírus

Ceará é o primeiro estado do Nordeste com melhor desempenho na vacinação bivalente contra Covid-19 e o terceiro do País

22 de dezembro de 2023
Brasil recebe 1,4 milhão de doses da nova vacina contra Covid; saiba tudo sobre o imunizante
Coronavírus

Casos de Covid-19 aumentam em estados do Nordeste, segundo Fiocruz

14 de dezembro de 2023
Covid-19 e gripe: Comitê de Enfrentamento à Pandemia agenda “Dia D” de vacinação
Coronavírus

Com casos de Covid-19 em alta, Crato reabre Centro de Testagem

12 de dezembro de 2023
Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais
Coronavírus

Sesa recomenda segunda dose da vacina bivalente para grupos prioritários; veja quais

8 de dezembro de 2023
Próximos
Governador Camilo Santana sanciona programa que vai reforçar e premiar as ações de Saúde dos municípios

Governador Camilo Santana sanciona programa que vai reforçar e premiar as ações de Saúde dos municípios

Ceará registra redução nos números de furtos e roubos de veículos em 2021

Crimes Violentos Letais e Intencionais apresentam redução de 18,8% em 2021 no Ceará

Entenda o que é o mieloma, câncer que matou a jornalista Cristiana Lôbo

Entenda o que é o mieloma, câncer que matou a jornalista Cristiana Lôbo

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat