Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Por que me abandonastes? – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

17 de abril de 2022
Por que me abandonastes? – Por J. Flávio Vieira

(Foto: Shutterstock)

PUBLICIDADE

“Quem come do fruto do conhecimento,
é sempre expulso de algum paraíso.”
Melanie Klein

Estamos na Sexta-Feira Santa, um dos dias mais sombrios e opressivos para quem vive nessa banda mais ocidental da Terra. Mesmo para os agnósticos, para os não cristãos, é impossível livrar-se daquele sentimento de culpa, quando contemplamos o Cristo no seu crucifixo. De alguma maneira nos bate a certeza de que cada um de nós foi responsável pelo crime perpetrado, dois milênios atrás, na Galileia. Esse parece-nos sempre um outro pecado original bem mais pungente do que aquele outro que nos foi atribuído por nossos ascendentes biológicos terem degustado os frutos da árvore do bem e do mal no paraíso. A transgressão do Éden, no fundo, fez com que nós pudéssemos andar com nossos próprios pés e, como um adolescente que saísse da casa dos pais, ganhamos o mundo com todos os encantos e riscos que essa atitude nos trouxe. O remorso e o pesar pelo delito do Gólgota nos fere bem mais do que o do Gênesis. Qualquer um de nós percebe-se uma espécie de centurião eternamente oferecendo o fel e a coroa de espinhos ao Rei dos Judeus.

Acredito, no entanto, que existem outras razões para um remorso tão duradouro e que ultrapassa em muito as fronteiras da fé cristã. É que a saga do Calvário continua a se repetir, em incontáveis outras apresentações, na história da humanidade. Mudam os atores e a relevância dos seus papéis, mas o roteiro não é tão diferente. Existe uma cruz fincada eternamente em algum morro esperando por alguém que ouse pensar um caminho diferente daquele traçado pelas forças políticas e econômicas vigentes. E é fácil lembrar de alguns deles: Antonio Conselheiro, Che Guevara, Beato Zé Lourenço, Giordano Bruno, Miguel Servet, Nelson Mandela, Josué de Castro, Padre Antonio Henrique Pereira… Nada mais arriscado do que sair do bando e mostrar a possibilidade de outros caminhos, outras veredas, outros horizontes… A ovelha negra fica sempre mais visível e destacada para a sanha do leão. Nesta peça humana os personagens também se repetem com diferentes protagonismos e nuances. Há sempre um juiz parcial que joga para a plateia no feitio de Pilatos. A predileção por Barrabás nas eleições populares continua bem presente. Existem sempre os discípulos mais queridos e fiéis mas que, na hora do aperto, não têm o pejo de negar o seu mestre por três ou muito mais vezes. A tortura, instrumento cruel e desigual no jogo dos poderosos contra os indefesos, repete-se em chicotadas e coroas novas de espinhos. E os torturadores são até exaltados!

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor. Membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC)

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Parem de nos matar! – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Parem de nos matar! – Por Mirta Lourenço

13 de dezembro de 2025
Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Próximos
Cidade no Cariri registra maior chuva do ano no Ceará com 200 milímetros, e água invade casas e alaga ruas

Cidade no Cariri registra maior chuva do ano no Ceará com 200 milímetros, e água invade casas e alaga ruas

Cliente é preso suspeito de fingir mal-estar para não pagar conta de mais de R$ 6 mil em bar

Cliente é preso suspeito de fingir mal-estar para não pagar conta de mais de R$ 6 mil em bar

Drogas, armas, munições, dinheiro e celulares são apreendidos pela Polícia Civil em Crato

Drogas, armas, munições, dinheiro e celulares são apreendidos pela Polícia Civil em Crato

Mais Lidas

  • Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

    Ceará Sem Fome conquista prêmio nacional e é reconhecido como referência no combate à fome

  • PIB do Ceará cresce 2,25% no terceiro trimestre e supera média nacional

  • Deputados do PL são alvos da PF por suspeita de desvio de cotas parlamentares

  • Governo autoriza contratação temporária de 39,1 mil pessoas para censos do IBGE

  • Cinturão das Águas atinge 91% de execução e tem conclusão prevista para 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat