Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

O Evangelho segundo Crivella – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente neste espaço​, sempre aos domingos

13 de setembro de 2019
O Evangelho segundo Crivella – Por J. Flávio Vieira
PUBLICIDADE

Imaginem uma mulher linda, elegante e maravilhosa mas que carrega no ventre um tumor maligno terrível e inoperável ! Várias intervenções médicas foram realizadas na tentativa de trata-la, sem sucesso, única e exclusivamente porque não conseguiram erradicar a raiz primal da doença. Ou, quem sabe, algumas dessas terapias tinham o sentido explícito de incentivar o crescimento e progressão da chaga maligna. Esta mulher é o Rio de Janeiro, uma das mais belas cidades do universo em belezas naturais, antiga capital do Brasil, aquela que foi um dos paraísos terrestres até meio século atrás. Hoje a população , em polvorosa, se vê numa sinuca de bico, imprensada entre a violência policial, a Corrupção crônica e vil da política, a máfia das Milícias e os tentáculos do Tráfico de drogas. No Rio, o estado foi substituído pelo Crime Organizado. É ele que tem na mão a justiça, quem determina a vida ou a morte, quem se responsabiliza pelos principais serviços públicos, pela segurança e insegurança.

A partir do início desse século, as milícias, nascentes na comunidade de Rio das Pedras, com forte população de nordestinos, tomaram conta das principais favelas do Rio, a princípio cobrando taxas de proteção à população e exterminando descaradamente quem se opusesse a pagar. Aos poucos, ampliaram seu raio de ação, como uma holding, responsabilizando-se por serviços essenciais como: venda de água, gás e cestas de alimentos, transporte clandestino, TV a cabo e internet piratas, roubo e refino de petróleo cru para fabricação de combustível, coleta de lixo e também na apropriação de terras públicas e privadas abandonadas ou sem uso, que são loteadas e vendidas ilegalmente. Avaliação recente demonstrou que esses imóveis já somam mais de 11.000 na Cidade (que um dia foi) Maravilhosa. As milícias movimentam , estima-se, cerca de trezentos milhões de reais todo ano. Todo esse poderio cresceu com o apoio político inconteste, inclusive com forte amparo do atual governo federal que a considerava sempre como um “mal menor”. Milicianos foram condecorados com a Medalha Tiradentes, uma das maiores honrarias do estado, por um dos filhos do atual presidente da República que também teve em um dos seus assessores , Fabrício Queiroz, um dos elos reconhecidos com milicianos. Essas milícias foram responsáveis pela morte brutal da vereadora e ativista social Marielle Franco , em março de 2018, crime até hoje não elucidado completamente.

O Narcotráfico que se estabeleceu nas favelas do Rio a partir dos anos 1970, movimenta hoje em torno de 3,5 bilhões de reais em todo estado, fragmentando-se em vários comandos, com tentáculos na polícia e na estrutura política do estado.

No Rio, quase 15.000 pessoas vivem na rua, o triplo do que acontecia cinco anos atrás, dessas mais de quinhentas são crianças. Foram na sua maioria tangidos pelo desemprego, pelo abuso de drogas, por rompimentos com a família e transtornos mentais. Ali, não tão diferentemente do resto do país, a cada quatro horas, uma menina abaixo de treze anos é estuprada. A saúde pública na cidade encontra-se em colapso total: macas servindo de leitos pelos corredores, atrasos nos repasses de verbas, funcionários com salários em atraso, e, pior, a possibilidade de um corte no orçamento do SUS de 12% para esse ano. Recentemente a Defensoria Pública orientou a solicitação de Estado de Emergência na Saúde do Rio. Na Educação pública a catástrofe não tem também paradeiro: um déficit de pelo menos 11 mil vagas nas escolas, em alguns locais a fila de espera é de mais de 500 candidatos. A falta de professores é uma verdadeira calamidade: quase 150 escolas estão sem aulas e nos últimos doze meses mais de 2000 professores abandonaram a profissão. Há cinco anos os professores da rede estadual não recebem qualquer reajuste nos seus salários. Embora a taxa de homicídios aparentemente tenha baixado , a morte produzida por ações policiais aumentaram: no ano passado atingiram mais de 1500 vítimas. No Brasil , 31 crianças ou adolescentes morrem diariamente de forma violenta, estamos entre os cinco países no mundo mais mortais para a infância e adolescência. O atual Governador do Rio, Witzel, comemora a eliminação sumária de sequestradores como se tratasse de um gol , num Fla-Flu de final de campeonato.

Diante de uma tragédia dessas proporções, esperava-se que o estado tomasse providências drásticas para solucionar este genocídio. Nos últimos tempos, no Rio, no entanto, foram presos acusados de corrupção: três governadores (Sérgio Cabral, Garotinho e Rosinha), dois presidentes da Assembléia Legislativa (Jorge Picianni e Paulo Mello), oito deputados estaduais, um secretário estadual, vários conselheiros do TCE, dois presidentes do DETRAN e o Procurador Geral de Justiça. A política do Rio poderia ter como centro administrativo o presídio de Bangu I.

Semana passada, na Bienal do Livro , o atual prefeito do Rio de Janeiro, que carrega consigo mais de 60% de reprovação em pesquisas, tomou uma atitude típica do Século XIII. Mandou censurar e apreender, sob uma chuva de protestos, um livro, exposto na Bienal, pelo simples fato de apresentar um beijo entre dois adolescentes do mesmo sexo. Segundo ele , aquilo feria a moral e os bons costumes. Tempos sombrios voltam a se abater sobre o Brasil ! Um juiz de primeira instância impediu a medida governamental que qualquer menino de ponta de rua sabe ferir frontalmente a Constituição de 1988. Um desembargador , Cláudio Mello Tavares, -pasmem vocês! – cassou a liminar que terminou sendo, por fim, referendada pelo STF que precisou pôr obviedade no óbvio: Constituição foi feita para ser respeitada!

Para Crivella , um beijo é pornografia. Chacina de adolescentes, estupros, chacinas promovidas pela polícia, desassistência em hospitais, implosão da escola pública, corrupção desenfreada de governantes, tudo isso é normal. Não precisa ser combatido ! Está tudo na Bíblia, faz parte dos novos livros bíblicos agora publicados, nestes tempos tenebrosos em que os novos evangelistas fazem o milagre da multiplicação das moedas e dos dólares e esbravejam nos templos palavras de intolerância, de desamor, de armação de corpos e espíritos, tudo aquilo que um dia foi exorcizado por um pobre filho de um carpinteiro da Galileia.

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Se eu pudesse, o que lhes diria… – Por Francinaldo Dias

Se eu pudesse, o que lhes diria... - Por Francinaldo Dias

Grupo faz “beijaço” na porta de restaurante em Crato após dono dizer que “tinha que matar viados”

Grupo faz "beijaço" na porta de restaurante em Crato após dono dizer que "tinha que matar viados"

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2020.1 da URCA

Estão abertas as inscrições para o vestibular 2020.1 da URCA

Mais Lidas

  • Cresce o número de idosos que vivem sozinhos no Ceará e já representam 41% dos lares unipessoais

    Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat