Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

O dia que vai, a noite que vem e o futuro que nunca chega – Por Sandro Leonel

Colunista escreve semanalmente neste espaço, sempre aos sábados

5 de outubro de 2019
O dia que vai, a noite que vem e o futuro que nunca chega – Por Sandro Leonel
PUBLICIDADE

O homem é ao mesmo tempo obra e construtor do ambiente que o cerca, o qual lhe dá sustento material e lhe oferece oportunidade para desenvolver-se intelectual e espiritualmente. A importância do conhecimento de senso comum, empírico, científico, filosófico e teológico nutre de forma dividida suas necessidades e o conhecimento holista transcende todos os outros e permite de forma clara e direta uma reflexão mais ampla dos saberes humanos e sua estada na terra. Em larga e tortuosa evolução da raça humana neste planeta chegou-se a uma etapa em que, graças à rápida aceleração da ciência e da tecnologia, o homem adquiriu o poder de transformar, de inúmeras maneiras e em uma escala sem precedentes, tudo que o cerca. A revolução industrial em suas fases propiciou o aceleramento destas transformações em escala de tempo muito fortes. O aspecto do meio ambiente, é essencial para o bem-estar dos seres e para o gozo dos direitos humanos fundamentais, inclusive o direito à vida mesma.

Na conferência de Estocolmo 1972 se tem início a construção da Carta da Terra e se proclama a necessidade de uma sustentabilidade garantida a todos e todas. No fim dos anos 1980, consolida-se o discurso atualmente ainda hegemônico a respeito da crise ambiental, por meio da categoria de “sustentabilidade”. Elaborada no relatório Brundtland (1887), a sustentabilidade tem como corolário o avanço tecnológico como a principal solução para os problemas ecológicos, pois estratégias inovadoras permitiriam uma superação dos impasses de exploração do ambiente e resultariam inclusive em desenvolvimento social. A Eco-92 iniciou o processo e chegou a um primeiro consenso sobre a “Declaração de Princípios do Rio”. Formou-se uma secretaria internacional incumbida de dar prosseguimento ao projeto Carta da Terra. Em 1995 – Seminário Internacional sobre a Carta da Terra, realizado em Haia, na Holanda. Ali foram definidos as necessidades, os elementos principais e a forma de elaboração da Carta da Terra. Em 1996 – Inicia-se, com vários grupos, o processo de consulta, como parte da preparação para a Rio+5, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 1997, cinco anos depois da Eco-92. Em 1997 – Durante a Rio+5 foi constituída uma Comissão da Carta da Terra. Naquela ocasião chegou-se ao texto da primeira minuta de referência, que baliza hoje as discussões em todo o mundo. Em 1998 – Realização em Cuiabá, Mato Grosso/Brasil, da primeira conferência regional, envolvendo os países da América Latina e Caribe e da América do Norte. Essa conferência abriu o processo das sistematizações continentais. Com todas estas medidas acordadas entre os países signatários da ONU, ainda se percebe de maneira muito clara em setores da sociedade a resistência e o combate direto a busca por um mundo sustentável. É inegável que os defensores do desenvolvimentismo neoliberal proclamem a necessidade da destruição ambiental baseada na perspectiva do acúmulo dos bens materiais com a justificativa que precisamos avançar e “construir” um mundo melhor. Dentre as mais importantes características dos defensores da exploração desenfreada figuram a incapacidade de proteger seus cidadãos da tragédia já anunciada há muito tempo, talvez até mesmo da destruição total da vida na terra.

O discurso promovido por asininos com o intuito de descredenciar a importância do conhecimento, e muitas vezes reverberado por muares que o seguem comprovam que a tese de uma sociedade menos provida de conhecimento é a melhor forma para implementar suas práticas de destruição irreversíveis. São apoiadas por governantes inescrupulosos que dão mais prioridades a garantir o poder e a riqueza dos setores que dominam o Estado. Outra característica é serem ‘seres com Estados fora-da-lei’, cujas lideranças tratam com desprezo o direito e os tratados internacionais, instrumentos de aplicação compulsória para outros, mas não para o Estado fora-da-lei e sua gangue de lorpas. A adoração a políticas imperialistas e de posicionamento duvidoso vindas do tio Sam certifica esse ambiente tosco e desumano proferido pela gangue dos milicianos e senhores do bem. A concentração de renda, dominada pelas corporações, belicosa e descumpridora de normas e convenções internacionais por ser julgar acima do bem e do mal. Não se pode esquecer das narrativas mentirosas e manipuladoras da grande mídia nacional, que é sempre foi capacho dos interesses escusos dos neoliberais de plantão. O obscurantismo doentio das elites, que se espalha também nos setores alienados, é suicida, degradante, nefasto e carregado da pior forma de fascismo.

Uma mudança de paradigmas para um vida sustentável é urgente e necessária, se não estaremos fadados a destruição do bem mais valioso que temos a Vida. Essa não valorização da vida pautada no desconhecimento promove a construção de uma sociedade duvidosa e degradante. Cabe aos defensores do conhecimento promover o debate em casa, no seu local de morada, na sua região e no mundo vociferar a necessidade de um sociedade com mais empatia as causas coletivas e não individuais. A grande violência existente está no crime cometido em garantir a soberania de um pequeno grupo no poder garantindo suas benesses.

Por Sandro Leonel. Um kaririense inquieto

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
Colunistas

Diagnóstico – Por Francinaldo Dias

5 de novembro de 2025
Próximos
Prefeitura de Paris concede a Lula título de cidadão honorário da cidade

Prefeitura de Paris concede a Lula título de cidadão honorário da cidade

Projeto oferece gratuitamente mais de mil livros no Crato

Projeto oferece gratuitamente mais de mil livros no Crato

Soldado PM é preso em Barbalha praticando assaltos com uma faca

Soldado PM é preso em Barbalha praticando assaltos com uma faca

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat