Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

O consumismo e seu dissabor cotidiano – Por Sandro Leonel

O professor Sandro Leonel escreve semanalmente neste espaço, sempre aos sábados

27 de julho de 2019
O consumismo e seu dissabor cotidiano – Por Sandro Leonel

(Foto: Reprodução)

PUBLICIDADE

A sociedade de consumo é estabelecida pelo conceito do sucesso ou a decepção destrutiva. Os técnicos do sabe nada, com sua leitura rasteira, ajudam no aumento das angustias individuais, pois se apresentam como solução para tudo da sua existência fedida e entregue ao gasto. O saber por qual mecanismo do consumo ostensivo chega a engendrar as novidades em sucessão que fazem a moda, ou seja, por que, durante milênios, não desencadeou, de algum modo, a loucura dos artifícios. O que separa as eras de moda das eras de consumação transloucada na estabilidade depende apenas da obrigação de despender ocasionada pelas condições criadas no cosmopolismo urbano do pós segunda guerra.

A decepção não é um fenômeno próprio só de nossa sociedade, ela acompanha a condição humana. As sociedades modernas individualistas possibilitaram um sonho de uma felicidade crescente para todos. A democracia abriu caminho para o mito da felicidade coletiva. A sociedade de consumo propõe, incessantemente, novos desejos. Podemos e queremos cada vez mais. Nas sociedades tradicionais, havia a infelicidade, claro, mas ela era ligada a Deus, à ordem das coisas. Agora, sofremos por não ter nossos desejos satisfeitos e não compreendemos por que não somos felizes. Não conseguimos alcançar tudo. A vida privada se tornou muito complicada e ao mesmo tempo exposta pelas redes sociais. Antes, casamentos eram arranjados e casava-se para a vida toda. Isso não significava que as pessoas eram felizes, mas era assim. Hoje, você vive com alguém que escolheu. Numa sociedade que reconhece o amor como o princípio da vida em comum, temos aí um fator de decepção. Não podemos amar sempre. Há também a vida profissional, que exige coisas que você não pode cumprir. Ou, às vezes, essa vida profissional é uma rotina. E a globalização cria condições intensas de competição, exigências. Nem todos se saem bem. Assistimos então a uma mistura de decepção, frustração e ansiedade. Na sociedade individualista, cada um assume os seus fracassos. Nestas condições, o esbanjamento e exposição permanente e a corrida pela estima formulada impõem-se de modo a provocar a mudança permanente das formas aparentes do ser na sua insuficiência adquirida pelo consumo sem limites. A ideologia individualista pregada pelos ardentes defensores da famigerada e mentirosa meritocracia e a era sublime do consumo são assim inseparáveis; culto da expansão individual, do bem-estar, dos gozos materiais, desejo de liberdade, vontade de enfraquecer a autoridade e as coações morais: as normas “holistas” e religiosas, incompatíveis com a dignidade do dispêndio, foram minadas não só pela ideologia da liberdade e da igualdade, mas também pela do prazer, igualmente característica da era individualista.

Se você não tiver ferramentas culturais, profissionais, resta-lhe apenas o consumo. Se você não sabe o que fazer, liga a tv, vai ao supermercado, não tem mais nada na vida. A ética que deveria ser desenvolvida é a da formação. É um ideal humanista, simplesmente. Os pais formam filhos para realizar algo. Precisamos oferecer uma formação melhor às pessoas e, talvez, também mudar a gestão das empresas para que a competitividade não destrua totalmente o ser humano. Ela pode ser uma ferramenta para o progresso, não uma finalidade. Devemos buscar equilíbrio entre mercado e estado, economia e geossistemas, consumidor e produto, vida privada e profissional.

O que hoje se apresenta como solução é, na maior parte, mentira pois é uma falácia supor que a meritocracia pode torna-se o significado e o vencer o objetivo. Não obstante, a maior parte dos coaching passam o seu tempo em exibições auto complacentes de si mesmos ou de estórias criadas pelo mentores do consumismo. Não há telepatias, nem fantasmas, nem discos voadores….nada disso existe, a não ser a lei do ferro fundido. Não conte com discos voadores: seria muito empolgante. Não existe Triângulo das Bermudas. Existe apenas o triângulo A’, B’, C’ e D’…

Por Sandro Leonel. Professor formado em Geografia na Universidade Regional do Cariri (URCA)

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
Colunistas

Diagnóstico – Por Francinaldo Dias

5 de novembro de 2025
Próximos
Programa que vai ‘rever’ o Mais Médicos será lançado na próxima semana, diz ministro da Saúde

Programa que vai 'rever' o Mais Médicos será lançado na próxima semana, diz ministro da Saúde

GP da Alemanha de F1: Hamilton é pole depois de os dois carros da Ferrari terem problemas na classificação

GP da Alemanha de F1: Hamilton é pole depois de os dois carros da Ferrari terem problemas na classificação

Operação da Polícia Civil em cidades do Cariri devolve 20 celulares roubados aos donos após rastrear aparelhos

Operação da Polícia Civil em cidades do Cariri devolve 20 celulares roubados aos donos após rastrear aparelhos

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat