Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

“Nois é” a mídia com a nossa comunicação – Por Alexandre Lucas

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

13 de fevereiro de 2020
“Nois é” a mídia com a nossa comunicação – Por Alexandre Lucas
PUBLICIDADE

Existe um contraponto para furar a mídia hegemônica e de comunicação de massa, ainda que distante de se equiparar, seu poder de disparo e influência midiática, a capacidade e potência dos veículos detentores da comunicação no país, controlado por grupos econômicos, religiosos e de políticos (mesmo a legislação brasileira não permitido concessão de veículos de comunicação para parlamentares e gestores eleitos).

De acordo com o relatório “Monitoramento da Propriedade da Mídia no Brasil” realizado pelo Coletivo Intervozes e Repórteres Sem Fronteiras “Os 50 veículos analisados pertencem a 26 grupos ou empresas de comunicação. Desses, todos possuem mais de um tipo de veículo de mídia e 16 possuem também outros negócios no setor, como produção cinematográfica, edição de livros, agência de publicidade, programação de TV a cabo, entre outros. Além disso, 21 dos grupos ou seus acionistas possuem atividades em outros setores econômicos, como educação, financeiro, imobiliário, agropecuário, energia, transportes, infraestrutura e saúde. Há ainda proprietários que são políticos ou lideranças religiosas”.

É dentro deste contexto de centralização e controle da informação que a mídia atua no pais, reproduzindo os interesses ideológicos e econômicos de classes dominantes. Não existe neutralidade da mídia, mas uma suposta imparcialidade para fazer bons negócios.

Mesmo considerando o poderio monopolista da mídia, é crescente na contemporaneidade, o uso e a apropriação das inovações tecnológicas pelas camadas populares como contra receptores e produtores de conteúdos para se contrapor à comunicação hegemônica.

É a mídia self e dos movimentos sociais que vão criando novas narrativas dentro deste cenário que exige entendê-lo como campo de disputa que vem sendo ocupado pelas mais diversas e conflitantes forças políticas. Se toda brecha na política é ocupada, a mídia faz parte deste cenário, se não a ocuparmos, não nos enganemos, a mídia não ficará vazia.

Cada casa e cada rua se transforma num ponto de comunicação interligado as plataformas das redes sociais, as mesmas que também servem para o processo de criação dos bancos de dados para inteligência artificial e norteamento do mercado, enfim para a acumulação do capital.

Parafraseando o cineasta Glauber Rocha “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” é mais atual do que nunca. Imergir nas inovações tecnológicas e se apropriar da sua dinâmica e complexidade política e técnica é uma exigência para novas formas de fazer “agitação e propaganda” para a luta democrática e popular.

É crescente o contraponto midiático que coloca pessoas, lutas e organizações em evidência. Esses mecanismos têm poder de alcance menor e em bolhas, entretanto, são indispensáveis, principalmente, quando as informações e os serviços estão disponíveis nas mãos de boa parte da parte população, através dos telefones móveis. Pagamentos de contas, registros de eventos, previsão do tempo, orientação médica e até relacionamento afetivo é possível ter a partir dos celulares, além, claro, de recepção e produção de conteúdos midiáticos: vídeos, fotos, cards e áudios.

É a produção de conteúdo midiático que vai sendo produzida instantaneamente numa contra narrativa, mesmo não atingido em larga escala tem o seu poder de alcance que comunica para uma parcela da população de forma particularizada e criar possibilidades de desinvisibilizar vozes, apontar caminhos, articular ações e ocupar os micros espaços políticos de poder. Como é usado no linguajar peculiar e legítimo do movimento hip hop “nois é” a mídia.

Entretanto, a luta política de disputar os micros espaços políticos da mídia não se separa da defesa da democratização da comunicação do país e da ofensiva contra o monopólio midiático que concentra, define e orienta as informações que deverão chegar em cada casa e bolso no Brasil.

Por Alexandre Lucas. Pedagogo, integrante do Coletivo Camaradas e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato/CE

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Em encontro com papa hoje, Lula quer debater redução da fome e desigualdade

Em encontro com papa hoje, Lula quer debater redução da fome e desigualdade

Brincadeira da rasteira: novo desafio em escolas causa polêmica e especialistas alertam sobre os riscos

Brincadeira da rasteira: novo desafio em escolas causa polêmica e especialistas alertam sobre os riscos

Justiça determina que estacionamento de shopping no Cariri apresente planilha de custos

Justiça determina que estacionamento de shopping no Cariri apresente planilha de custos

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • IBGE amplia prazo de inscrições e altera cronograma de seleção com 9.590 vagas temporárias

  • Instrutores autônomos no Crajubar se credenciam para novo modelo de formação de condutores

  • UFCA abre concurso com 22 vagas para cargos técnico-administrativos

  • Brasil adotará exigências mais rígidas para menores de 16 anos nas redes sociais; veja como vai funcionar

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat