Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Ideias – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

4 de janeiro de 2020
Ideias – Por J. Flávio Vieira

Praça Siqueira Campos, em Crato (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)

PUBLICIDADE

Zé Ideia chegou na Praça Siqueira Campos, trazendo mais uma das suas teorias explicatórias das mazelas do Crato. Ruminara todo fim de ano, entre o peru do Natal e o champanhe do Ano Novo, e não lhe restavam mais dúvidas: devia-se à falta de criatividade e ao olho grande dos comerciantes da Vila de Frei Carlos, a derrocada do comércio local.

— Aqui nessa cidade, meus amigos, ninguém bota um negocinho para na semana seguinte já não ter um outro estabelecido e concorrendo no mesmo ramo. Ô povo invejoso ! Anos atrás, ali pras bandas da Duque de Caxias, um sujeito instalou uma churrasqueirazinha e começou a vender frango assado. A novidade pegou, ia de vento em popa, só que uns dois meses depois já existia um cabra estabelecido em cada esquina desta cidade, vendendo galeto com farofa. Lembram do sorvete vendido no peso? Uma mocinha trouxe do Recife a novidade ali para a Miguel Limaverde, imediatamente muitos acharam que ia ficar milionária. Não deu um quinze dias tinha uma balança e um freezer instalado em cada beira de rua. Agora são os Cafés a bola da vez. Vejam a quantidade de bules e tapiocas que já tem espalhados por todos os cuviocos do Crato! E então, com esse governo aí que tem mais doido que no Santa Tereza antigamente, todo mundo agora é empreendedor. Amolador de Faca, Vendedor de Cavaco Chinês, negociante de Rolete de Cana, Vendedor de Quebra-Queixo e Bolo de Puba… tudo é empresário e empreendedor!

Zé Ideia, em meio à grande plateia que se instala ao redor dele, fala ainda dos modismos e da rápida absorção deles por parte do nosso comércio. Anos atrás, um grande comerciante da cidade, que tinha incontáveis estabelecimentos comerciais nas mais diversas áreas (Postos de Gasolina, Pneus, Material de Construção) apelidou sua holding de “Organização”. Pronto! A partir daí qualquer bodeguinha de periferia, banquinha de vender bom-bom e espetinho passou a ostentar, imediadamente o nome de “Organização Zé do Preá”, “Organização Toim de Louro” , etc. Tem até um cabaré, ali nas margens do Canal do Rio Grangeiro com o nome de Boate Trinca Ovo e logo abaixo: “Organização Cicinha Sabiá” . Aliás, afirma nosso pensador praciano, “Budega” e “Boteco” agora são nomes chiques e, na contramão, apelidam bares de pessoas da alta sociedade. Os Salões de Beleza, também, perderam esse status. Uma danada duma cabelereira resolveu botar o nome dela , “Helena Pinheiro Coiffeur” e, a partir daí, em qualquer bairro de periferia, já não existe mais o tal do Salão de Beleza é só nome chique : “Judite Catonho – Beauty Sallon” , “Neuzinha Rodovalho – Hairdress” e por aí vai.

Praça Siqueira Campos, em Crato (Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)

Nosso pensador da Siqueira Campos lembra que, atualmente, a grande epidemia é de Farmácia e Posto de Gasolina. Ele acredita que, na marcha que vamos, daqui um pouquinho, teremos um Posto e uma Farmácia exclusivos para cada cratense.

— Nunca pensei que tivesse tanto comprador de Cibalena e Cibazol , nesta cidade! E nem tem tanto carro rodando pelas ruas. Será que tão abastecendo também candeeiro e isqueiro nos postos?

Zé Ideia fita a plateia sorridente e informa que até pensou em se estabelecer com um comerciozinho na cidade, mas está estudando um ramo que ninguém bote olho gordo e copie. Quando perguntam-lhe que atividade comercial será essa, ela sapeca:

— Tô pensando em botar um Armarinho pra vender anel prá bispo, bola de bilhar, presentes pra aniversário de sogra, sapato pra embuá, caixão de defunto de segunda mão, suspensório pra cobra e bainha de foice.

Alguém sentado no banco da Siqueira Campos estranha o negócio de Ideia:

— Mas, rapaz! Quem diabo vai comprar isso? Essa mercadoria não tem saída, não!

— Eu sei! Mas quero ver quem vai copiar e botar um Armarinho igual, na peste desta cidade! Vem inveja! Vem!

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Mestres do reisado saem às ruas em mais um Dia de Reis

Mestres do reisado saem às ruas em mais um Dia de Reis

Empresa cria picolé de cerveja e vira aposta para verão e carnaval

Empresa cria picolé de cerveja e vira aposta para verão e carnaval

Incêndios na Austrália dizimaram metade dos coalas saudáveis

Incêndios na Austrália dizimaram metade dos coalas saudáveis

Mais Lidas

  • Sete anos sem Marielle: a ausência que ainda ecoa – Por Mirta Lourenço

    Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

  • Cariri enfrenta fim de semana de calor intenso e baixa umidade, com possibilidade de chuvas isoladas

  • Brasil conhece adversários na Copa do Mundo de 2026; confira grupos

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat