Desenvolver o hábito da prática regular de atividades físicas é bem mais que cuidar da saúde corporal.
A criação de hábitos de vida mais saudáveis vai muito mais além do que a realização periódica de atividades físicas.
Tais hábitos irão ser bastante dependentes e influenciados por duas características primordiais ao ser humano: A FORÇA DE VONTADE E A PERSISTÊNCIA.
Para que haja o desenvolvimento da força de vontade, é necessário o conhecimento claro e objetivo da motivação e do propósito ao qual se estabelecem as metas e os objetivos individuais.
Contextualizando a motivação e o propósito, em 2016 tive a oportunidade de ler uma obra literária escrita por um renomado médico de nosso país, o Dr. Drauzio Varella. Sua obra chama-se: “Correr: O exercício, a cidade e o desafio da maratona.”, lançado em 2015 pela Editora Companhia das Letras.
Neste livro, o autor explica como se deu sua inserção no mundo desafiador das corridas e como esse desafio o fizeram obter melhor qualidade de vida, saúde, motivação e propósitos. Ao ler as páginas deste livro, fui cada vez mais me identificando com as histórias e fatos mencionados pelo Dr. Drauzio Varella e, deparei-me com um episódio em específico: o autor descreve, com tamanha emoção, a conquista de uma de sua filha ao finalizar sua primeira maratona, tendo ele a acompanhado de perto e a incentivando, estimulando, fazendo com que ela persistisse.
O Dr. Drauzio relata que ao invés de finalizar a maratona – correr uma distância de 42,2km – no tempo de 3h10min a 3h30min, esta especificamente, teve duração de mais de cinco horas. Mas a emoção de ter acompanhado e participado da conquista da sua filha, foi maior do que qualquer finalização de maratonas a que já havia participado.
Mas em qual momento entra a motivação e o propósito? Precisamente após a autorreflexão realizada durante a leitura. Decidi enfrentar meu maior desafio, a corrida. O desafio é a motivação, mas o que impulsiona à prática da corrida, mesmo em momentos de cansaço, é o propósito.
Então, qual é o propósito para enfrentar e superar tais desafios? Espero que, algum dia eu possa finalizar uma maratona juntamente com meus filhos. É por isso e por eles que treino corrida associada aos exercícios realizados na musculação e no treinamento funcional, para uma melhor qualidade de vida.
Juntamente às características já mencionadas, vem a persistência. Esta que nos faz treinar, encontrar motivação para realizar o propósito em dias de chuva; ou quando estamos menos dispostos à atividade física; ou quando deixamos de lado por alguns momentos os encontros familiares para treinarmos. É a persistência que nos faz alcançar e criar metas para serem atingidas e superadas, além de desenvolver e manter os hábitos saudáveis de vida com atividades físicas e alimentação balanceada.
PERSISTA!
Por Yony Rodrigues, profissional de Educação Física – CREF 6401/G-CE
*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri