A depressão é uma doença mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança e falta de interesse ou prazer nas atividades diárias. Além disso, pode levar a uma variedade de problemas físicos e comportamentais.
O que é depressão?
A depressão é uma doença mental comum, mas séria, que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. Ela causa sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas. Isso pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa funcionar no trabalho e em casa.
Sintomas
Os sintomas da depressão podem variar de leve a grave e podem incluir:
• Sentimento de tristeza ou ter um humor deprimido
• Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram apreciadas
• Alterações no apetite – perda ou ganho de peso não intencional
• Problemas para dormir ou dormir demais
• Perda de energia ou aumento da fadiga
• Sentir-se sem valor ou culpado
• Dificuldade em pensar, concentrar-se ou tomar decisões
• Pensamentos de morte ou suicídio
Como posso ajudar alguém com depressão?
Ajudar alguém com depressão pode ser um desafio, mas existem várias maneiras de oferecer apoio. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:
1. Compreenda que o tratamento é fundamental
A depressão é uma doença e, muitas vezes, a pessoa precisa de antidepressivos para amenizar os sintomas e se recuperar. Além da medicação, é importante realizar a psicoterapia para lidar com os sentimentos negativos, crenças limitantes e baixa autoestima.
2. Não julgue ou minimize sentimentos
É importante não falar frases prontas de incentivo, como “é só uma fase”, “você precisa ser forte ou otimista”, “tente ocupar sua cabeça”, “parece que você só quer chamar atenção dos outros”. Isso não vai ajudar quem está com depressão.
3. Reforce a importância de atividade física
Diversas pesquisas apontam que a prática de atividade física ajuda bastante a controlar os sintomas depressivos e também aumenta a energia.
4. Incentive a busca por tratamento
Amigos e familiares devem incentivar que ela busque ajuda de um psiquiatra e psicólogo, para começar o tratamento adequado o quanto antes.
5. Encoraje a socialização
Um dos sintomas da depressão é o isolamento social. É comum que a pessoa não queira sair de casa e ter momentos de lazer.
6. Esteja disposto a escutar
Praticar a escuta ativa é uma forma de se colocar à disposição da pessoa com depressão.
Lembre-se, cada pessoa é única e pode responder de maneira diferente às várias formas de ajuda. O mais importante é estar lá para eles e oferecer seu apoio.
Tratamento
A depressão é tratável, com muitos pacientes vendo melhorias significativas com o tratamento adequado. Isso pode incluir psicoterapia (terapia da fala), medicamentos ou uma combinação dos dois. A escolha do tratamento depende da gravidade da depressão.
A tristeza e a depressão são estados emocionais que podem parecer semelhantes, mas são fundamentalmente diferentes.
Tristeza é um sentimento normal e natural do ser humano. Geralmente, ela é causada por decepções, frustrações ou coisas desagradáveis que acontecem no dia a dia. A tristeza é um sentimento passageiro que diminui com o tempo. Por exemplo, quando você é demitido do trabalho e sente que aquilo foi uma grande injustiça, você está em um momento bem propício de sentir tristeza. Porém o tempo passa, você encontra outro emprego, e aquela dor de antes já não incomoda tanto, até que um dia ela desaparece.
Por outro lado, depressão ou Transtorno Depressivo Maior (o tipo mais comum de depressão) é uma doença psiquiátrica que afeta a qualidade emocional e física das pessoas. O que a difere de uma tristeza é justamente seu tempo de duração e demais sintomas que acompanham essa doença. Em alguns casos, o inicio dos sintomas pode ser mais leve e passar despercebido, porém com o tempo a tendência é que esses sintomas se agravem e comecem a causar prejuízos ao funcionamento normal da pessoa.
Portanto, enquanto a tristeza é uma resposta emocional temporária a eventos negativos na vida de uma pessoa, a depressão é uma condição médica crônica que afeta a saúde mental e física de uma pessoa e requer tratamento médico.
A depressão é uma batalha silenciosa que muitos enfrentam todos os dias. É importante lembrar que a ajuda está disponível e que ninguém precisa enfrentar essa luta sozinho. Se você ou alguém que você conhece está lutando contra a depressão, procure ajuda médica imediatamente.
Por Mirta Lourenço. Médica, professora, cronista e poetisa
*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri