Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Deggia – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

6 de novembro de 2022
Deggia – Por J. Flávio Vieira
PUBLICIDADE

A questão se arrastava, em Matozinho, com aquela morosidade com que pirulito se dissolve em boca de velho. A administração de Sinderval Bandeira, também apelidado de Bandalheira, resolveu, inspirada nas Olimpíadas de Seul, implementar um campeonato de futebol em terras matozenses. O vitorioso teria direito a um troféu comprado, a preço de ouro, na capital e, também a prêmios extras: um balaio de passa-raivas e doze pares de chinelas currulepe. A primeira edição dos jogos contou com cinco times inscritos, todos eles da sede urbana da cidade. O vencedor foi o Clube Elite. Inscreveu-se, também, naquele primeiro ano, o Caçote Futebol Clube, um timezinho do Sítio Impinge de Gato, um lugar pobre e abandonado, já nas fronteira com o distrito de Bertioga. Os times da cidade entraram com um recurso, à época, alardeando um mal disfarçado preconceito. Não tinha sentido aqueles pés rapados da Impinge de Gato virem se misturar com a elite de Matozinho, inclusive os alunos do Ginásio Sinfrônio Arnaud, uma escola particular que tinha os alunos mais metidos caga-gomas da região: os filhos do prefeito; do presidente da Câmara Municipal, Beviláqua Menestrino, também conhecido como Bebé do Caixa 2; os filhos do padre Nicodemos; os rebentos do juiz conhecido por Luiz Tafarel, que diziam pegar mais bola, na função jurídica, que o goleiro da seleção; e muitos outros filhos de remediados da Vila. O certo é que em meio aos protestos, o prefeito resolveu proibir o Caçote de competir, sob a alegação furada de que o Sítio pertencia, verdadeiramente, ao distrito de Bertioga e não à cidade de Matozinho.

O problema é que na edição deste ano dos jogos, o Caçote, entendendo as dificuldades que enfrentaria, fez barulho, movimentou os sítios nos arredores do Impinge de Gato, os vereadores da zona rural, mostrando o preconceito a que estavam submetidos. Sinderval se viu, de repente, num fojo político. Computou os votos e, fácil, descobriu que perdia eleitores mais que o dobro se comparece com os da cidade. Resolveu, então, inscrever o Caçote Futebol Clube na disputa, mesmo a contragosto. As reclamações das outras equipes, principalmente do Elite Futebol Clube, do Ginásio Sinfrônio Arnaud, tranquilizava os filhinhos de papai dizendo que havia outras maneiras de beneficiá-los no torneio.

Sinfrônio esforçou-se, como prometeu, para virar o jogo. Comprou o juiz Esmerindo Bola de Meia, garantindo-lhe uma verbinha extra, pós competição. Calçou os bandeirinhas com promessas de empregos para filhos e apaniguados. Esqueceu-se, apenas, de combinar os resultados com a turma da Impinge de Gato. Os meninos viviam praticamente em concentração, jogando num campinho de várzea, quase que todo dia e o dia todo. Tinha ainda um jogador acima de todas as expectativas regionais, um centroavante desses que dissolvem defesas, rápido, impetuoso, um cabeceador perigoso e com um poderoso chute armado em qualquer um dos pés. Carregava um nome que lembrava o do uruguaio, terror do Brasil na Copa de 50: Deggia. Quando lhe perguntaram se havia algum parentesco, ele aclarava logo a questão. Nada! É que ele, magricelo, não tinha carne na bunda suficiente para encher um pastel e tinham lhe colocado o apelido de Cu de Gia que terminou abreviado socialmente para Deggia.

Aberto o campeonato, o Caçote começou a dizimar todas as equipes contrárias. Sempre com goleadas. Os bandeiras e Bola de Meia até que fizeram sua parte, mas a supremacia era tamanha que não houve jeito. Até porque o Caçote trazia junto uma torcida gigante e fiel que não engolia fácil as tramoias mal disfarçadas da arbitragem. A final do campeonato, com a ajuda imprescindível do juiz, caiu num domingo . Enfrentaram-se o Elite e o Caçote. Foi uma lavada do Caçote. O juiz decidiu suspender o jogo, que já estava em 6 a 0 para o Caçote, sob o pretexto de ia chover e não havia segurança para os jogadores por causa dos raios e trovões de estalo. Estranho porque era mês de outubro em Matozinho onde nunca nem garoou.

No dia seguinte, o Elite, em protesto, fechou com barricadas as ruas de Matozinho dizendo que tinha sido roubado, que se o jogo tivesse continuado teriam virado o placar. Tardezinha, a torcida do Caçote entrou de cidade adentro e o pau cantou. Nesta segunda partida, puxada mais para o boxe e MMA, ganharam outra vez de goleada. À noite, caras inchadas, enquanto lamentavam que na Impinge de Gato estivessem comemorando com cana de cabeça, com a Taça, de currulepes novas e mastigando passa-raivas, os jogadores do Elite ainda escutavam os gritos da TAC – Torcida Organizada Caçoteana, enquanto as partidas corriam soltas sob os dribles frenéticos de Deggia:

— No Cu da Elite, tá, tá tá! No Cu da Elite, tá, tá, tá!

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor. Membro do Instituto Cultural do Cariri (ICC)

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Como assistir à convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo

Como assistir à convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo

Nailde Pinheiro assume governo do Ceará enquanto Izolda Cela viaja para COP 27

Nailde Pinheiro assume governo do Ceará enquanto Izolda Cela viaja para COP 27

Daniela Mercury cola boneco ‘patriota’ na frente de caminhão e ri de bolsonarista

Daniela Mercury cola boneco 'patriota' na frente de caminhão e ri de bolsonarista

Mais Lidas

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

    Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Criminosos usam dados de contribuintes para aplicar golpes em nome da Receita; saiba como se proteger

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat