Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Cultura e cidade: arena da disputa política – Por Alexandre Lucas

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

4 de junho de 2020
Cultura e cidade: arena da disputa política – Por Alexandre Lucas

(Foto: Samuel Pinheiro/Revista Cariri)

PUBLICIDADE

A neutralidade não cabe na política, por conseguinte as discussões e ações no campo das políticas públicas para a cultura e as cidades são resultado de disputas e ocupações de espaços de decisão.

Cultura e cidade são constituídas de particularidades e de uma dialética em que a cultura constrói a cidade e a cidade constrói a cultura, considerando neste processo a correlação de forças políticas, as condições objetivas e a indissociabilidade entre cultura e cidade.

É necessário romper com a viseira que trata a política para a cultura apenas no âmbito da produção artística e a política urbana apenas no âmbito do asfalto e concreto. Faz-se necessário construir outras narrativas que possam considerar a transversalidade da cultura como parte estruturante e de construções de cidades democratizantes.

É preciso redesenhar a cidade com a participação de quem constrói a cidade. A urbanização, a mobilidade urbana e a disposição dos equipamentos públicos não são tarefas únicas e exclusivas das gestões públicas, mas também das pessoas que configuram cotidianamente a paisagem cultural na busca de adequações as suas realidades e sobrevivências.

A cultura e a cidade devem ser pensadas a partir de suas exclusões como forma de criar estruturas e processo de inclusão social, econômica e intelectual.

Os mecanismos de participação social devem ser aprimorados e efetivados como mecanismo de decisão e não mero adorno jurídico. Participação social e poder decisão são essenciais para a constituição de políticas públicas transversais e democráticas. Democráticas no sentido de provocar a acessibilidade, tendo em vista, que a participação social pode ser apenas uma mera formalidade jurídica, sem poder deliberativo, mesmo quando juridicamente se apresentam como instrumentos de participação de caráter decisório. Como é o caso por exemplo de muitos conselhos setoriais.

Os espaços de participação social junto as esferas públicas, devem ser percebidos como espaços de disputa, conflito e de diálogos, quando é possível e conveniente. Entretanto, continuam sendo indispensáveis e necessário os seus aprimoramentos.

Nesta coabitação entre cultura e cidade, a relação centro e periferia deve ser reconstruída de forma a realinhar os fluxos de acesso e trânsito humano, de trocas simbólicas e humanitárias, ou seja, a política pública para a cultura e a cidade pode e deve ser permeada pela defesa dos direitos humanos, a urbanização social, o direito a diversidade estética, artística, literária e tecnológica e o desenvolvimento econômico e social.

Neste premissa, os lugares e os territórios ganham uma nova dinâmica para reordenar políticas públicas integradas e com participação popular. Isso significa pensar as periferias como centros de produção de novas metodologias de participação política, urbanização criativa, social e educativa e de implementação de inovação tecnológica. Precisamos descartar e combater a compreensão aleijada e única de política cultural para as periferias baseada na ofertada das formações em artesanato e de ações de hip hop, precisamos ampliar conceitos e possibilidades de compreensão da realidade, a partir da democratização da diversidade da produção humana nas várias áreas do conhecimento. Esse deve ser o norte para as periferias, ampliar a capacidade de visão social de mundo dos seus sujeitos.

Discutir a cidade, envolve para além de discutir a política urbana, mas requer um esforço coletivo para imergir na geografia e sociologia da urbe e penetrar nas narrativas, desejos e construções que compõe o tecido social marcado pela disputa e criação da cidade.

A política pública para a cultura deve se pautar nesta dimensão mais ampla para furar as bolhas elitizadas e reducionista que isola e inferioriza o papel da cultura como parte estruturante da emancipação humana.

Esse debate compõe a defesa da consolidação do Sistema Nacional de Cultura e do Cultura Viva como partes estruturantes de uma política de estado baseada na dimensão macro e transversal da cultura e o seu atravessamento com a cidade.

O período eleitoral, é um dos espaços para esse debate, mas antes que tudo um momento para a disputa de projetos e derrota das forças políticas conservadoras e reacionárias.

Cultura e cidade é um projeto em disputa! Disputemos!

Por Alexandre Lucas. Pedagogo, integrante do Coletivo Camaradas e presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato/CE

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Isenção na taxa d’água para comunidades rurais reforça cuidados com higiene

Isenção na taxa d’água para comunidades rurais reforça cuidados com higiene

Vítimas de Covid-19 no Ceará morrem cerca de 7 dias após início dos sintomas

Vítimas de Covid-19 no Ceará morrem cerca de 7 dias após início dos sintomas

Covid-19: internações em unidades de saúde do CE duram, em média, uma semana, aponta Sesa

Covid-19: internações em unidades de saúde do CE duram, em média, uma semana, aponta Sesa

Mais Lidas

  • Dívidas no programa Desenrola podem ser negociadas nos Correios

    Governo confirma salário mínimo para 2026; saiba valor

  • Redução de penas que beneficia Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro é aprovada na Câmara

  • União Brasil expulsa Celso Sabino após impasse sobre permanência no Ministério do Turismo

  • Austrália passa a exigir idade mínima de 16 anos para uso de redes sociais

  • Investimento bilionário impulsiona infraestrutura elétrica no Ceará; cidades do Cariri serão contempladas

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat