Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

Construindo áreas de circulação acessíveis numa residência – Por Gabriela Gomes

A estudante de Arquitetura Gabriela Gomes escreve semanalmente neste espaço, sempre às sextas-feiras

23 de agosto de 2019
Construindo áreas de circulação acessíveis numa residência – Por Gabriela Gomes
PUBLICIDADE

Ter de uma casa maravilhosamente aconchegante vai muito além da criação de ambientes espaçosos capazes de reunir toda a família. A circulação que fazemos de forma fácil e livremente por entre os ambientes internos e externos são tão importantes quanto o aproveitamento dos espaços. Chamados de acessos ou áreas de circulação, essas áreas são fundamentais para interligar e tornar acessível todas as áreas funcionais de um lar.

A área de circulação quando ao ar livre interliga o pátio à entrada da residência (conectando interior e exterior) adaptando-se ainda às diferenças de níveis (planos ou montanhosos). Quando no interior da edificação, as áreas de circulação conectam os diversos ambientes, portas, escadas, elevadores e outros elementos.

A conexão de ambientes internos com áreas ao ar livre requer o uso de entradas e saídas acessíveis, generosas e acolhedoras sendo suficientemente largas para a passagem de pessoas com bagagens ou equipamentos, por exemplo. Para entrar a porta deve ser manipulada e destrancada sem muitas complicações pelo usuário, já em casos de emergência, a porta de saída dos locais deve ser executada com o mínimo de esforço possível como um simples empurrão.

Ao pensamos em projetar, devemos estar atentos a inúmeros detalhes dentre os quais o devido tratamento das aberturas em uma edificação. As portas são elementos essenciais e que não devem ser encarados apenas como uma decisão estilística mas também funcional. As maçanetas devem ser confortáveis ao toque e intuitivas de operar mesmo estando com o punho fechado, evitando se possível, modelos que necessitam do movimento de agarrar ou torcer. A distância da maçaneta para a borda da porta também é importante considerar e deve ser suficientemente larga para evitar ferimentos nas mãos.

Quando a edificação encontra-se ainda em fase de construção, optar por aberturas mais largas que permitam uma passagem confortável é uma ótima escolha, pois portas mais largas permitem também corredores (áreas de circulação) mais generosas. A modificação após a obra pronta requer um novo planejamento e o realocamento de possíveis interruptores, pisos e teto que podem ser evitados quando ainda em andamento.

Ambientes espaçosos suficientemente para reunir familiares e amigos permitem a circulação livre e segura e ampliam a linha de visão por entre as áreas (os pais podem verificar de outro ambiente as atividades das crianças). Poucas divisões internas permitem a conectividade das áreas sociais, promovem o desaparecimento de passagens sem saídas, modificam os níveis de ruído, além de abrir diferentes oportunidades para o tratamento de ventilação e iluminação.

Residências que possuem espaços pensando na acessibilidade e funcionalidade fazem uso de dispositivos de mobilidade para promover a segurança dos usuários, dispondo de um tratamento de piso, portas e paredes adequados que visam facilitar os deslocamentos e promover a durabilidade das superfícies. A escolha de pisos robustos e nivelados ou com acabamentos antideslizantes e resistentes à reflexos, evitam com que a pessoa escorregue facilmente. A adoção do uso de lambris ou molduras de rodapés altas ajudam a proteger as parede de serem danificadas pelo uso de aparelhos de assistência (andadores, cadeira de rodas).

Referindo-se às sensações e ao conforto causado ao atravessar uma área de circulação, optar pelo alinhamento de portas em um corredor é uma boa opção para encurtar o caminho entre ambientes.

Para que haja segurança nos deslocamento por entre as áreas de circulação, alguns detalhes podem ser implantados dentre os quais: dispor de diversos pontos elétricos livrando-se da dispersão de cabos pelo piso; evitando a existência de falhas na superfície das paredes assim como texturas e protuberâncias que possam apresentar riscos de queda, lesões e de retenção dos aparelhos que auxiliam os usuários durante o translado; ficar atento com o arranjo da mobília e fixar bem os tapetes ao piso, são também dicas que eliminam riscos e obstruções na passagem.

São nas áreas de circulação que também encontram-se localizados sistemas de alarme, incluindo detecção de incêndio e fumaça e alguns outros dispositivos de segurança. Pensando-se na acessibilidade, planejar esses sistemas de segurança e alarmes de modo que estejam acessíveis para usuários de baixa visão (com sinais sonoros, como sinos e campainhas), e / ou perda auditiva ( com sinais visíveis, como luzes piscando) são medidas essenciais e que devem ser adotadas para casos de emergência. Considerar a implantação de sensores de ocupação para que luminarias se acendam enquanto uma pessoa passa por um corredor podem fazer parte do planejamento.

Garantir um design responsivo é eliminar obstáculos para se locomover. Podemos pensar na residência como um conjunto complexo que abriga diversas funcionalidades e ambientes como os órgãos, e que são interligados por um sistema de circulação como os vasos sanguíneos, no qual todos devem estar conectados de forma harmônica para o bom funcionamento. Quando bem planejada, as áreas de circulação acessíveis facilitam os deslocamentos dos ocupantes por entre os ambientes de forma livre e sem riscos de acidentes.

Inspirado em: PIERCE, Deborah / The Accessible Home, 2012

Por Gabriela Gomes. Apaixonada pela Arquitetura e o Urbanismo. Acredita em uma arquitetura participativa como uma ferramenta capaz de provocar mudanças e promover a inclusão social. Por um Urbanismo sustentável e inteligente. Juazeirense, reside atualmente em San Jose, CA

*Este texto é de inteira responsabilidade da autora e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
Colunistas

Diagnóstico – Por Francinaldo Dias

5 de novembro de 2025
Próximos
Congresso pode mudar saque de FGTS e PIS; e quem já tiver sacado?

Congresso pode mudar saque de FGTS e PIS; e quem já tiver sacado?

Polícia prende jovem desembarcado em Juazeiro com 500 comprimidos psicotrópicos

Polícia prende jovem desembarcado em Juazeiro com 500 comprimidos psicotrópicos

Com o Brasil de fora, G7 negocia ‘medidas concretas’ para a Amazônia

Com o Brasil de fora, G7 negocia 'medidas concretas' para a Amazônia

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat