Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

A violência nas escolas e o enfrentamento necessário – Por Alexandre Lucas

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

13 de abril de 2023
O abismo do sonho – Por J. Flávio Vieira
PUBLICIDADE

O país vivencia uma onda preocupante de violência nas escolas que se integra a uma série de fatores conjunturais. A violência escolar compõe a mesma moeda que referenciou o fascismo e o bolsonarismo aos espaços de poder, não é um fator isolado e de pequena proporção, pelo contrário se alimenta de estruturas ideológicas e econômicas concretas.

Na ascensão das forças conservadoras e reacionárias, de caráter fascista, que vem tendo, crescimento significativo dentro processo eleitoral brasileiro, podemos constatar alguns elementos: Promoção do ódio (ao invés de discurso de ódio), uso indiscriminado de plataformas digitais para espalhar narrativas mentirosas e anticientífica contra a democracia, violência e a naturalização da opressão e da exploração.

Os holofotes da mentira chegam com força e purificados de verdades, basta lembrar da convicção dos que praticaram os atos terroristas no dia 08 de janeiro de 2023 ou ainda das inúmeras imagens de evangélicos fazendo sinal de “arminha”.

Nesta onda, a violência é processual. A exposição dos nossos jovens aos grupos extremistas de direita( institucionalizados ou não) é crescente. A internet é um aglomerado econômico que quer abanar o crime sem ser responsabilizada, as plataformas digitais são grandes veículos de promoção e estruturação da cadeia do ódio e da violência.

Nos últimos anos a venda de armas de fogo aumentou no país. De 2019 a 2022, calcula-se que 1.354.751 novos armamentos entraram em circulação no Brasil, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz e Instituto Igarapé. Esses dados demonstram que o discurso e a prática se alinharam no governo Bolsonaro.

Neste banquete de disseminação de informações espetaculosas e sem de critérios de verdade se aprofundou uma concepção equivocada e conturbada de “notícia” marcada pela distorção do fato, tragédia, violação de direitos, parcialidade, criação de mentiras e de mitos em plena contemporaneidade. A pós-verdade ganha força neste cenário e a narrativa fantasiosa se torna verdade. O encaixotamento da ciência é colocado em questão.

Crime virou sinônimo de liberdade de expressão para os donos das plataformas digitais, grupos variados da direita, incluindo fascistas, nazistas e grupos religiosos que detém boa parte dos meios de comunicação do país e os anônimos que se espalham como cupins através dos seus grupos de “notícias”, em que a tragédia é anunciada como espetáculo e que imagens de pedaços de corpos são oferecidas como notícias.

A escola pública, em especial, está diante de uma sociedade da barbárie, desenhada para a doença da degradação social. Uma metralhadora invisível violenta e atira todos os dias contra crianças, adolescentes e jovens do nosso país. A metralhadora que mata esperança, história, ciência, coletividade e o desejo de mudança precisa ser discutida na escola cotidianamente, como medida processual de construção de uma nova mentalidade de sociedade, mas escola não faz revolução, enquanto o poder econômico continuar antagonicamente dividido.

Diante dessas eclosões de violência escolar, olhares umbilicais deverão apontar questões simplistas de cunho familiar ou psicologizante. O discurso socioemocional poderá tomar conta dos órgãos de educação, aliás vem tomando a cena há algum tempo, dentro da ótica do mercado e tirando o foco da função social da escola que é democratizar de forma contextualizada e integrativa o conhecimento produzido historicamente pela humanidade.

A escola ainda é um espaço conservador e violento, quando reproduz a ideologia daqueles que exploram e oprimem.

É preciso agir, encontrar soluções imediatas para inibir esse vendaval de terror nas escolas, os governos já tomam medidas preventivas e investigativas. O Governo Federal visa tomar medidas contra a fábrica de crimes cibernéticos que é capaz de promover massacres em escolas e eleger fascistas.

Todas essas medidas são indispensáveis, mas devem ser também acompanhadas de um profundo debate com a comunidade escolar sobre essa violência processual e ideológica que vem ocorrendo no seio da sociedade.

É urgente defender medidas de segurança, sem a militarização das escolas, pois esse é um debate que pode ganhar força. Defender a função social da escola numa perspectiva da classe trabalhadora é apontar o caminho de sua emancipação. Esse é o enfrentamento que também se faz necessário para que se compreenda a epidemia de violência nas escolas.

Por Alexandre Lucas. Pedagogo, artista, educador e integrante do Coletivo Camaradas

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Segurança morre em acidente de moto em avenida do Crato

Segurança morre em acidente de moto em avenida do Crato

Trecho da CE-384, que liga Mauriti à Paraíba, tem tráfego liberado após recuperação paliativa; veja outras liberações

Trecho da CE-384, que liga Mauriti à Paraíba, tem tráfego liberado após recuperação paliativa; veja outras liberações

Fazenda nega criação de imposto para pequenas compras online

Fazenda nega criação de imposto para pequenas compras online

Mais Lidas

  • Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

    Elmano anuncia pagamento da segunda parcela do 13º e antecipação da folha de dezembro

  • Seleção Brasileira conhece tabela da fase de grupos da Copa de 2026

  • Acréscimo de 25% pode aumentar aposentadoria do INSS; saiba como solicitar

  • Carro desgovernado atropela duas mulheres e invade casas em Várzea Alegre

  • Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro e Tarcísio em cenários para 2026

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat