Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

A Exposição do Crato faz 81 anos e quem faz a Exposição? – Por Francinaldo Dias

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

16 de julho de 2025
É vento! – Por J. Flávio Vieira

Público prestigia a Expocrato no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti (Foto: Arquivo)

PUBLICIDADE

Você sabia que a Exposição do Crato faz 81 anos? Pois é! Eu sei porque outro dia estava tomando uma cerveja no Bar do amigo Toninho, lá na Big Street, é como outro amigo, o Guilherme Alexandre e Silva chama o Calçadão do Crato. Pois bem, estava eu lá quando chega a biblioteca viva do Crato, para mim, o maior historiador de todos os tempos, o homem que sabe toda arqueologia da cidade. Inclusive, é opinião minha, que se existisse o Nobel de História, esse deveria ser concedido a ele. Estou falando de Huberto Cabral. Tudo bem, tudo bem! Pareço exagerado! Mas também tenho minhas críticas a ele, acho-o um purista em termos de linguagem, pronto. Mas deixemos isso para outra oportunidade. O que quero falar é sobre os 81 anos da Exposição do Crato.

Huberto Cabral me contou, aliás, contou-nos, porque o Ulisses Germano nessa hora estava comigo tomando uma água de coco, em verdade, fez um apanhado histórico, falou sobre uma reunião organizada por uns amigos, liderada por Pedro Felício Cavalcanti, e nessa reunião, os amigos, possivelmente antigos boêmios do século passado, porque o bar foi num desses cafés bar que havia naquela época próximo aonde hoje é o paço municipal, foi lá que foi pronunciada a célebre frase: “Precisamos criar um evento no Crato!” Pronto! Nasceu a Exposição do Crato.

De lá para cá, relatou nosso historiador que, perdoe-me o engano, é que talvez nesse momento em que aquele admirável senhor fez a conta não prestei muita atenção, o evento só não foi realizado nos anos de 1945, fim da segunda guerra mundial, no segundo ano após a primeira, e nos anos 2020 e 2021, recentemente, por causa da trágica pandemia de Covid-19 que assolou o mundo. Então, estamos na 78º edição.

Essa é parte histórica, e confesso, que pouco me interessa, porque do que gosto mesmo na Exposição do Crato, hoje em dia, Expocrato, é do povo que faz a Exposição do Crato: que vive e curte, polemiza e critica, trabalha, menos dos que enricam com ela às custas do povo.

Embora os que vivam a festa estejam espalhados por todo o Brasil, refiro-me especialmente, aos conterrâneos que aqui moram, para estes, pode o mundo acabar, havendo os 8 dias de festa, está bom demais. Eles quase morreram durante a pandemia. Mas essa condição, é uma fase da vida, normalmente entre os 17 e os 25 anos, depois desta idade, o mundo passa a ter importância, já fui destes, mas só durei até os 21.

Os que polemizam a festa, normalmente são bandoleiros partidários dos que usam a festa para se promover, ou os que atacam os que se promovem com ela, enfim, todos querem se promover através dela, é a única festa que tem situação e oposição, logo, qualquer semelhança com a política, ali, não é mera coincidência.

Os que trabalham, esses sim merecem toda nossa reverência, e embora citar nomes nos leve a cometer injustiça, porque acabamos esquecendo alguém, eu corro este risco, e ao citar, é como se estivesse abraçando esses guerreiros e guerreiras que em 10 dias dedicam parte significativa de suas vidas para ganhar o parco dinheiro para seu sustento. Por exemplo, barraqueiros do Espaço popular do “infernim” Zé Vaqueiro, Carlos Romel, Valmir, Silvinha, Junior Espetim, Pedro Carlos e suas famílias que se arregimentam para dar de conta de tudo, porque sai muito caro para todos eles. Erasmo, O Lala e os anônimos vendedores de castanha, amendoins e bombons em meio aquela multidão. Os credenciados catadores de recicláveis latas e garrafas. O pessoal da limpeza e dos banheiros, em especial a Preta Santina, que há quarenta anos está lá na luta. Você já parou um pouco lá no parque para trocar dois dedos de prosas com esse pessoal? Tem ainda a galera artista local, que ano após ano, inventam sempre uma picuinha para excluí-los.

Há o pessoal da cultura no Palco seu Elói, resistência, o Palco sonoro da Urca, os artesãos. Para mim, cronista miúdo, a Exposição do Crato não existe sem esses caracteres, a vida real explode nestes espaços, o Infernim é a própria resistência popular do que era a verdadeira Exposição, enquanto os grandes shows, atendem a uma necessidade imediatista do capitalismo selvagem midiático.

Talvez eu não seja compreendido, ou não entenda de festa, ou ainda seja um saudosista anti progresso. Ou talvez não, e haja quem me entenda e veja como eu vejo porque o que precisamos é enxergar aquilo que verdadeiramente é solene: o povo faz a Exposição há 81 anos!

Por Francinaldo Dias. Professor, cronista, flamenguista, contador de “causos” e poeta

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

Revista Cariri Recomenda

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Inscrições para o Enem 2024 terminam nesta sexta-feira (7)
Colunistas

Diagnóstico – Por Francinaldo Dias

5 de novembro de 2025
Próximos
Êta Mundo Melhor, Dona de Mim e Vale Tudo: veja o resumo das novelas nesta segunda-feira (30)

Êta Mundo Melhor!, Dona de Mim e Vale Tudo: veja o resumo das novelas nesta quarta-feira (16)

Motta e Alcolumbre citam soberania, apoiam Lula e isolam Bolsonaro

Motta e Alcolumbre citam soberania, apoiam Lula e isolam Bolsonaro

Pagamento do Cartão Mais Infância Ceará é liberado para cerca de 100 mil famílias cearenses

Cartão Mais Infância Ceará realiza pagamento de julho e reforça apoio a famílias vulneráveis

Mais Lidas

  • Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

    Congresso aprova LDO de 2026 com calendário obrigatório para pagamento de emendas

  • Mulher foge de cárcere privado após dois anos de tortura em Juazeiro do Norte

  • Dino marca julgamento do caso Marielle na 1ª Turma do STF; veja data

  • Ceará encerra 2025 com maior investimento público nominal da história

  • Alexandre de Moraes integra lista de personalidades mais influentes do mundo, segundo o Financial Times

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat