Anúncio
Hospedagem de sites ilimitada superdomínios
Revista Cariri
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato

Sem Resultado
Ver resultados
  • Início
  • Últimas
  • Regionais
    • Crato
    • Barbalha
    • Juazeiro do Norte
    • Cariri
  • Segurança
  • Brasil
  • Política
    • Análises
  • Saúde
  • Classe A Rádio Hits
  • Rádio Forró das Antigas
  • Contato
Sem Resultado
Ver resultados
Revista Cariri
Sem Resultado
Ver resultados
PUBLICIDADE

A borda e o brilho do pélago – Por J. Flávio Vieira

Colunista escreve semanalmente no Revista Cariri

29 de março de 2020
A borda e o brilho do pélago – Por J. Flávio Vieira
PUBLICIDADE

“De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente não mais que de repente”
(Vinicius de Moraes)

Na beira da praia, o menino encanta-se com a paisagem, aparentemente, fixa aos seus olhos: as ondas que quebram na areia, os coqueiros que balançam no chicote do vento, uma nesga de lua que, úmida, afigura-se como se saindo do banho. A roldana do tempo, no entanto, não cessa de trabalhar. A vida é móvel como as dunas. Nossos olhos de adultos, também, carregam consigo a aparente e enganosa estabilidade das nossas paisagens vitais. O trabalho extenuante, o oásis da casa, só desfrutável nos fins de noite e de semana, a família que se torna um mero objeto de decoração do apartamento, os amigos raros , opacos pela habitualidade. Tudo parece tão firme, magmático, imutável! De repente, o nosso mundo dá um cangapé. A roleta da vida, impulsionada pela mão da morte, faz um giro de cento e oitenta graus.

Hoje, o amor já prescinde de abraços, afetos e afagos e a distância firma-se como prova inequívoca de bem-querença. E a lonjura dos próximos e a proximidade dos distantes, impressa pelo smartphone, rápido, passa a ser uma necessária lei universal. O emprego, o trabalho, os bens mais preciosos do homo labor, perdem o seu valor, e o ócio, até então um dos pecados capitais, soergue-se, num átimo, ao patamar de virtude e generosidade. A casa, que um dia fez-se um mero refúgio para as noites curtas e os fins de semana arrastados, torna-se um palácio. O fast-food de ocasião desaparece do mapa e o fogão volta, novamente, a abrasar-se para os almoços e a comidinha caseira. O azáfama da rua perde seu glamour, ressurge o brilho da preguiçosa, do divã, da rede estendida, diagonalmente, de armador a armador. Acostumados às máscaras invisíveis, nas nossas relações pessoais, subitamente, vemo-nos de faces cobertas, disfarçados e fantasiados para um baile grotesco e tétrico. Os filhos (já havia pais que nem os mais reconheciam), agora são adotados pela família. Antes eram raros turistas em casa, residiam na escola, na aula de inglês, na academia, no hotelzinho, no shopping. Agora é até possível brincar com eles e conversar amenidades e miolo-de-pote ( aquela substância que é o amálgama fundamental das nossas relações humanas). E é até factível vê-los crescerem e se desenvolverem , observando os degradés, os entretons, as modulações de cada uma das estações da sua existência. O marido tem, de ora em diante, o tempo suficiente para certificar-se de como as nuances da beleza mudam com a idade e que o frescor da esposa que o encantou anos atrás, terminou substituído pela lindeza e o cheiro apetitoso do fruto maduro. Alguns casais irão descobrir que já não habitam o mesmo planeta, que se haviam separado há muitos e muitos anos, mas a névoa dos dias e o afã dos minutos e segundos haviam funcionado como uma cortina de fumaça: percebem, mais juntos e próximos, que apenas acompanhavam, displicentemente, o enterro do amor que um dia fizeram arder com vigor e estardalhaço. O vizinho do lado, o padeiro da esquina, o entregador de pizza, o verdureiro de porta em porta, antigamente seres invisíveis e inominados, da noite para o dia, passaram a ter nome, a esboçarem sorrisos, a serem personagens imprescindíveis no grande teatro do viver. Repentinamente, os templos já não são imprescindíveis para a conexão com o divino e o transcendental , já é possível descobrir Deus nas flores do jardim, no pássaro pousado no fio elétrico, nas minúsculas coisas que nos rodeiam. O dinheiro, a riqueza, os bens materiais, antigamente perseguidos numa maratona desesperada, por anos e anos, brusco, parecem ter perdido seu sentido. “Na extrema curva do caminho extremo” não faz muita diferença se envergamos um smoking ou um pijama. A borda do abismo traz consigo suas lições de desprendimento: à beira da cremação, que importa se usamos perfume francês ou Leite de Rosas?

As sombras aterradoras da morte e da peste trazem consigo suas epifanias e revelações. As pedras preciosas que fomos colhendo no caminho, como as de Fernão Dias, eram falsas. O tesouro estava escondido na travessia. Mas ainda é possível inebriar-nos com o brilho ainda que inverossímil e postiço das pretensas esmeraldas que fomos encontrando nas margens da estrada : de repente, não mais que de repente.

Por J. Flávio Vieira, médico e escritor

*Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Revista Cariri

 

Revista Cariri Recomenda

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Os perigos silenciosos de uma noite mal dormida – Por Mirta Lourenço

6 de dezembro de 2025
Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço
Colunistas

Três questões anuladas, uma confiança destruída – Por Mirta Lourenço

22 de novembro de 2025
Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas
Colunistas

Agricultores de estrelas – Por Alexandre Lucas

20 de novembro de 2025
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais inscrições confirmadas no Enem 2025
Colunistas

Segundo dia do Enem: Presença, Foco e Futuro – Por Mirta Lourenço

15 de novembro de 2025
Próximos
Chuvas formam fortes quedas d’água na Cachoeira de Missão Velha

Chuvas formam fortes quedas d'água na Cachoeira de Missão Velha

Comentarista em ascensão, Gabriela Prioli deixa a CNN e alega constrangimento

Comentarista em ascensão, Gabriela Prioli deixa a CNN e alega constrangimento

Contrariando recomendações do MS, Bolsonaro vai às ruas e abraça simpatizantes

Contrariando recomendações do MS, Bolsonaro vai às ruas e abraça simpatizantes

Mais Lidas

  • Por 9 votos a 1, STF rejeita recurso de Bolsonaro e mantém Moraes relator de investigações

    EUA retiram Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

  • Brasil registra primeiro tratamento CAR-T totalmente produzido no país, com resultados robustos contra cânceres avançados

  • Governo devolve mais de R$ 169 milhões a aposentados e pensionistas do Ceará por descontos indevidos no INSS

  • Servidores do Ceará terão segunda parcela do 13º salário antecipada, anuncia Elmano

  • Pedagoga é morta a tiros em frente a escola em Missão Velha; polícia investiga feminicídio

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Sem Resultado
Ver resultados

© Revista Cariri - Desenvolvido por Clik Design.

Controle sua privacidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
WhatsApp chat