Com 44 anos de existência, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) estreia em mais um ranking da Times Higher Education (THE). Trata-se do Young University Rankings, que lista as melhores universidades do mundo com até 50 anos de fundação.
Divulgado nesta quarta-feira (26/06), o ranking avaliou 351 universidades de 60 países da Europa, Austrália, Ásia, América do Norte, América Latina e África.
A Uece estreia como a única representante do Norte, Nordeste e Centro-Oeste no ranking, entre as 10 universidades brasileiras listadas, ocupando o 4º lugar entre as estaduais.
Para o procurador educacional da Uece, Jerffeson Teixeira de Souza, a presença da instituição no ranking representa “mais um reconhecimento internacional da Uece como instituição altamente qualificada e de grande impacto social”.
O Young University Rankings é baseado nos mesmos 13 indicadores de desempenho que o carro-chefe THE World University Rankings, mas as ponderações são recalibradas para refletir o perfil das missões das jovens universidades. Esses indicadores são agrupados em:
Ensino – pesquisa de reputação; proporção pessoal/estudante; taxa de doutorado para bacharel; proporção de doutorados concedidos a acadêmicos; e renda institucional;
Pesquisa – pesquisa de reputação; renda de pesquisa; e produtividade da pesquisa;
Citações – o papel das universidades na disseminação de novos conhecimentos e ideias;
Perspectiva internacional – proporção entre estudantes internacionais e domésticos; relação entre trabalhadores internacionais e domésticos; e colaboração internacional; e
Fomento da indústria – capacidade de realizar parcerias com a indústria por meio de inovações, invenções e consultoria.
Clique aqui para ver o ranking completo.